Pai do premiê britânico Boris Johnson diz que vai pedir passaporte francês

Chatham House / Wikimedia

Boris Johnson, o novo primeiro-ministro britânico

O pai do primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse nessa quinta-feira (31) que deseja pedir a nacionalidade francesa. A declaração foi feita na véspera da saída definitiva do Reino Unido do mercado comum e da união aduaneira da União Europeia (UE), etapa principal do Brexit.

Com a saída do Reino Unido da União Europeia, muitos europeus que vivem nas terras da rainha correram para pedir um passaporte britânico. Da mesma forma, alguns súditos de Elizabeth II que moram no bloco europeu ou que têm alguma ligação familiar com os 27 países da UE entraram com o mesmo processo para tornar suas vidas mais fáceis do ponto de vista administrativo. E isso inclui, ironicamente, a família de Boris Johnson, premiê que concretizou o Brexit.

Stanley Johnson, que tem ascendência francesa, disse que sua decisão tem como objetivo “manter um elo” com a União Europeia. “Se entendo bem, eu sou francês. Minha mãe nasceu na França, a mãe dela era francesa e o avô dela também”, disse o pai do premiê durante uma entrevista, em francês, à emissora de rádio RTL. “Para mim, trata-se de pedir algo que já tenho, e estou muito contente”, completou, aos risos, ao explicar o projeto de pedir um passaporte francês.

Stanley Johnson foi um dos primeiros funcionários britânicos em Bruxelas, como membro do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia. Contrário ao Brexit no início do processo, ele mudou de opinião em 2017 e passou a apoiar o divórcio.

Eu serei sempre europeu, isso é uma certeza. Não se pode simplesmente dizer aos ingleses: vocês não são europeus! A Europa sempre foi muito mais do que o mercado comum, muito mais que a União Europeia”, insistiu o pai do premiê britânico. “Apesar disso, é importante manter um elo com a União Europeia”, ponderou, em alusão ao pedido da nacionalidade francesa.

Stanley Johnson não é o único membro da família a tentar manter um acesso facilitado no bloco europeu. Sua filha, Rachel, já havia dito que iria pedir a nacionalidade francesa quando o Reino Unido saísse da UE.

Após meio século de integração europeia e quatro anos e meio de uma verdadeira novela plena de reviravoltas, o Reino Unido viveu nessa quinta-feira suas últimas horas seguindo o ritmo das regras europeias. Mesmo se o divórcio já foi oficializado em 31 de janeiro, o país beneficiou de um período de transição. Mas a partir de meia-noite do 1° de janeiro pelo horário de Bruxelas, o Brexit se tornou uma realidade.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …