Pai acompanha filha trans na balada para protegê-la de agressões

O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo inteiro. Segundo um levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB), só em 2016 foram computadas 347 mortes de cidadãos brasileiros transgêneros. Um recorde em comparação com os anos anteriores. Esse número preocupa bastante o sapateiro Arlindo Dias, pais de Jéssyca, uma mulher trans.

A ponto dele acompanhar a filha na balada para que ela não corra o risco de não voltar para casa. A família vive em Jundiaí, no interior de São Paulo.

Jéssyca é a primeira transexual de sua cidade a conquistar o direito de usar o nome social nos documentos pessoais, mesmo sem ter feito a cirurgia de redesignação sexual, ou cirurgia de mudança de sexo. O apoio da família foi fundamental para essa conquista.

O pai de Jessyca começou a acompanhá-la nos bares e baladas depois que a filha sofreu agressões. “Uma vez fui agredida, puxaram meu cabelo e eu levei uma rasteira. Só não apanhei mais porque tinha gente por perto e eles me protegeram. Depois disso meu pai ficou medo e passou a me acompanhar em alguns lugares”, disse ela em entrevista ao G1.

Arlindo conta que, no início, não entedia muito bem o desconforto da filha, de não se sentir legal no corpo de homem, mas aceitou sua escolha – não passou pela cabeça dele, em momento nenhum, se afastar de Jéssyca, mandá-la embora de casa, ou coisas do tipo.

“Até então eu não sabia o que era trans e o que era travesti. No começo eu pensei que ela era uma travesti, e depois que eu entendi psicologicamente que ele era uma mulher”, lembra.

O sapateiro também afirmou que não dá mais importância para os olhares e piadas maldosos que a filha recebe. Ele prefere brincar com a situação, ao invés de dar ouvidos para os comentários alheios. A felicidade de Jéssyca é o que de fato importa, sua única preocupação.

“O amor por ela é muito grande, não tem nem como explicar”, conclui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …