A exibição de filmes projetados a partir da energia gerada através de bicicletas pedaladas pelo público é a principal atração do Cine Pedal Brasil, evento cuja segunda edição chegará a Bahia nos dias 18, 19 e 20 de maio, nas cidades de Ourolândia, Várzea Nova e Morro do Chapéu.
A atração teve início no Rio de Janeiro em 2016, e passou por Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia.
Para participar pedalando e gerando energia, os interessados devem se inscrever no local, no estande de credenciamento de voluntários ou através do site do evento. Para animar o público, além da exibição dos filmes e dos diálogos com especialistas, o Cine Pedal Brasil conta com um baile musical ao ar livre.
O Circuito é um programa para toda a família e uma opção de lazer para quem vai de bicicleta ou não.
O Cine Pedal Brasil transcende o entretenimento e promove uma experiência única de coletividade. Idealizado pela produtora Inffinito e apresentado pela Rio Energy, o festival circulou em sua primeira edição por várias capitais brasileiras com uma proposta de inovação aliada à tecnologia.
A iniciativa une a inovação à promoção da cultura, além do estímulo à saúde e ao esporte em um só projeto.
“Estamos a um passo de vivenciar mais uma inovação no cinema. Acreditamos na utilização do audiovisual como ferramenta de transformação e conscientização. Por meio dessa tecnologia inovadora, queremos difundir o conhecimento sobre as energias renováveis”, explica Adriana L. Dutra, diretora do evento.
“A proposta de uma mostra de filmes onde toda a energia utilizada é gerada a partir de bicicletas é inédita. O conceito do projeto abre caminho para novas formas de pensar a produção e geração de energia limpa”, acrescenta.
A Inffinito, que trabalha há 22 anos com o setor audiovisual no Brasil e exterior lançou em 2016 o Cine Pedal Brasil, um braço de atuação que utiliza o audiovisual como fomento e promoção de ações em prol do meio ambiente.
“A proposta do evento é chamar a atenção, por meio de uma ação criativa, para as questões ambientais e como ideias inovadoras podem afetar diretamente a vida do cidadão. Queremos propor o pensamento e uma nova maneira de enxergar a vida”, conclui Adriana.
Como funciona
A infraestrutura do Cine Pedal Brasil conta com 10 bicicletas fixas e 10 bases onde o público poderá encaixar suas próprias bikes, de qualquer modelo, desde infantis até adultos. O festival também disponibiliza um pedal manual que pode ser utilizado por cadeirantes, crianças e idosos.
Ao serem pedaladas, as bicicletas produzirão a energia motriz (energia mecânica gerada por meio de movimentos contínuos), que será recebida por um equipamento condensador responsável por alinhar toda a energia gerada e que, em seguida, a redistribuirá para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação utilizados no evento.
Os participantes precisam gerar no mínimo 1300 watts para o cine funcionar. No local haverá um sinalizador exibindo em tempo real quantos watts estão sendo gerados. A energia produzida pelos participantes voluntários também poderá ser utilizada no carregamento de dispositivos eletrônicos do público presente.
Além da exibição dos filmes, o Cine Pedal Brasil promove diálogos com o público sobre temas como: “inovação em geração de energia” e “meio ambiente e sustentabilidade x educação”.
// EcoD