Asteroide com destino à órbita da Terra é descoberto por estudantes de 14 anos

Duas estudantes indianas de 14 anos, Radhika Lakhani e Vaidehi Vekariya, descobriram um novo asteroide que tem como destino a órbita terrestre.

Segundo informações da Reuters, a descoberta científica foi confirmada por diversos agentes com autoridade no campo da astronomia, como a Colaboração Internacional de Busca Astronômica (IASC) e a própria NASA, além da SPACE India, agência espacial da Índia.

O asteroide, nomeado HLV2514 pelas por Radhika e Vaidehi, ainda vai ser estudado por outras agências internacionais até que seja confirmado oficialmente e nomeado pela comunidade científica de maneira definitiva.

Elas estão no 10th grade, equivalente ao primeiro ano do ensino médio, e fizeram a descoberta após explorarem um software especializado para analisar as imagens do Telescópio de Pesquisa Panorâmica e Sistema Rápido de Resposta (Pan-STARR) no Havaí.

Segundo Aakash Dwivedi, um dos astrônomos e diretores da SPACE India, estudantes indianos ao redor de todo o país foram ensinados a operar o programa de computador e tiveram como lição encontrar objetos que se moviam nas imagens do telescópio. Então, as estudantes informaram a observação e a SPACE India apurou que o objeto ainda não havia sido detectado por especialistas.

“Começamos nosso projeto em Junho e devolvemos à NASA nossos resultados há algumas semanas atrás. Em 23 de julho, a agência espacial dos EUA nos confirmou que identificamos um objeto que está próximo da Terra”, contou Vaidehi Vekariya à CNN.

“Asteroides são um tema levado de maneira muito séria pela NASA. A partir do momento em que ele está se desviando de sua rota, isso se torna uma notícia”, contou Aaakash Dwivedi, à CNN estadunidense.

Vekariya ficou muito triste por não poder comemorar a descoberta com sua amiga, por causa do isolamento social, mas adicionou que a descoberta é parte do quer que para sua vida: “Isso é um sonho. Eu quero ser uma astronauta. É um tema bastante vasto. Não há limite para a pesquisa no espaço, especialmente quando falamos de pesquisas sobre buracos negros.”, completou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …

Planetas semelhantes à Terra parecem ser "protegidos" por gigantes como Júpiter

A organização dos planetas rochosos não é aleatória e, ainda, parece depender de algumas condições iniciais — é o que indica um novo estudo feito por uma equipe internacional de astrônomos e liderado por Martin …

1º parque temático da Nintendo será inaugurado em 2021 com área dedicada a Super Mario

“It’s me, Mario!” O encanador mais famoso do mundo vai trazer seus tubos verdes e aventuras para o mundo real. O Universal Studios do Japão inaugura, em 2021, o Super Nintendo World, o primeiro parque de …

Na TV, Biden volta a mencionar Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu rival democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden, responderam a perguntas do público em canais de televisão concorrentes na noite desta quinta-feira (15/10). Pela segunda vez …