Hackers podem usar ondas cerebrais para roubar passwords

Cientistas da Universidade do Alabama (EUA) sugerem que os fones de ouvido com sensores de ondas cerebrais devem ser mais seguros porque os hackers podem adivinhar as senhas de um indivíduo através da monitoração das suas ondas cerebrais.

Esse tipo de fones de ouvido é usado normalmente por jogadores para controlar brinquedos eletrônicos e alguns jogos.

Os especialistas Nitesh Saxena e Ajaya Neupane descobriram que uma pessoa que põe um jogo em pausa para aceder a uma conta bancária corre o risco de ter os dados confidenciais roubados por um programa de software.

No seu estudo, os cientistas usaram um fone “EEG”, atualmente disponível para consumidores através de compra online e um fone clínico usado para estudos científicos para demonstrar com que facilidade um programa mal-intencionado pode “observar” as ondas cerebrais de um internauta.

Os especialistas pediram a 12 voluntários para escrever uma série de passwords geradas aleatoriamente como se estivessem acessando uma conta online, enquanto usavam um fone EEG para que o software observasse a digitação do usuário e as ondas cerebrais correspondentes.

“Em um ataque do mundo real, um hacker poderia treinar o programa para ser malicioso, solicitando que o internauta insira um conjunto predefinido de números para reiniciar o jogo depois de o colocar em pausa”, explicou Saxena.

A equipe descobriu que, depois de um utilizador escrever 200 caracteres, os algoritmos dentro do programa de software podem fazer boas suposições apenas ao monitorar os dados EEG gravados.

O EEG pode ser combinado com uma interface cérebro-computador para permitir que uma pessoa controle dispositivos externos.

A tecnologia era utilizada principalmente para pesquisas científicas, por exemplo, para ajudar os pacientes a controlar membros protéticos pensando nos movimentos. No entanto, esta tecnologia está sendo mais comercializada e se tornando popular nas indústrias de jogos e entretenimento.

“Dada a crescente popularidade dos fones EEG e as várias maneiras que podem ser usados, é importante analisar os potenciais riscos de segurança e privacidade associados a esta tecnologia emergente para aumentar a consciencialização dos usuários sobre os riscos e desenvolver soluções viáveis para ataques mal-intencionados”, argumentou Saxena.

Uma solução potencial proposta pelos cientistas é a inserção de ruído sempre que um internauta digita uma password enquanto usa fones com sensores de ondas cerebrais.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …

Razão pela qual tubarões caçam em torno da Europa e EUA é revelada

Tubarões e grandes prestadores marinhos evitam caçar em águas quentes equatoriais e preferem viver mais ao norte e ao sul, em zonas que compreendem a Europa, os Estados Unidos e a África do Sul. Os tubarões …

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …

Mundo do futebol tenta atenuar perdas financeiras com reduções de salários

O mundo do futebol, como qualquer actividade que gera dinheiro e emprega pessoas, começa a sentir os efeitos do confinamento visto que em quase todas as partes do mundo não se pratica futebol e os …

Políticos da oposição pedem renúncia de Bolsonaro em manifesto

Haddad, Ciro, Boulos e outras lideranças endossam documento crítico à atuação do presidente diante da pandemia de coronavírus. Texto diz que Bolsonaro é um líder irresponsável e agrava a crise com mentiras e crimes. Políticos da …

Economia alemã pode encolher até 5,4% em 2020

Conselho de Consultores Econômicos aponta que pandemia de coronavírus vai, inevitavelmente, levar a Alemanha a uma recessão ainda no primeiro semestre deste ano. A pandemia do novo coronavírus vai, inevitavelmente, levar a Alemanha a uma recessão …

Tênis da Apple nunca comercializado é vendido em leilão por R$ 50 mil

  Você já ouviu falar dos tênis da Apple? Se disse não, está entre a maioria, porque a grande parte das pessoas, mesmo os fãs mais ardorosos da companhia, talvez sequer saibam que esses calçados tenham …