Piloto de avião russo abatido em 1987 no Afeganistão é encontrado vivo

Wikimedia

O piloto soviético teria sido abatido pelos mujahedeen em 1987

Um piloto soviético cujo avião foi derrubado durante a intervenção das tropas da antiga União Soviética no Afeganistão foi encontrado vivo e quer voltar ao seu país de origem, informou um general russo nesta sexta-feira (1º).

“Um piloto russo, cuja aeronave foi abatida na década de 1980 sobre o Afeganistão, acaba de ser encontrado. Está vivo. É incrível“, afirmou o general Valeri Vostrotin, da União de Paraquedistas russos, citado pela agência de notícias Ria Novosti. “Agora, precisa de ajuda”, acrescentou o militar.

O avião foi abatido em 1987, durante o conflito que entre 1979 e 1989 opôs as forças russas à resistência afegã. “Deve ter pelo menos 60 anos e talvez esteja no Paquistão, país em que foram instalados todos os campos de prisioneiros soviéticos”, disse à agência uma fonte sob anonimato.

Quando as tropas do Exército Vermelho deixaram o Afeganistão, em 1989, 125 aviões russos foram abatidos, e cerca de 300 soldados foram dados como desaparecidos. Cerca de 30 destes soldados reapareceram entretanto, graças a esforços das famílias e de ex-combatentes soviéticos para encontrá-los. A maior parte regressou ao país de origem.

O piloto, cujo nome não foi revelado, “quer voltar ao país natal”, adiantou Viatsheslav Kalinin, responsável de uma organização de ex-combatentes russos, citado pela Ria Novosti, segundo o qual decorrem negociações com diplomatas afegãos para confirmar a identidade do piloto e tratar do seu retorno.

Segundo o diário russo Kommersant, Sergei Panteliuk, piloto soviético da região de Rostov, dado como desaparecido em 1987, poderia ser o homem encontrado agora. “É surpreendente que ele ainda esteja vivo, depois de o avião ter sido abatido pelos mujahedeens“, disse Kalinin.

Ainda não se sabe, por enquanto, os motivos de o piloto desaparecido não ter dado sinais de vida. “É surpreendente o piloto ter sobrevivido, mas não termos recebido informações todo esse tempo também é”, disse Valeri Vostrotin.

Stuart Brown / Wikimedia

125 aeronaves soviéticas foram abatidas pelos mujahedeen durante a invasão do Afeganistão

Segundo a agência AFP, este não é o primeiro caso de um combatente soviético desaparecido durante a invasão do Afeganistão que é encontrado algumas décadas mais tarde.

Em março, segundo o jornal online russo Golbis, Igor Bilokurov, soldado soviético de origem ucraniana feito prisioneiro pelos afegãos em 1988, foi encontrado por acaso, no norte do Afeganistão, por uma expedição científica da Ucrânia.

Alguns anos antes, em 2013, o soldado uzbeque Bakhretdin Kakimov também foi encontrado vivo no Afeganistão. Segundo o jornal russo Argumenty i Fakty, o piloto, que tinha sido gravemente ferido em 1980, foi salvo por civis afegãos e permaneceu no país, onde mudou de nome.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oceano de magma revela que a Lua surgiu milhões de anos antes do imaginado, diz estudo

O magma fundido que cobria a Lua ao se formar levou "quase 200 milhões de anos" para se solidificar em rocha de manto, 85 milhões de anos depois da data de consenso, mostra estudo alemão. Uma …

Vacina da Moderna mostra resultado e vai para fase final de testes

Candidata a vacina gera anticorpos e é bem tolerada por participantes, afirma empresa americana. A partir de 27 de julho, 30 mil pessoas vão participar da fase final e decisiva dos ensaios clínicos nos Estados …

Maior educação feminina e controle da natalidade farão população mundial crescer menos

A população mundial deve começar a encolher na segunda metade do século 21, atingindo 8,8 bilhões em 2100, cerca de 2 bilhões a menos do que previa a ONU. O estudo foi publicado nesta …

Museu da Língua Portuguesa lança projeto que usa a palavra para lidar com as dores da pandemia

A palavra não é somente nossa maior ferramenta de comunicação e um dos principais instrumentos para a criação humana – ela pode ser também um remédio. Usar a palavra para curar nossos males e dores é …

Estudo indica que imunidade ao coronavírus é temporária

Pesquisadores britânicos monitoraram os níveis de anticorpos contra a covid-19 em 90 pacientes recuperados. Resultados sugerem que o contato com o vírus só fornece imunidade por alguns meses, como no caso da gripe. Pacientes que se …

Essa é a explosão mais forte na história do universo e acabou de ser detectada

A maior explosão no Universo desde o Big Bang foi descoberta, localizada no aglomerado de galáxias Ophiuchus a milhões de anos-luz de distância de nós. O evento liberou cinco vezes mais energia do que a …

Encontradas espécies que vivem em 'deserto marinho' no oceano Pacífico

Cientistas usaram a oportunidade de visitar o sul do oceano Pacífico para retirar amostras de uma área oceânica particularmente pobre em vida, lançando luz sobre uma região marinha inóspita. Pesquisadores alemães do Instituto Max Planck de …

Polícia alemã tenta capturar "Rambo da Floresta Negra"

As autoridades de segurança do estado alemão de Baden-Württemberg estão conduzindo nesta segunda-feira (13/07) uma megaoperação para capturar um fugitivo armado com pistolas e um arco e flecha que se esconde na Floresta Negra, no …

Rio começa a implementar sistema de iluminação inteligente

O conceito de smart cities está por aí há anos e nas últimas temporadas tem se tornado cada vez mais uma realidade no Brasil, graças aos avanços tecnológicos. O Rio de Janeiro é mais uma …

Coágulos sanguíneos em “quase todos os órgãos” de pacientes que morrem de Covid-19

Pesquisas de autópsias em pacientes com Covid-19 mostraram coágulos sanguíneos presentes não exclusivamente nos pulmões, mas sim em “quase todos os órgãos”, afirmou uma patologista da Universidade de Nova York à CNN na última semana. A …