Asteroide com destino à órbita da Terra é descoberto por estudantes de 14 anos

Duas estudantes indianas de 14 anos, Radhika Lakhani e Vaidehi Vekariya, descobriram um novo asteroide que tem como destino a órbita terrestre.

Segundo informações da Reuters, a descoberta científica foi confirmada por diversos agentes com autoridade no campo da astronomia, como a Colaboração Internacional de Busca Astronômica (IASC) e a própria NASA, além da SPACE India, agência espacial da Índia.

O asteroide, nomeado HLV2514 pelas por Radhika e Vaidehi, ainda vai ser estudado por outras agências internacionais até que seja confirmado oficialmente e nomeado pela comunidade científica de maneira definitiva.

Elas estão no 10th grade, equivalente ao primeiro ano do ensino médio, e fizeram a descoberta após explorarem um software especializado para analisar as imagens do Telescópio de Pesquisa Panorâmica e Sistema Rápido de Resposta (Pan-STARR) no Havaí.

Segundo Aakash Dwivedi, um dos astrônomos e diretores da SPACE India, estudantes indianos ao redor de todo o país foram ensinados a operar o programa de computador e tiveram como lição encontrar objetos que se moviam nas imagens do telescópio. Então, as estudantes informaram a observação e a SPACE India apurou que o objeto ainda não havia sido detectado por especialistas.

“Começamos nosso projeto em Junho e devolvemos à NASA nossos resultados há algumas semanas atrás. Em 23 de julho, a agência espacial dos EUA nos confirmou que identificamos um objeto que está próximo da Terra”, contou Vaidehi Vekariya à CNN.

“Asteroides são um tema levado de maneira muito séria pela NASA. A partir do momento em que ele está se desviando de sua rota, isso se torna uma notícia”, contou Aaakash Dwivedi, à CNN estadunidense.

Vekariya ficou muito triste por não poder comemorar a descoberta com sua amiga, por causa do isolamento social, mas adicionou que a descoberta é parte do quer que para sua vida: “Isso é um sonho. Eu quero ser uma astronauta. É um tema bastante vasto. Não há limite para a pesquisa no espaço, especialmente quando falamos de pesquisas sobre buracos negros.”, completou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …