Duas estudantes indianas de 14 anos, Radhika Lakhani e Vaidehi Vekariya, descobriram um novo asteroide que tem como destino a órbita terrestre.
Segundo informações da Reuters, a descoberta científica foi confirmada por diversos agentes com autoridade no campo da astronomia, como a Colaboração Internacional de Busca Astronômica (IASC) e a própria NASA, além da SPACE India, agência espacial da Índia.
O asteroide, nomeado HLV2514 pelas por Radhika e Vaidehi, ainda vai ser estudado por outras agências internacionais até que seja confirmado oficialmente e nomeado pela comunidade científica de maneira definitiva.
Elas estão no 10th grade, equivalente ao primeiro ano do ensino médio, e fizeram a descoberta após explorarem um software especializado para analisar as imagens do Telescópio de Pesquisa Panorâmica e Sistema Rápido de Resposta (Pan-STARR) no Havaí.
Segundo Aakash Dwivedi, um dos astrônomos e diretores da SPACE India, estudantes indianos ao redor de todo o país foram ensinados a operar o programa de computador e tiveram como lição encontrar objetos que se moviam nas imagens do telescópio. Então, as estudantes informaram a observação e a SPACE India apurou que o objeto ainda não havia sido detectado por especialistas.
“Começamos nosso projeto em Junho e devolvemos à NASA nossos resultados há algumas semanas atrás. Em 23 de julho, a agência espacial dos EUA nos confirmou que identificamos um objeto que está próximo da Terra”, contou Vaidehi Vekariya à CNN.
“Asteroides são um tema levado de maneira muito séria pela NASA. A partir do momento em que ele está se desviando de sua rota, isso se torna uma notícia”, contou Aaakash Dwivedi, à CNN estadunidense.
Vekariya ficou muito triste por não poder comemorar a descoberta com sua amiga, por causa do isolamento social, mas adicionou que a descoberta é parte do quer que para sua vida: “Isso é um sonho. Eu quero ser uma astronauta. É um tema bastante vasto. Não há limite para a pesquisa no espaço, especialmente quando falamos de pesquisas sobre buracos negros.”, completou.
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