Cientistas criam vacina universal contra vírus da gripe (eficaz por toda a vida)

Uma vacina universal para proteger as pessoas do vírus da gripe e todas as suas variações. Ela está sendo desenvolvida por cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, e em breve, pode ser testada em humanos.

As vacinas atuais, oferecidas durante as estações da gripe, podem se tornar ineficazes à medida que as variações do vírus sofrem mutação e se tornam resistentes. Mas uma nova vacina tem como alvo uma parte do vírus que não muda entre as cepas, o que significa que elas não poderiam se tornar resistentes da mesma maneira.

Os autores da pesquisa dizem que ficaram “maravilhados” com o sucesso da vacina. Segundo o novo estudo, desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, a capacidade do corpo de parar a gripe se fortalece com o tempo.

O céu é o limite”, dizem os autores da pesquisa, que foi publicada na semana passada na Nature Communications. Apesar de as vacinas contra a gripe estarem amplamente disponíveis, o vírus ainda infecta milhões de pessoas a cada ano.

Muitos são hospitalizados e mais de 30.000 pessoas morrem anualmente nos EUA por causa da gripe ou complicações causadas por ela. A vacina desenvolvida durante o estudo protegeu com sucesso de influenza camundongos de várias cepas.

As respostas dos corpos à infecção também se fortalecem ao longo do tempo após serem vacinadas e tem maior eficácia após 30 semanas. “Se funcionar em humanos, mesmo em metade do que funcionou em camundongos, então o céu é o limite”, disse o autor do estudo, Dr. Scott Hensley. “Pode ser algo que todo mundo utilize no futuro para se proteger da gripe.”

A vacina funciona imitando uma infecção da gripe e provocando o sistema imunológico do corpo para aprender a atacar o vírus da gripe quando está no corpo. Para se ter uma ideia, a vacina da Pensilvânia é diferente porque, se você imaginar que o vírus seja coberto com proteínas na forma de cogumelos, ele ataca o caule do cogumelo.

Vacinas sazonais atacam a cabeça do cogumelo, mas estas podem mudar de forma quando as cepas do vírus sofrem mutação, o que significa que a vacina se torna inútil. É por isso que as vacinas sazonais devem ser dadas todos os anos – porque a natureza do vírus mudou e uma nova vacina é criada.

“Esta vacina foi capaz de fazer algo que a maioria das outras vacinas candidatas contra a gripe não foi capaz de fazer”, disse o co-autor do estudo, Dr. Drew Weissman.

O Dr. Hensley acrescentou: “Quando começamos a testar esta vacina, ficamos impressionados com a magnitude da resposta imune. Além de experimentos com camundongos, os cientistas também testaram a vacina em furões e coelhos e esperam iniciar testes em humanos dentro de dois anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dez minutos de um vídeo no YouTube emite um grama de CO2

Nossa presença no universo digital é responsável por 2% das emissões globais de gases com efeito estufa. Hábitos muito banais no nosso dia têm um impacto significativo nas emissões de gases com efeito estufa. Atividades que …

Marte teve lagos que transbordaram e formaram desfiladeiros

Marte teve lagos que transbordaram e formaram desfiladeiros, sugere um estudo realizado por cientistas da universidade norte-americana do Texas. Ao estudarem as formações geológicas do planeta, a partir de imagens de satélite, os especialistas chegaram à …

Herança espacial: vidro e areia contêm vestígios de estrelas milenares

Uma equipe de cientistas detectou sílica – o principal componente do vidro – nos vestígios de duas supernovas localizadas a milhões de anos-luz da Terra. A descoberta contou com a ajuda do Telescópio Espacial Spitzer da …

Promoção Black Friday Goodoffer24: Windows 10 Pro por R$ 51,20; Office 2016 Pro por R$ 115,95. Tudo com 20% de desconto!

A Black Friday está chegando e se você está à procura de novos softwares, veja algumas ótimas ofertas que a Goodoffer24.com preparou para você! A GoodOffer24.com já está vendendo com preços de Black Friday. E se …

Metade da chuva anual da Terra cai em apenas 12 dias

São necessárias menos de duas semanas para que metade de toda a precipitação anual da Terra caia. Uma nova análise, que contou com dados de várias estações meteorológicas de todo o mundo, revelou que metade …

Comprar móveis mata relacionamentos

Os números não mentem e está comprovado: comprar móveis com a sua cara-metade é uma arma fatal para o seu relacionamento. A marca online de móveis Article conduziu recentemente uma pesquisa com cerca de 2 mil …

Alemanha vai proibir carros a diesel nas autoestradas

Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas. As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos …

Companhia aérea pede a passageiros que paguem conserto de avião para decolar

A companhia aérea polaca LOT pediu aos passageiros, que esperavam no aeroporto de Pequim para embarcar em um voo para Varsóvia, que pagassem trabalhos de reparo no avião, informo o jornal Caixin. Segundo o portal de …

Dilma promete “aliança até com o diabo” para combater Bolsonaro

A ex-presidente Dilma Rousseff prometeu, em Buenos Aires, uma “aliança até com o diabo” para combater o governo de Jair Bolsonaro, que considera ser um “neofascista”. No Fórum do Pensamento Crítico, em Buenos Aires, Dilma Rousseff …

Descoberta uma nova estrela cercada por “megaestrutura alienígena”

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível megaestrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …