Novo premiê britânico Boris Johnson quer Brexit em outubro “custe o que custar”

BackBoris2012 / Flickr

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson

Boris Johnson prometeu negociar um “novo e melhor” acordo para o Brexit e insistiu na data de 31 de outubro, “sem ‘ses’ nem ‘mas'”. Um dia após ser eleito líder do Partido Conservador, o ex-chefe da diplomacia foi nomeado oficialmente chefe do governo pela Rainha Elizabeth II.

“As pessoas que apostam contra o Reino Unido vão perder”, acrescentou o novo primeiro-ministro, durante discurso em Downing Street nesta quarta-feira (24).

O Reino Unido deixará a União Europeia em 31 de outubro, “ponto”, disse nesta quarta-feira (24) Boris Johnson em seu primeiro discurso como o novo chefe do governo britânico.

O líder conservador disse ainda que obteria “um novo acordo, um acordo melhor” com o bloco europeu, que exclui a renegociação do tratado negociado por Theresa May. “Vamos manter as repetidas promessas do Parlamento para o povo e deixar a UE em 31 de outubro”, insistiu Johnson.

“Pessimismo”

Ele reiterou que, se isso acontecesse às custas de uma saída sem acordo, seu país estaria pronto, denunciando o “pessimismo” dos anti-Brexit, que temem as conseqüências econômicas de uma ruptura repentina após 46 anos de união.

Três anos após o referendo em junho de 2016, quando 52% dos britânicos votaram pelo Brexit, “os cidadãos estão cansados ​​de esperar”, martelou Boris Johnson, “é hora de agir”.

A “prioridade imediata” de Boris Johnson será efetivar o Brexit, enfatizou Theresa May tem seu último discurso, desejando “boa sorte” ao seu sucessor, a quem ela deixa um país ainda profundamente dividido.

Johnson deve agora revelar a composição de seu governo. Haverá mais mulheres e mais representantes de minorias étnicas, segundo a imprensa britânica. O novo premiê já nomeou Dominic Cummings, o polêmico diretor da campanha oficial do Brexit no referendo de junho de 2016, como seu conselheiro, disse uma fonte próxima à sua equipe.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ataque com faca deixa três mortos em Nice, na França

Mulher é decapitada dentro de igreja e mais duas pessoas são mortas com golpes de faca. Segundo prefeito, agressor teria repetido "Allah Akbar". Atentado ocorre em meio a tensões devido a caricaturas do profeta Maomé. Ao …

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …

É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores. Pessoas se recuperando do COVID-19 podem …

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …