Políticos na Hungria apelam por boicote à Coca-Cola por peça publicitária pró-LGBT

Segundo a edição desta quarta-feira do jornal francês La Croix, o deputado e vice-presidente do partido União Civil Húngara, correligionário do primeiro ministro Viktor Orban pediu que população não consuma os produtos da Coca-Cola enquanto “cartazes provocantes” permaneçam.

Em um metrô de Budapeste, um cartaz da bebida mostra dois homens jovens, de barba, abraçados, visivelmente felizes, que dividem uma garrafa do refrigerante. Mais à frente, uma outra peça traz duas mulheres, uma de frente para a outra, que dividem o mesmo copo. No canto inferior dos cartazes o slogan: “Zero açúcar, zero preconceito“.

A campanha da Coca-Cola faz parte da campanha de promoção de um festival de música que ocorrerá na segunda quinzena deste mês de agosto.

Love is love ❤️

Posted by Coca-Cola on Sunday, August 4, 2019

Segundo a reportagem, a indignação foi imediata por parte dos partidários do Fidez – União Civil Húngara, partido de extrema-direita, que tem como presidente o primeiro ministro Húngaro Viktor Orban.

István Boldog, deputado e vice-presidente do partido, que em junho apelou para o cancelamento da Marcha do Orgulho LGBT com a justificativa de que estava “protegendo as crianças de aberrações sexuais”, declarou sobre a campanha publicitária, e sobre a marca que “Enquanto eles (Coca-Cola) não removerem estes cartazes provocantes da Hungria, eu não consumirei mais os seus produtos! E eu peço que todo mundo faça o mesmo! ”

Os conservadores húngaros, de acordo com o La Croix, acreditam que, com a incitação ao boicote, irão provocar uma mudança de ação da marca ao promover o festival; porém, a empresa, que está entre as mais poderosas do mundo, já se manifestou oposta às ideias de mudança na peça publicitária.

A marca se manifestou: “Nós pensamos que os heterossexuais, assim como os homossexuais, têm o direito de amar a pessoa que eles quiserem, como desejarem”.

“Ilha da Liberdade”

La Croix destaca que a opinião pública é contraria ao posicionamento dos dirigentes do partido conservador. Segundo enquete encomendada em 2018 pela ONG pró-LGTB Hatter, dois terços dos húngaros acreditam que os homossexuais devam viver segundo a orientação sexual deles, opinião esta que vem se modificando ao longo dos anos, já que há 15 anos, menos da metade da população do país pensava desta forma.

Em entrevista ao jornal, o cientista político Jacques Rupnik, especialista em Europa Central e Leste Europeu, aponta que existe o que ele chama de “teoria do complô”, praticado por supra nacionalistas de ideologias reacionárias que rejeitam o multiculturalismo, e que dizem fazê-lo por uma suposta luta de defesa contra a decomposição da sociedade, da família e dos valores cristãos, frente à ideologia liberal defendida pelas grandes multinacionais.

Sites próximos ao governo condenam o que chamam de “lobby homossexual” praticado por “fundos estrangeiros que que se esforçam constantemente em inverter a normas de gênero na sociedade.

O primeiro ministro Viktor Orban não se declarou sobre este episódio, mas no último dia 27 de julho, em um discurso em uma universidade, declarou que “a democracia liberal não é viável se as bases cristãs forem abandonadas”, e que os homossexuais “não podem fazer o que bem entendem”.

Apesar desta forte oposição, o festival Sziget, Ilha da Liberdade, um dos maiores da Europa, patrocinado pela multinacional, espera receber nesta edição meio milhão de pessoas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …