O especialista britânico em segurança informática que ajudou a parar o vírus WannaCry foi detido nos Estados Unidos, acusado de criar um “software” destinado a atacar bancos.
Conhecido por “Malwaretech”, Marcus Hutchins foi detido na quarta-feira (2) em Las Vegas, onde esteve em um encontro de hackers, segundo anunciou o departamento de Justiça dos Estados Unidos.
O especialista em segurança cibernética é acusado de ter criado e distribuído o Kronos, software concebido para roubar informações relacionadas com bancos online. O Kronos teria sido configurado para atacar sistemas bancários no Reino Unido, Canadá, Alemanha, Polônia e França, segundo as autoridades judiciárias norte-americanas.
Marcus Hutchins foi identificado como o principal responsável pela anulação do maior ataque cibernético em escala global dos últimos tempos.
O jovem britânico, com 22 anos, trabalhando a partir do seu quarto em Ilfracombe, uma pequena cidade costeira inglesa, foi o mais rápido a descobrir o “kill switch” que travou o WannaCry, vírus responsável pelo ataque de “ransomware” que infectou centenas milhares de computadores em cerca de 150 países.
O software bloqueia o acesso ao sistema do computador infectado e pede ao usuário um resgate em bitcoins (dinheiro virtual) para desbloqueá-lo.
O jovem, que trabalha para a Kryptos Logic, uma empresa de segurança informática sedeada em Los Angeles, rejeitou na época o papel de “herói” e destacou ser um entre muitos a combater o cibercrime, porque “é a coisa certa a fazer”.
// ZAP