Hackers podem usar ondas cerebrais para roubar passwords

Cientistas da Universidade do Alabama (EUA) sugerem que os fones de ouvido com sensores de ondas cerebrais devem ser mais seguros porque os hackers podem adivinhar as senhas de um indivíduo através da monitoração das suas ondas cerebrais.

Esse tipo de fones de ouvido é usado normalmente por jogadores para controlar brinquedos eletrônicos e alguns jogos.

Os especialistas Nitesh Saxena e Ajaya Neupane descobriram que uma pessoa que põe um jogo em pausa para aceder a uma conta bancária corre o risco de ter os dados confidenciais roubados por um programa de software.

No seu estudo, os cientistas usaram um fone “EEG”, atualmente disponível para consumidores através de compra online e um fone clínico usado para estudos científicos para demonstrar com que facilidade um programa mal-intencionado pode “observar” as ondas cerebrais de um internauta.

Os especialistas pediram a 12 voluntários para escrever uma série de passwords geradas aleatoriamente como se estivessem acessando uma conta online, enquanto usavam um fone EEG para que o software observasse a digitação do usuário e as ondas cerebrais correspondentes.

“Em um ataque do mundo real, um hacker poderia treinar o programa para ser malicioso, solicitando que o internauta insira um conjunto predefinido de números para reiniciar o jogo depois de o colocar em pausa”, explicou Saxena.

A equipe descobriu que, depois de um utilizador escrever 200 caracteres, os algoritmos dentro do programa de software podem fazer boas suposições apenas ao monitorar os dados EEG gravados.

O EEG pode ser combinado com uma interface cérebro-computador para permitir que uma pessoa controle dispositivos externos.

A tecnologia era utilizada principalmente para pesquisas científicas, por exemplo, para ajudar os pacientes a controlar membros protéticos pensando nos movimentos. No entanto, esta tecnologia está sendo mais comercializada e se tornando popular nas indústrias de jogos e entretenimento.

“Dada a crescente popularidade dos fones EEG e as várias maneiras que podem ser usados, é importante analisar os potenciais riscos de segurança e privacidade associados a esta tecnologia emergente para aumentar a consciencialização dos usuários sobre os riscos e desenvolver soluções viáveis para ataques mal-intencionados”, argumentou Saxena.

Uma solução potencial proposta pelos cientistas é a inserção de ruído sempre que um internauta digita uma password enquanto usa fones com sensores de ondas cerebrais.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden anuncia pacote de estímulo de quase US$ 2 trilhões

Para revitalizar a maior economia do mundo em meio à pandemia, "Plano de resgate americano" apresentado pelo presidente eleito inclui auxílio a desempregados e escolas e investimento na vacinação. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe …

Coronavírus: Reino Unido proíbe entrada de viajantes vindos da América do Sul e de Portugal por variante encontrada no Brasil

Chegadas ao Reino Unido da América do Sul e Portugal serão proibidas a partir de sexta-feira (15/01) devido a preocupações com a variante brasileira do coronavírus. O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que a mudança …

Vacinação nacional contra a COVID-19 começa no dia 20, às 10h

Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a …

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …