Chernobyl abrigará o maior parque de energia solar do mundo

activsolar / Flickr

Parque solar de Mityaevo, na Crimeia

Parque solar de Mityaevo, na Crimeia

Um dos maiores desastres nucleares do mundo está prestes a se tornar um marco na produção de energia sustentável.

Em 1986 o mundo sofreu sua maior tragédia nuclear da história, o famoso acidente de Chernobyl, na cidade de Pripyat, na Ucrânia. Mais de 300 mil pessoas evacuaram a área e até hoje o local ainda é um deserto de escombros e tudo o mais que precisou ser deixado para trás às pressas.

Os danos estão sendo sentidos até hoje e são incalculáveis. As terras, por exemplo, ainda permaneceram contaminadas e assim continuarão por séculos, tornando-as impróprias para a agricultura.

Os animais, após 30 anos do desastre, estão, aos poucos, começando a repovoar a região e os arredores, embora sejam totalmente proibidos de serem consumidos por conta de seu índice de radiação. Por conta disso, há muito se procura uma saída para a área e parece que finalmente ela foi encontrada.

Ao menos é isto que pensa um grupo formado por cientistas, investidores e empresários chineses e alemães que, segundo a Bloomberg, querem transformar o local no maior parque de captação de energia solar do planeta.

Segundo o projeto a capacidade do parque será de 2 gigawatts de energia. Parece pouco se compararmos à Hidrelétrica brasileira de Itaipu, maior geradora de energia do mundo com seus 14 GW. Porém, 2 GW é a mesma quantia gerada por dois reatores nucleares.

E claro que não podemos pensar somente em números de watts gerados quando pensamos em produção de energia, mas sim em todos os benefícios que cercam a energia solar, como, por exemplo, o fato de ser energia limpa e que não agride a natureza – como as gigantescas áreas alagadas de uma hidrelétrica que matam todo um ecossistema.

Mais ainda, é necessário considerar os riscos inexistentes de um novo desastre nuclear como o que, mesmo com todo o aumento na segurança após Chernobyl, aconteceu em Fukoshima, no Japão, em 2011.

Além disso, outros 2 pontos interessantes da energia solar chamam a atenção.

O primeiro deles é que, após o investimento inicial, a energia solar tem apenas custo de manutenção – a fonte de energia é inesgotável e garantida para o resto de nossas vidas.

O segundo é que com os aluguéis da área onde serão instalados os painéis, a Ucrânia, um dos países do Leste Europeu que mais foi devastado pela guerra nos últimos anos, terá um reforço na economia e forma de levantar os índices de desenvolvimento da região.

Duas companhias chinesas sozinhas, a GCL System Integration Technology Co Ltd. e a China National Complete Engineering Corp, planejam injetar 1 bilhão de dólares no projeto. Nada mal, para um pequeno país que segue dependente das vontades da vizinha Rússia.

Para terminar, um ponto mais emblemático do que palpável: pode ser o primeiro grande passo para que a energia solar seja assumida como a fonte de energia do futuro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …