Chernobyl abrigará o maior parque de energia solar do mundo

activsolar / Flickr

Parque solar de Mityaevo, na Crimeia

Parque solar de Mityaevo, na Crimeia

Um dos maiores desastres nucleares do mundo está prestes a se tornar um marco na produção de energia sustentável.

Em 1986 o mundo sofreu sua maior tragédia nuclear da história, o famoso acidente de Chernobyl, na cidade de Pripyat, na Ucrânia. Mais de 300 mil pessoas evacuaram a área e até hoje o local ainda é um deserto de escombros e tudo o mais que precisou ser deixado para trás às pressas.

Os danos estão sendo sentidos até hoje e são incalculáveis. As terras, por exemplo, ainda permaneceram contaminadas e assim continuarão por séculos, tornando-as impróprias para a agricultura.

Os animais, após 30 anos do desastre, estão, aos poucos, começando a repovoar a região e os arredores, embora sejam totalmente proibidos de serem consumidos por conta de seu índice de radiação. Por conta disso, há muito se procura uma saída para a área e parece que finalmente ela foi encontrada.

Ao menos é isto que pensa um grupo formado por cientistas, investidores e empresários chineses e alemães que, segundo a Bloomberg, querem transformar o local no maior parque de captação de energia solar do planeta.

Segundo o projeto a capacidade do parque será de 2 gigawatts de energia. Parece pouco se compararmos à Hidrelétrica brasileira de Itaipu, maior geradora de energia do mundo com seus 14 GW. Porém, 2 GW é a mesma quantia gerada por dois reatores nucleares.

E claro que não podemos pensar somente em números de watts gerados quando pensamos em produção de energia, mas sim em todos os benefícios que cercam a energia solar, como, por exemplo, o fato de ser energia limpa e que não agride a natureza – como as gigantescas áreas alagadas de uma hidrelétrica que matam todo um ecossistema.

Mais ainda, é necessário considerar os riscos inexistentes de um novo desastre nuclear como o que, mesmo com todo o aumento na segurança após Chernobyl, aconteceu em Fukoshima, no Japão, em 2011.

Além disso, outros 2 pontos interessantes da energia solar chamam a atenção.

O primeiro deles é que, após o investimento inicial, a energia solar tem apenas custo de manutenção – a fonte de energia é inesgotável e garantida para o resto de nossas vidas.

O segundo é que com os aluguéis da área onde serão instalados os painéis, a Ucrânia, um dos países do Leste Europeu que mais foi devastado pela guerra nos últimos anos, terá um reforço na economia e forma de levantar os índices de desenvolvimento da região.

Duas companhias chinesas sozinhas, a GCL System Integration Technology Co Ltd. e a China National Complete Engineering Corp, planejam injetar 1 bilhão de dólares no projeto. Nada mal, para um pequeno país que segue dependente das vontades da vizinha Rússia.

Para terminar, um ponto mais emblemático do que palpável: pode ser o primeiro grande passo para que a energia solar seja assumida como a fonte de energia do futuro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …

Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincasse de lados opostos do muro da fronteira EUA-México? O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres. O arquiteto norte-americano …