Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína dos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha em uma turbina em pleno voo que na terça-feira (17) provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço, mostrados durante o pouso de emergência perfeito na Filadélfia, salvando outras 148 pessoas a bordo.

A comandante Tammie Jo Shults foi identificada como a piloto do voo 1380 da Southwest que na terça-feira se dirigia de Nova York a Dallas quando a turbina esquerda do avião 737 explodiu em pleno voo, cerca de 30 minutos após a decolagem, causando a morte a uma passageira, sugada pelo buraco causado pela explosão na fuselagem do avião.

Segundo conta a AFP, a piloto de 56 anos, residente do Texas e mãe de dois filhos, foi uma das primeiras mulheres a pilotar caças da Marinha americana nos anos 1980, e também uma das primeiras a pilotar o caça norte-americano F-18 Hornet.

Shults mostrou uma grande calma durante uma conversa com o operador da torre de controle da Filadélfia, minutos antes do pouso de emergência.

(dr)

A experiência de Tammie Jo Shults como piloto aviadora da Marinha dos EUA pode ter sido determinante na forma como manteve a calma durante o incidente

Southwest 1380, só temos uma turbina. Perdemos parte da aeronave, por isso precisaremos desacelerar um pouco“, diz Shuts com uma voz muito calma ao operador da torre de controle da Filadélfia, pouco antes do pouso, em diálogo divulgado pelo canal CBS. “Os médicos podem nos esperar na pista também? Temos passageiros feridos”.

“O avião está fisicamente em chamas?“, pergunta o controlador. “Não, não está em chamas, mas falta uma parte”, responde Shults com calma. “Disseram que há um buraco e alguém foi expelido“.

“A piloto, Tammy Jo, foi incrível! Pousamos sãos e salvos na Filadélfia“, escreveu no Instagram a passageira Amanda Bourman, que viajava com o marido.

Essa é uma verdadeira heroína americana“, escreveu no Facebook Diana McBride, outra passageira, que elogiou “o conhecimento e bravura” da piloto. Após o pouso, Shults “veio falar com cada um de nós pessoalmente”, conta McBride.

E não faltaram mesmo utilizadores nas redes sociais a comparar Shults com o capitão Chesley Sully Sullenberger, piloto do voo da US Airways que pousou no rio Hudson, em Manhattan, em 2009, após um acidente causado por um bando de pássaros, salvando todos os passageiros e tripulantes.

O incidente, que deixou um morto e sete pessoas com ferimentos leves, teria sido consequência de uma explosão de um dos motores da aeronave, segundo estima um antigo investigador ouvido pela agência AP. Ele diz que os estilhaços resultantes da explosão poderiam ter atingido o avião.

Segundo relataram os passageiros, uma mulher foi parcialmente sugada para fora do avião pelo buraco aberto na fuselagem pelos destroços que embateram na aeronave, que, segundo os relatos, danificaram uma das janelas próximas do motor que teria explodido.

A vítima, de 43 anos, foi identificada como Jennifer Riordan, de Albuquerque, mãe de dois filhos e vice-presidente de uma sucursal do banco Wells Fargo, no Novo México.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Incêndios causam mortes e devastação no sul da Europa

A União Europeia EU) enviou ajuda para a Turquia nesta segunda-feira (02/08), e voluntários se juntaram a bombeiros na luta contra fortes incêndios que já duram seis dias e mataram oito pessoas no país. Em …

Golpe militar em Mianmar completa seis meses e já resultou em quase mil mortes de civis

Aterrorizados pela repressão da junta militar e pela propagação do coronavírus, poucos birmaneses se atreviam a ir às ruas para protestar neste domingo (1º), quando completam-se seis meses do golpe de Estado que mergulhou …

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …

Cientistas transformaram água pura em metal pela primeira vez

Cientistas transformaram, pela primeira vez, água pura em metal. A pesquisa poderia permitir um estudo detalhado das condições de extrema alta pressão dentro de grandes planetas. A água pura é um isolante quase perfeito. Sim, a …

Imagens do satélite Amazonia-1 já estão disponíveis — e qualquer um pode acessar

O Ministério da Ciência e Tecnologia comunicou, nesta semana, que as imagens do Amazonia-1 já podem ser acessadas pelo público. O satélite Amazonia-1 foi lançado em fevereiro de 2021 e, desde então, já avançou por etapas importantes, …

Alemanha acusa médico sírio de crimes contra a humanidade

Promotores federais da Alemanha acusaram nesta quarta-feira (28/07) um médico sírio de assassinato e crimes contra a humanidade. O suspeito enfrenta 18 acusações de tortura contra pacientes de hospitais militares nas cidades sírias de Homs e …