O papa Francisco enviou ao Peru uma doação de US$ 100 mil “como expressão de seu carinho e proximidade com os afetados” pelas chuvas e inundações que causaram, até o momento, 84 mortes e mais de 111 mil atingidos, informou nesta sexta-feira a Conferência Episcopal Peruana (CEP).
De acordo com um comunicado da CEP, a doação foi remitida do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral para ser distribuída por intermédio da Caritas do Peru.
“Com este gesto significativo de preocupação paternal, o papa Francisco acompanha a dor de milhares de irmãos que sofrem em consequência dos embates da natureza”, acrescentou a CEP.
A Conferência Episcopal Peruana agradeceu ao papa “em nome de todos os peruanos e especialmente dos atingidos por sua oração e por seu gesto de proximidade efetiva para com aqueles que sofrem e necessitam de solidariedade”.
O papa manifestou no último domingo sua “proximidade” com a “querida” população do Peru durante a oração do Angelus na Praça de São Pedro, no Vaticano.
“Quero transmitir minha proximidade à querida população do Peru, duramente atingida por inundações devastadoras. Rezo pelas vítimas e para os que se esforçam para oferecer socorro”, disse o pontífice na Praça de São Pedro.
O Peru enfrenta uma emergência climática causada pelo fenômeno do “El Niño litorâneo”, que se manifesta quando o aquecimento das águas do Oceano Pacífico gera intensas chuvas e deslizamentos em toda a costa do país, principalmente no norte e no centro, inclusive na capital Lima.
As inundações registradas desde dezembro deixaram até o momento 84 mortos, 111.098 desabrigados e 666.534 atingidos, segundo o relatório oficial mais recente publicado pelo Centro de Operações de Emergências Nacional (COEN).
// EFE