Cientistas descobrem cura funcional para o HIV

Alexey Kashpersky

Conceito artístico do vírus do HIV

Com apenas uma exceção confirmada (o paciente de Berlim), ninguém jamais foi curado do HIV. Entretanto, hoje em dia é possível anular os sintomas causados pelo vírus, havendo ainda milhares de casos em que os níveis do vírus no sangue ficam essencialmente indetectáveis – o que significa que o paciente não pode passar a infecção para outra pessoa.

Apesar de não haver uma cura definitiva, quando o vírus se torna indetectável, os cientistas consideram que houve uma “cura funcional”. Entretanto, agora, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Scripps (TSRI, na sigla em inglês), na Flórida, parecem ter encontrado mais uma maneira de “curar” o HIV.

No estudo, publicado no Cell Reports, eles explicam como um novo tipo de droga suprime a replicação do vírus em células cronicamente infectadas. Isso evita a recuperação viral – em que os níveis de vírus em um paciente disparam após uma queda inicial – mesmo durante as interrupções do tratamento.

A descoberta foi descrita pela equipe como uma abordagem “Block-and-Lock” (Bloquear-e-Trancar), na medida em que a reativação do vírus dentro das células é prevenida e o HIV no paciente entra em um estado latente, sem prejudicar o corpo.

“Ao combinar esta droga com o coquetel padrão de antirretrovirais usado para suprimir a infecção em cobaias humanizadas infectadas pelo HIV-1, nosso estudo encontrou uma redução drástica no RNA presente no vírus“, disse a professora associada do TSRI, Susana Valente, autora principal do estudo, em comunicado.

“Nenhum outro antirretroviral usado atualmente é capaz de suprimir completamente a produção viral em células infectadas in vivo“, acrescentou, citada pelo IFLScience.

Nas cobaias testadas, verificou-se que eles não mostravam uma recuperação viral por até 19 dias depois de pararem de receber doses do composto. Na metade de todos os camundongos tratadas, o vírus ainda era indetectável durante 16 dias após o fim do tratamento.

O foco da pesquisa foi um composto chamado didehydro-Cortistatin A, ou dCA. Isolado da esponja marinha Corticum simplex em 2006, um pesquisador da TSRI conseguiu sintetizá-lo em laboratório apenas dois anos depois.

A equipe do TSRI vem trabalhando neste composto há algum tempo e, em 2015, anunciou que ele possui características que perturbam o HIV. O novo estudo confirma que ele bloqueia a Tat, uma proteína reguladora que aumenta a taxa em que o HIV copia DNA em RNA – um processo vital para seu ciclo de vida.

“É realmente a prova de conceito para uma ‘cura funcional’, explicou Susana. Ela também apontou que a dose máxima do medicamento “praticamente não teve efeitos colaterais”.

O HIV/AIDS costumava ser uma doença devastadora. Agora, além de as pessoas viverem uma vida normal com o vírus, elas podem ver como a ciência está preparando o caminho para curas funcionais – e, quem sabe, completas.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …