Novo premiê britânico Boris Johnson quer Brexit em outubro “custe o que custar”

BackBoris2012 / Flickr

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson

Boris Johnson prometeu negociar um “novo e melhor” acordo para o Brexit e insistiu na data de 31 de outubro, “sem ‘ses’ nem ‘mas'”. Um dia após ser eleito líder do Partido Conservador, o ex-chefe da diplomacia foi nomeado oficialmente chefe do governo pela Rainha Elizabeth II.

“As pessoas que apostam contra o Reino Unido vão perder”, acrescentou o novo primeiro-ministro, durante discurso em Downing Street nesta quarta-feira (24).

O Reino Unido deixará a União Europeia em 31 de outubro, “ponto”, disse nesta quarta-feira (24) Boris Johnson em seu primeiro discurso como o novo chefe do governo britânico.

O líder conservador disse ainda que obteria “um novo acordo, um acordo melhor” com o bloco europeu, que exclui a renegociação do tratado negociado por Theresa May. “Vamos manter as repetidas promessas do Parlamento para o povo e deixar a UE em 31 de outubro”, insistiu Johnson.

“Pessimismo”

Ele reiterou que, se isso acontecesse às custas de uma saída sem acordo, seu país estaria pronto, denunciando o “pessimismo” dos anti-Brexit, que temem as conseqüências econômicas de uma ruptura repentina após 46 anos de união.

Três anos após o referendo em junho de 2016, quando 52% dos britânicos votaram pelo Brexit, “os cidadãos estão cansados ​​de esperar”, martelou Boris Johnson, “é hora de agir”.

A “prioridade imediata” de Boris Johnson será efetivar o Brexit, enfatizou Theresa May tem seu último discurso, desejando “boa sorte” ao seu sucessor, a quem ela deixa um país ainda profundamente dividido.

Johnson deve agora revelar a composição de seu governo. Haverá mais mulheres e mais representantes de minorias étnicas, segundo a imprensa britânica. O novo premiê já nomeou Dominic Cummings, o polêmico diretor da campanha oficial do Brexit no referendo de junho de 2016, como seu conselheiro, disse uma fonte próxima à sua equipe.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Japão pretende desenvolver tecnologia ultrarrápida 6G até 2030

O governo japonês elaborará uma estratégia abrangente sobre as futuras redes de comunicação sem fio ultrarrápidas 6G e montou um painel para discutir o assunto, declarou ministra japonesa do Interior e Comunicações. O anúncio foi feito …

Tesla atinge valor de mercado de US$ 100 bi — e Musk receberá um grande bônus

A Tesla é uma das companhias mais promissoras do mundo, mas ainda gera dúvidas entre os investidores, devido aos problemas para atingir as metas de produção e polêmicos acidentes envolvendo seus veículos — além de …

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …