Cientistas criam vacina universal contra vírus da gripe (eficaz por toda a vida)

Uma vacina universal para proteger as pessoas do vírus da gripe e todas as suas variações. Ela está sendo desenvolvida por cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, e em breve, pode ser testada em humanos.

As vacinas atuais, oferecidas durante as estações da gripe, podem se tornar ineficazes à medida que as variações do vírus sofrem mutação e se tornam resistentes. Mas uma nova vacina tem como alvo uma parte do vírus que não muda entre as cepas, o que significa que elas não poderiam se tornar resistentes da mesma maneira.

Os autores da pesquisa dizem que ficaram “maravilhados” com o sucesso da vacina. Segundo o novo estudo, desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, a capacidade do corpo de parar a gripe se fortalece com o tempo.

O céu é o limite”, dizem os autores da pesquisa, que foi publicada na semana passada na Nature Communications. Apesar de as vacinas contra a gripe estarem amplamente disponíveis, o vírus ainda infecta milhões de pessoas a cada ano.

Muitos são hospitalizados e mais de 30.000 pessoas morrem anualmente nos EUA por causa da gripe ou complicações causadas por ela. A vacina desenvolvida durante o estudo protegeu com sucesso de influenza camundongos de várias cepas.

As respostas dos corpos à infecção também se fortalecem ao longo do tempo após serem vacinadas e tem maior eficácia após 30 semanas. “Se funcionar em humanos, mesmo em metade do que funcionou em camundongos, então o céu é o limite”, disse o autor do estudo, Dr. Scott Hensley. “Pode ser algo que todo mundo utilize no futuro para se proteger da gripe.”

A vacina funciona imitando uma infecção da gripe e provocando o sistema imunológico do corpo para aprender a atacar o vírus da gripe quando está no corpo. Para se ter uma ideia, a vacina da Pensilvânia é diferente porque, se você imaginar que o vírus seja coberto com proteínas na forma de cogumelos, ele ataca o caule do cogumelo.

Vacinas sazonais atacam a cabeça do cogumelo, mas estas podem mudar de forma quando as cepas do vírus sofrem mutação, o que significa que a vacina se torna inútil. É por isso que as vacinas sazonais devem ser dadas todos os anos – porque a natureza do vírus mudou e uma nova vacina é criada.

“Esta vacina foi capaz de fazer algo que a maioria das outras vacinas candidatas contra a gripe não foi capaz de fazer”, disse o co-autor do estudo, Dr. Drew Weissman.

O Dr. Hensley acrescentou: “Quando começamos a testar esta vacina, ficamos impressionados com a magnitude da resposta imune. Além de experimentos com camundongos, os cientistas também testaram a vacina em furões e coelhos e esperam iniciar testes em humanos dentro de dois anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …