Reino Unido: Boris Johnson quer forçar Brexit

Chatham House / Wikimedia

Boris Johnson, o novo primeiro-ministro britânico

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson pediu à Rainha Isabel II que suspenda o Parlamento, semanas antes da data prevista para o “Brexit”. O pedido foi aceito pela Rainha.

O “Brexit” deverá ser efectivo a 31 de Outubro, data que foi fixada como prazo limite para a saída do Reino Unido da União Europeia.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson já garantiu várias vezes que a 31 de Outubro o Reino Unido sairá de qualquer maneira da União Europeia, quer com ou sem acordo. Aliás o primeiro-ministro nunca se mostrou preocupado com uma saída sem acordo.

A suspensão do Parlamento poderá ajudar a saída sem acordo. Dado o impasse parlamentar sobre o acordo assinado pela antiga primeira-ministra Theresa May com a União Europeia para a saída do Reino Unido, a suspensão do Parlamento permitiria prosseguir com o “Brexit” sem o risco de os deputados travarem o processo. Este passo, se é efectivo, seria controverso, por escapar à aprovação do Parlamento.

De notar que apenas a Rainha Isabel II pode suspender o Parlamento, seguindo por convenção o pedido do primeiro-ministro, isto sem a aprovação dos deputados. A Rainha Isabel II aceitou o pedido.

Recorde-se que os deputados regressam ao trabalho, após as férias, e ainda se vão reunir a 4 e 5 de Setembro. A suspensão vai acontecer a 9 de Setembro. Uma suspensão que será levantada a 14 de Outubro pela Rainha Isabel II. Isto significa que vai haver muito pouco tempo para uma qualquer contestação visto que o “Brexit” deve acontecer em teoria a 31 de Outubro.

Numa carta enviada aos membros do Parlamento, o primeiro-ministro Boris Johnson confirmou que se reuniu esta manhã com a Rainha: “Esta manhã falei com Nossa Majestade, a Rainha, para pedir o fim da atual sessão parlamentar na segunda semana de setembro, antes de começar uma nova sessão parlamentar com um discurso da Rainha a 14 de Outubro”, pode ler-se no documento. Pedido entretanto aprovado pela Rainha.

A primeira má notícia para o Reino Unido com o anúncio de Boris Johnson é que a libra esterlina caiu 1% e atingiu os 1,217 dólares. Segundo os especialistas, se o Parlamento for efectivamente suspenso a queda poderá ser ainda mais acentuada para a libra esterlina.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …

Misteriosa minilua vai entrar na órbita da Terra em outubro e ficará por meio ano

Corpo celeste tem uma velocidade muito baixa, o que é atípico para asteroides. Cientistas suspeitam que a minilua afinal seja lixo espacial do século passado. Astrônomos descobriram o corpo celeste 2020 SO, que está em uma …

Na ONU, Bolsonaro diz ser vítima de campanha de desinformação

Presidente defende política ambiental do governo e afirma que Amazônia e Pantanal sofrem campanha de desinformação internacional. Ele também elogia sua gestão da epidemia de covid-19, que já matou 137 mil. No discurso de abertura da …

CDC faz alerta sobre transmissão da COVID-19 através do ar, mas volta atrás

Não é segredo que pesquisadores ainda buscam consenso sobre a ação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no organismo humano. Nesse cenário, até o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos gerou polêmica nesta …

Argentina estende por mais três semanas quarentena mais prolongada do mundo

A quarentena argentina vai continuar até, pelo menos, dia 11 de outubro, totalizando 205 dias. No interior do país, haverá um endurecimento das medidas de restrição. Metade da população rejeita a rigidez das medidas …

Angola fecha mais quatro templos da Igreja Universal no país

A Justiça de Angola fechou no fim de semana passado mais quatro templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no país, no âmbito de investigações por associação criminosa, lavagem de dinheiro e fraude fiscal. "Por despacho …

Estão são as atividades mais e menos arriscadas para espalhar Covid-19

Quando falamos em pegar Covid-19 cada atividade traz um risco diferente. É o que nos mostra esse admirável infográfico (que traduzimos a seguir) recentemente compartilhando pelo Twitter do Information is Beautiful (Informação é linda, em …