Atenta ao crescente mercado das bebidas infundidas em cannabis, a Coca-Cola planeja uma possível entrada nesse mercado, que expandiria as ambições da maior fabricante do mundo de refrigerantes.
A empresa norte-americana anunciou seu interesse nesta segunda-feira (17), afirmando estar em negociação com a empresa canadense Aurora Cannabis Inc. para desenvolver bebidas infundidas com canabidiol (CBD) – óleo extraído das sementes de cânhamo (Cannabis sativa L.) –, substância química não psicoativa encontrada na cannabis.
A partir do próximo dia 17 de outubro, a cannabis será legalizada no Canadá. A Coca-Cola procura se juntar a outras empresas produtoras de cerveja e cigarros para testar esse tipo de mercado no país.
Em declarações distintas, a Coca-Cola e Aurora disseram estar interessadas no mercado das bebidas infundidas com canabidiol, mas não adiantaram detalhes. Depois do anúncio, as ações da Aurora subiram 17%, já as da Cola-Cola registraram um ligeiro aumento.
As bebidas com CBD não têm efeitos psicoativos, mas, provavelmente, visam aliviar a inflamação, a dor e as cólicas.
Os produtos baseados em CBD seriam diferentes dos produzidos pela indústria das bebidas alcoólicas, que visam gerar sensações através do uso do tetrahidrocanabinol (THC), o principal produto químico psicoativo presente na cannabis.
As produtoras de cerveja Constellation Brands, Molson Coors e Heineken já estão presentes nesse mercado. Por exemplo, a cerveja artesanal da Heineken, Lagunitas, lançou recentemente o Hi-Fi Hops, uma espécie de água tônica com sabor de cerveja infundida nas substâncias de THC e CBD.
Produtos mais saudáveis
A Coca-Cola procura um segmento de rápido crescimento que se encaixa bem na sua área de produtos funcionais de bem-estar. Recentemente, a gigante norte-americana lançou um novo sabor no Brasil, a Coca-Cola Plus Café Espresso, com 40% mais cafeína e 50% menos açúcar relativamente à Coca-Cola original.
“Provavelmente, as bebidas com THC ficam melhor com os fabricantes de cerveja, e talvez a CBD se encaixe melhor com a Coca-Cola, tendo em conta suas preocupações com a saúde e o bem-estar”, disse o analista da Liberum, Nico von Stackelberg.
Há também um crescente interesse por parte do consumidor pelo CBD, uma vez que suas propriedades servem perfeitamente como ingredientes para bebidas de recuperação esportiva. Aliás, produtos como a Gatorade também podem se interessar pelo novo mercado canadense.
Além da Aurora, as empresas de cannabis Tilray e Aphria também são alvos de parcerias com grandes companhias, que querem explorar esse negócio na América do Norte.
O Canadá é a primeira grande economia a legalizar a cannabis para fins recreativos. Vários estados dos Estados Unidos já legalizaram a cannabis, mas a substância continua proibida pela lei federal.
Ciberia // HypeScience / ZAP