Pesquisadores descobrem a primeira nova cepa de HIV em quase duas décadas

Um estudo dos Laboratórios Abbott e da Universidade do Missouri (EUA) detectou a primeira nova cepa de HIV em 19 anos, desde que as diretrizes para classificação de subtipos foram estabelecidas em 2000.

A cepa faz parte do Grupo M, a mesma família de subtipos do vírus responsável pela pandemia global do HIV. Para poder declarar a existência de uma nova cepa, os cientistas precisam identificar três casos dela de forma independente.

Os dois primeiros ocorreram na República Democrática do Congo em 1983 e 1990 – o tipo identificado não parecia ser igual a nenhum outro conhecido. Mais tarde, em 2001, uma terceira amostra foi coletada também no Congo como parte de um estudo para prevenir a transmissão de HIV de mãe para filho.

Na época, não havia tecnologia suficiente para definir oficialmente que se tratava de uma nova cepa, de forma que os cientistas dos Laboratórios Abbott e da Universidade do Missouri resolveram desenvolver técnicas para poder fazer isso agora, o que não foi nada fácil. Depois de sequenciar completamente a amostra de 2001, eles foram capazes de determinar que tratava-se, de fato, do subtipo L do Grupo M.

Capacidade de mutação e diagnóstico

Como outros vírus, o HIV tem diversos subtipos ou cepas diferentes, um resultado da sua capacidade de mutar ao longo do tempo.

É muito importante acompanhar e saber quantas cepas do vírus existem, para garantir que os testes de diagnóstico da doença sejam eficazes.

Os Laboratórios Abbott testam mais de 60% do suprimento de sangue do mundo a fim de rastrear as cepas do vírus em circulação e melhorar os testes de detecção do HIV. Além disso, a identificação de novas cepas é particularmente interessante para criar um mapa mais completo de como o vírus evolui.

Não está claro se essa variante do vírus pode afetar o corpo de maneira diferente.

De acordo com o Dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, não há razão para medo, no entanto: os tratamentos atuais contra o HIV provavelmente são eficazes contra essa cepa, como são para diversas outras.

“Não há motivo para entrar em pânico ou mesmo se preocupar um pouco. Poucas pessoas estão infectadas com isso. É um ponto fora da curva”, afirmou.

“Essa descoberta nos lembra que, para encerrar a pandemia do HIV, devemos continuar acompanhando esse vírus em constante mudança e usar os últimos avanços em tecnologia e recursos para monitorar sua evolução”, disse outra autora do estudo, Dra. Carole McArthur, professora da Universidade de Missouri, em um comunicado.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista Journal of Acquired Immune Deficiency.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …