Um documentário exibido num canal de televisão italiano está alarmando católicos e não católicos por todo o mundo. Isto porque recupera as declarações do Papa Francisco que disse ter a “sensação” de que vai ficar por “pouco tempo” no lugar de Sumo Pontífice.
“Papa Francesco: come Dio comanda” (“Papa Francisco: como Deus ordena”) é o título do documentário que foi exibido, neste domingo, na Itália, pelo canal Sky Atlantic.
Feito no âmbito dos 80 anos do Papa, que se completam a 17 de Dezembro, o filme em torno de Francisco recupera uma declaração que ele fez no ano passado, numa entrevista ao canal de televisão mexicano Televisa, onde disse ter “a sensação” de que só ficaria “quatro ou cinco anos” como Papa.
“Tenho a sensação de que o Senhor me pôs aqui por pouco tempo”, disse Francisco.
A recuperação destas palavras, assinalada por diversos órgãos de informação, está alarmando católicos de todo o mundo, e não só, já que em Março de 2017 se completarão quatro anos do Pontificado do Papa Francisco.
No documentário de Diana Ligorio e de Salvatore Mazza, dirigido pela batuta do Padre jesuíta Antonio Spadaro, diretor da revista Civilità Cattolica, mostra-se um lado mais pessoal do Papa com recurso a imagens amadoras, registradas através de celulares, e reúnem-se declarações feitas por Francisco.
O Papa revela, por exemplo, como lhe custou a mudança de hábitos quando foi para o Vaticano e fala do desejo de “poder sair um dia, sem que ninguém [o] reconhecesse, e poder entrar numa pizzaria para comer uma pizza”.
Francisco também diz que a Igreja precisa de uma reforma, por estar agarrada demais a velhas tradições, e se queixa do protocolo apertado do Vaticano.
“Tenho milhares de problemas com o protocolo cerimonial, mas tenho que o respeitar. Sabe a diferença entre terrorismo e protocolo cerimonial? Podemos negociar com o terrorismo“, brinca o Papa numa declaração que está sendo criticada por alguns, especialmente por insinuar que se pode negociar com terroristas.
// ZAP
Ele é humano, no melhor sentido da palavra. Natural que sinta vontades de pessoas comuns. Mas com papado curto ou não, está sacudindo a poeira do catolicismo. Deus o abbençoe !