Pai acompanha filha trans na balada para protegê-la de agressões

O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo inteiro. Segundo um levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB), só em 2016 foram computadas 347 mortes de cidadãos brasileiros transgêneros. Um recorde em comparação com os anos anteriores. Esse número preocupa bastante o sapateiro Arlindo Dias, pais de Jéssyca, uma mulher trans.

A ponto dele acompanhar a filha na balada para que ela não corra o risco de não voltar para casa. A família vive em Jundiaí, no interior de São Paulo.

Jéssyca é a primeira transexual de sua cidade a conquistar o direito de usar o nome social nos documentos pessoais, mesmo sem ter feito a cirurgia de redesignação sexual, ou cirurgia de mudança de sexo. O apoio da família foi fundamental para essa conquista.

O pai de Jessyca começou a acompanhá-la nos bares e baladas depois que a filha sofreu agressões. “Uma vez fui agredida, puxaram meu cabelo e eu levei uma rasteira. Só não apanhei mais porque tinha gente por perto e eles me protegeram. Depois disso meu pai ficou medo e passou a me acompanhar em alguns lugares”, disse ela em entrevista ao G1.

Arlindo conta que, no início, não entedia muito bem o desconforto da filha, de não se sentir legal no corpo de homem, mas aceitou sua escolha – não passou pela cabeça dele, em momento nenhum, se afastar de Jéssyca, mandá-la embora de casa, ou coisas do tipo.

“Até então eu não sabia o que era trans e o que era travesti. No começo eu pensei que ela era uma travesti, e depois que eu entendi psicologicamente que ele era uma mulher”, lembra.

O sapateiro também afirmou que não dá mais importância para os olhares e piadas maldosos que a filha recebe. Ele prefere brincar com a situação, ao invés de dar ouvidos para os comentários alheios. A felicidade de Jéssyca é o que de fato importa, sua única preocupação.

“O amor por ela é muito grande, não tem nem como explicar”, conclui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Alemães usam criatividade para manter distanciamento social

Até final de junho, distância mínima está em vigor em espaços públicos. Instituições de cultura encontraram meios engenhosos para reunir grupos com segurança. Ideias vão de chapéu com boia até orações em estacionamento. Com medidas de …

YouTube exibe mais de 100 filmes de ‘Cannes’ e outros festivais de cinema durante quarentena

Assim como outros eventos do cinema em 2020, o ‘Festival de Cannes’ foi cancelado em função da pandemia do novo coronavírus. Já os festivais de Veneza e Toronto, previstos para setembro, ainda são incertos. Mas, …

Moradores do Catar compram novos celulares para escapar de aplicativo espião anti-Covid

Os aplicativos para smartphones destinados a rastrear pessoas infectadas com o novo coronavírus se tornaram instrumentos de controle das atividades de milhares de cidadãos, principalmente em países não democráticos. É o caso do emirado do Catar, …

Apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês, diz CNI

Levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) diz que apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês diante da crise do coronavírus. O relatório aponta que 45% das empresas podem …

Satélites podem ter problemas com o enfraquecimento do campo magnético da Terra

O campo magnético da Terra protege nosso planeta da radiação solar perigosa, mas ele não é estático. Nos últimos 200 anos ele ficou 9% mais fraco, e esse enfraquecimento pode causar problemas de funcionamento em …

Netflix não está enviando seus filmes para os festivais como costumava fazer

A pandemia de COVID-19 causou complicações em todas as áreas e festivais de todos os tipos tem sofrido intensamente com a impossibilidade de reunir pessoas. O Oscar 2021, um dos maiores festivais de cinema e, certamente, …

Metade da matéria do universo havia sumido, mas foi encontrada

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter finalmente resolvido o “problema dos bárions desaparecidos”. Bárion é uma classificação genérica para um tipo partículas que engloba prótons e nêutrons. Estas partículas, por sua vez, são os blocos …

Máscara elétrica autolimpante que carrega celular deverá custar apenas 1 dólar

Devido à pandemia do coronavírus, diversos especialistas alertam para a, cada vez mais real, possibilidade de usarmos máscaras para sair de casa até, no mínimo, o final do ano. Por isto, diversas empresas estão estendendo …

Bolsonaro bate recorde de rejeição, mostra Datafolha

Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado. O índice de rejeição ao presidente …

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …