Paris tem queda do número de habitantes pelo quarto ano consecutivo

Hostelworld.com

Torre Eiffel, Paris (França)

Pelo quarto ano consecutivo, Paris registra queda em sua composição demográfica. A capital francesa terá exatamente 2.175.601 habitantes em 1º de janeiro de 2021, segundo projeções do Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos (Insee).

Nos últimos doze meses, Paris perdeu 11.925 habitantes, informa nesta quarta-feira (30) o jornal Le Parisien, fazendo uma análise das causas desse declínio.

Em cinco anos, a capital francesa perdeu mais de 54.000 moradores. Esta erosão regular do número de parisienses é ainda mais notável quando se leva em conta que a periferia não para de crescer, enquanto a Cidade Luz perde habitantes.

Paris só consegue “salvar os móveis”, escreve o Le Parisien, graças ao perfil relativamente jovem de sua população. O total de nascimentos supera o de mortes em 0,7% na capital, acima da média nacional que se situa em 0,3%. Apesar desse resultado ligeiramente positivo, a taxa de natalidade em Paris declina continuamente há 30 anos.

O preço elevado dos imóveis é uma das principais causas dessa diminuição demográfica. Com o preço do metro quadrado superior a € 10 mil em Paris, cerca de R$ 62 mil, os apartamentos de três e quatro dormitórios estão fora do alcance da maioria das famílias.

O estudo do Insee mostra, por outro lado, que nem todos os bairros da capital sofrem a mesma inflação de preços. Três bairros de Paris (os de número 4, 9 e 20) tiveram um leve aumento da população nos últimos cinco anos, enquanto o 7° distrito da capital, um dos mais chiques e caros da cidade, perdeu quase 11% de seus habitantes em meia década.

A prefeitura de Paris considera que não basta agir apenas contra a especulação de preços. Apesar de Paris ser considerada uma espécie de cidade-museu pelos esforços para preservar seu patrimônio arquitetônico, com prédios conservados desde a Idade Média, é preciso criar novas moradias.

A prefeitura planeja construir 10 mil novos apartamentos por ano, nos próximos sete anos, metade dos quais serão destinados ao programa de habitação social, com aluguéis subvencionados e proporcionais ao poder aquisitivo das famílias.

De acordo com um outro estudo do Insee, realizado em 2017, o declínio na demografia parisiense poderá se prolongar até 2025. A inversão dessa tendência só deverá ocorrer a partir dessa data. Mas, para que Paris volte a ter a população de 2,23 milhões de habitantes que possuía em 2013, será necessário esperar até 2050.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …