Paris tem queda do número de habitantes pelo quarto ano consecutivo

Hostelworld.com

Torre Eiffel, Paris (França)

Pelo quarto ano consecutivo, Paris registra queda em sua composição demográfica. A capital francesa terá exatamente 2.175.601 habitantes em 1º de janeiro de 2021, segundo projeções do Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos (Insee).

Nos últimos doze meses, Paris perdeu 11.925 habitantes, informa nesta quarta-feira (30) o jornal Le Parisien, fazendo uma análise das causas desse declínio.

Em cinco anos, a capital francesa perdeu mais de 54.000 moradores. Esta erosão regular do número de parisienses é ainda mais notável quando se leva em conta que a periferia não para de crescer, enquanto a Cidade Luz perde habitantes.

Paris só consegue “salvar os móveis”, escreve o Le Parisien, graças ao perfil relativamente jovem de sua população. O total de nascimentos supera o de mortes em 0,7% na capital, acima da média nacional que se situa em 0,3%. Apesar desse resultado ligeiramente positivo, a taxa de natalidade em Paris declina continuamente há 30 anos.

O preço elevado dos imóveis é uma das principais causas dessa diminuição demográfica. Com o preço do metro quadrado superior a € 10 mil em Paris, cerca de R$ 62 mil, os apartamentos de três e quatro dormitórios estão fora do alcance da maioria das famílias.

O estudo do Insee mostra, por outro lado, que nem todos os bairros da capital sofrem a mesma inflação de preços. Três bairros de Paris (os de número 4, 9 e 20) tiveram um leve aumento da população nos últimos cinco anos, enquanto o 7° distrito da capital, um dos mais chiques e caros da cidade, perdeu quase 11% de seus habitantes em meia década.

A prefeitura de Paris considera que não basta agir apenas contra a especulação de preços. Apesar de Paris ser considerada uma espécie de cidade-museu pelos esforços para preservar seu patrimônio arquitetônico, com prédios conservados desde a Idade Média, é preciso criar novas moradias.

A prefeitura planeja construir 10 mil novos apartamentos por ano, nos próximos sete anos, metade dos quais serão destinados ao programa de habitação social, com aluguéis subvencionados e proporcionais ao poder aquisitivo das famílias.

De acordo com um outro estudo do Insee, realizado em 2017, o declínio na demografia parisiense poderá se prolongar até 2025. A inversão dessa tendência só deverá ocorrer a partir dessa data. Mas, para que Paris volte a ter a população de 2,23 milhões de habitantes que possuía em 2013, será necessário esperar até 2050.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …