Hackers podem usar ondas cerebrais para roubar passwords

Cientistas da Universidade do Alabama (EUA) sugerem que os fones de ouvido com sensores de ondas cerebrais devem ser mais seguros porque os hackers podem adivinhar as senhas de um indivíduo através da monitoração das suas ondas cerebrais.

Esse tipo de fones de ouvido é usado normalmente por jogadores para controlar brinquedos eletrônicos e alguns jogos.

Os especialistas Nitesh Saxena e Ajaya Neupane descobriram que uma pessoa que põe um jogo em pausa para aceder a uma conta bancária corre o risco de ter os dados confidenciais roubados por um programa de software.

No seu estudo, os cientistas usaram um fone “EEG”, atualmente disponível para consumidores através de compra online e um fone clínico usado para estudos científicos para demonstrar com que facilidade um programa mal-intencionado pode “observar” as ondas cerebrais de um internauta.

Os especialistas pediram a 12 voluntários para escrever uma série de passwords geradas aleatoriamente como se estivessem acessando uma conta online, enquanto usavam um fone EEG para que o software observasse a digitação do usuário e as ondas cerebrais correspondentes.

“Em um ataque do mundo real, um hacker poderia treinar o programa para ser malicioso, solicitando que o internauta insira um conjunto predefinido de números para reiniciar o jogo depois de o colocar em pausa”, explicou Saxena.

A equipe descobriu que, depois de um utilizador escrever 200 caracteres, os algoritmos dentro do programa de software podem fazer boas suposições apenas ao monitorar os dados EEG gravados.

O EEG pode ser combinado com uma interface cérebro-computador para permitir que uma pessoa controle dispositivos externos.

A tecnologia era utilizada principalmente para pesquisas científicas, por exemplo, para ajudar os pacientes a controlar membros protéticos pensando nos movimentos. No entanto, esta tecnologia está sendo mais comercializada e se tornando popular nas indústrias de jogos e entretenimento.

“Dada a crescente popularidade dos fones EEG e as várias maneiras que podem ser usados, é importante analisar os potenciais riscos de segurança e privacidade associados a esta tecnologia emergente para aumentar a consciencialização dos usuários sobre os riscos e desenvolver soluções viáveis para ataques mal-intencionados”, argumentou Saxena.

Uma solução potencial proposta pelos cientistas é a inserção de ruído sempre que um internauta digita uma password enquanto usa fones com sensores de ondas cerebrais.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro é autor de mais da metade dos ataques a jornalistas em 2019

Em todo o ano foram registrados 208 casos de ataques a veículos de comunicação e jornalistas, um aumento de 54%. Presidente foi responsável por 121 deles, afirma a entidade. O presidente Jair Bolsonaro, sozinho, é responsável …

Qual a idade em que somos mais infelizes, segundo a ciência

A chamada crise dos 40 deixou de ser um mito, pelo menos de acordo com uma ampla pesquisa realizada em 134 países pelo economista David Blanchflower, professor da universidade Dartmouth College, nos EUA, e ex-membro …

Trump fecha acordo e sinaliza fim da "guerra fiscal" com a China

Na última quarta-feira, os Estados Unidos e a China firmaram um acordo que pode ser o primeiro passo para o fim da chamada “guerra comercial” entre as potências. O pacto, que foi anunciado em dezembro do …

YouTube vincula anúncios em vídeos controversos sobre mudanças climáticas

Uma notícia deixou algumas empresas anunciantes do YouTube surpresas. Segundo estudo feito pela Avaaz, a plataforma de vídeos da Google tem vinculado anúncios de grandes companhias em vídeos que têm como propósito desinformar as pessoas …

Premiê renuncia após Putin propor reformas constitucionais

Líder russo propõe pacote de mudanças com as quais, segundo críticos, poderia permanecer no poder após fim do mandato. Premiê Medvedev renuncia com todo o gabinete para "abrir espaço" às reformas. O presidente da Rússia, Vladimir …

Musculação: detonando o grande mito da nutrição para ganhar massa muscular

Dietas com alto teor de carboidratos costumam ser recomendadas como parte de protocolos de exercícios para melhorar a recuperação e aumentar o desempenho. No entanto, pesquisas recentes tem mostrado que os carboidratos talvez não ajudem …

Austrália: aviões jogam alimentos para animais sobreviventes dos incêndios

Os incêndios que ardem por toda a Austrália desde setembro do ano passado vem atingindo e ameaçando a vida dos animais locais não só diretamente – mais de 500 milhões de animais já morreram por …

"Democracia em Vertigem", de Petra Costa, é indicado ao Oscar

A Academia de Artes e Ciências cinematográficas anunciou nesta segunda-feira (13) os indicados ao Oscar. “Democracia em Vertigem”, da brasileira Petra Costa, foi indicado ao prêmio de melhor documentário. "Dois Papas", o filme de Fernando Meirelles …

Arquivos sobre OVNIs poderiam 'danificar seriamente' segurança dos EUA, segundo Marinha americana

Marinha dos EUA considera que abertura de arquivos sobre OVNIs poderia causar sérios danos à Segurança Nacional, enquanto reconhece existência de OVNIs. Enquanto conspiracionistas acreditam que as Forças Armadas americanas utilizam tecnologia alienígena para o desenvolvimento …

Crise do 737 Max faz Boeing registrar perda de produção recorde

Pela primeira vez em décadas, a Boeing terminou o ano com pedidos negativos de produção de aviões comerciais. No final de 2019, a gigante aeroespacial registrou cancelamentos de 87 unidades, o que significa mais baixas …