Perito que parou vírus WannaCry é detido e acusado de criar software para atacar bancos

O especialista britânico em segurança informática que ajudou a parar o vírus WannaCry foi detido nos Estados Unidos, acusado de criar um “software” destinado a atacar bancos.

Conhecido por “Malwaretech”, Marcus Hutchins foi detido na quarta-feira (2) em Las Vegas, onde esteve em um encontro de hackers, segundo anunciou o departamento de Justiça dos Estados Unidos.

O especialista em segurança cibernética é acusado de ter criado e distribuído o Kronos, software concebido para roubar informações relacionadas com bancos online. O Kronos teria sido configurado para atacar sistemas bancários no Reino Unido, Canadá, Alemanha, Polônia e França, segundo as autoridades judiciárias norte-americanas.

Marcus Hutchins foi identificado como o principal responsável pela anulação do maior ataque cibernético em escala global dos últimos tempos.

O jovem britânico, com 22 anos, trabalhando a partir do seu quarto em Ilfracombe, uma pequena cidade costeira inglesa, foi o mais rápido a descobrir o “kill switch” que travou o WannaCry, vírus responsável pelo ataque de “ransomware” que infectou centenas milhares de computadores em cerca de 150 países.

O software bloqueia o acesso ao sistema do computador infectado e pede ao usuário um resgate em bitcoins (dinheiro virtual) para desbloqueá-lo.

O jovem, que trabalha para a Kryptos Logic, uma empresa de segurança informática sedeada em Los Angeles, rejeitou na época o papel de “herói” e destacou ser um entre muitos a combater o cibercrime, porque “é a coisa certa a fazer”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo descobre que humanos têm capacidade de regeneração como a salamandra

Infelizmente, seres humanos não podem se dar ao luxo de perder nenhum pedacinho do corpo, porque todos são insubstituíveis. Ou talvez não. Um estudo da Universidade Duke (EUA) descobriu que somos muito melhores em regenerar cartilagem …

Polícia da Holanda encontra família que diz ter passado 9 anos fechada em quarto secreto ‘esperando o fim do mundo’

Uma família de seis pessoas que passou nove anos em uma fazenda "esperando o fim do mundo" foi descoberta pela polícia na Holanda, depois que um deles apareceu em um bar da região de Ruinerworld. Um …

Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo

Nos últimos anos diversas pesquisas apontaram as vantagens de se ter um cachorro em casa. Nossos fiéis amigos de quatro patas são muito mais do que companheiros, mas podem nos ajudar a viver mais. É …

Desde 1970 a NASA sabe que existe vida em Marte, diz ex-engenheiro da agência

Em um artigo publicado na terça-feira (15) na revista Scientific American, Gilbert Levin, um ex-engenheiro da NASA que trabalhou nas missões Viking, faz uma afirmação polêmica: a de que, desde a década de 1970, a …

Brexit: União Europeia e Reino Unido anunciam um acordo em Bruxelas

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou na manhã desta quinta-feira (17) que encontrou um "excelente novo acordo" para o Brexit com a União Europeia, a poucas horas da cúpula da UE para selar a saída …

Câmara dos EUA condena retirada militar do norte da Síria

Por 354 votos a 60, deputados rejeitaram decisão de Trump de abandonar forças curdas que lutavam ao lado dos EUA. Resolução contou com apoio de mais da metade da bancada republicana. A Câmara de Representantes dos …

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …