Cientistas descobrem cura funcional para o HIV

Alexey Kashpersky

Conceito artístico do vírus do HIV

Com apenas uma exceção confirmada (o paciente de Berlim), ninguém jamais foi curado do HIV. Entretanto, hoje em dia é possível anular os sintomas causados pelo vírus, havendo ainda milhares de casos em que os níveis do vírus no sangue ficam essencialmente indetectáveis – o que significa que o paciente não pode passar a infecção para outra pessoa.

Apesar de não haver uma cura definitiva, quando o vírus se torna indetectável, os cientistas consideram que houve uma “cura funcional”. Entretanto, agora, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Scripps (TSRI, na sigla em inglês), na Flórida, parecem ter encontrado mais uma maneira de “curar” o HIV.

No estudo, publicado no Cell Reports, eles explicam como um novo tipo de droga suprime a replicação do vírus em células cronicamente infectadas. Isso evita a recuperação viral – em que os níveis de vírus em um paciente disparam após uma queda inicial – mesmo durante as interrupções do tratamento.

A descoberta foi descrita pela equipe como uma abordagem “Block-and-Lock” (Bloquear-e-Trancar), na medida em que a reativação do vírus dentro das células é prevenida e o HIV no paciente entra em um estado latente, sem prejudicar o corpo.

“Ao combinar esta droga com o coquetel padrão de antirretrovirais usado para suprimir a infecção em cobaias humanizadas infectadas pelo HIV-1, nosso estudo encontrou uma redução drástica no RNA presente no vírus“, disse a professora associada do TSRI, Susana Valente, autora principal do estudo, em comunicado.

“Nenhum outro antirretroviral usado atualmente é capaz de suprimir completamente a produção viral em células infectadas in vivo“, acrescentou, citada pelo IFLScience.

Nas cobaias testadas, verificou-se que eles não mostravam uma recuperação viral por até 19 dias depois de pararem de receber doses do composto. Na metade de todos os camundongos tratadas, o vírus ainda era indetectável durante 16 dias após o fim do tratamento.

O foco da pesquisa foi um composto chamado didehydro-Cortistatin A, ou dCA. Isolado da esponja marinha Corticum simplex em 2006, um pesquisador da TSRI conseguiu sintetizá-lo em laboratório apenas dois anos depois.

A equipe do TSRI vem trabalhando neste composto há algum tempo e, em 2015, anunciou que ele possui características que perturbam o HIV. O novo estudo confirma que ele bloqueia a Tat, uma proteína reguladora que aumenta a taxa em que o HIV copia DNA em RNA – um processo vital para seu ciclo de vida.

“É realmente a prova de conceito para uma ‘cura funcional’, explicou Susana. Ela também apontou que a dose máxima do medicamento “praticamente não teve efeitos colaterais”.

O HIV/AIDS costumava ser uma doença devastadora. Agora, além de as pessoas viverem uma vida normal com o vírus, elas podem ver como a ciência está preparando o caminho para curas funcionais – e, quem sabe, completas.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …