Piloto de avião russo abatido em 1987 no Afeganistão é encontrado vivo

Wikimedia

O piloto soviético teria sido abatido pelos mujahedeen em 1987

Um piloto soviético cujo avião foi derrubado durante a intervenção das tropas da antiga União Soviética no Afeganistão foi encontrado vivo e quer voltar ao seu país de origem, informou um general russo nesta sexta-feira (1º).

“Um piloto russo, cuja aeronave foi abatida na década de 1980 sobre o Afeganistão, acaba de ser encontrado. Está vivo. É incrível“, afirmou o general Valeri Vostrotin, da União de Paraquedistas russos, citado pela agência de notícias Ria Novosti. “Agora, precisa de ajuda”, acrescentou o militar.

O avião foi abatido em 1987, durante o conflito que entre 1979 e 1989 opôs as forças russas à resistência afegã. “Deve ter pelo menos 60 anos e talvez esteja no Paquistão, país em que foram instalados todos os campos de prisioneiros soviéticos”, disse à agência uma fonte sob anonimato.

Quando as tropas do Exército Vermelho deixaram o Afeganistão, em 1989, 125 aviões russos foram abatidos, e cerca de 300 soldados foram dados como desaparecidos. Cerca de 30 destes soldados reapareceram entretanto, graças a esforços das famílias e de ex-combatentes soviéticos para encontrá-los. A maior parte regressou ao país de origem.

O piloto, cujo nome não foi revelado, “quer voltar ao país natal”, adiantou Viatsheslav Kalinin, responsável de uma organização de ex-combatentes russos, citado pela Ria Novosti, segundo o qual decorrem negociações com diplomatas afegãos para confirmar a identidade do piloto e tratar do seu retorno.

Segundo o diário russo Kommersant, Sergei Panteliuk, piloto soviético da região de Rostov, dado como desaparecido em 1987, poderia ser o homem encontrado agora. “É surpreendente que ele ainda esteja vivo, depois de o avião ter sido abatido pelos mujahedeens“, disse Kalinin.

Ainda não se sabe, por enquanto, os motivos de o piloto desaparecido não ter dado sinais de vida. “É surpreendente o piloto ter sobrevivido, mas não termos recebido informações todo esse tempo também é”, disse Valeri Vostrotin.

Stuart Brown / Wikimedia

125 aeronaves soviéticas foram abatidas pelos mujahedeen durante a invasão do Afeganistão

Segundo a agência AFP, este não é o primeiro caso de um combatente soviético desaparecido durante a invasão do Afeganistão que é encontrado algumas décadas mais tarde.

Em março, segundo o jornal online russo Golbis, Igor Bilokurov, soldado soviético de origem ucraniana feito prisioneiro pelos afegãos em 1988, foi encontrado por acaso, no norte do Afeganistão, por uma expedição científica da Ucrânia.

Alguns anos antes, em 2013, o soldado uzbeque Bakhretdin Kakimov também foi encontrado vivo no Afeganistão. Segundo o jornal russo Argumenty i Fakty, o piloto, que tinha sido gravemente ferido em 1980, foi salvo por civis afegãos e permaneceu no país, onde mudou de nome.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …

Para acalmar a crise, presidente chileno propõe ajuda de R$ 520 para 1 milhão de famílias

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs nesta terça-feira (3) a criação de um bônus de 100.000 pesos chilenos (cerca de R$ 520), que serão distribuídos para 1,3 milhão de famílias. O objetivo da medida, …

Anvisa dá aval à venda de maconha medicinal em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) um novo marco regulatório para o registro e venda de produtos à base de cannabis em farmácias no país, tornando o Brasil a nação …