Povoado na Indonésia vive com parentes mortos dentro de casa

São poucas as pessoas que gostam de falar ou sequer pensar na morte. No entanto, uma tradição secular em um povoado da Indonésia faz com que os mortos participem do dia-a-dia da população como se ainda estivessem vivos.

A ideia de manter o corpo de um morto dentro de casa parece bizarra, mas para o povoado de Tana Toraja, na ilha de Sulawesi, na Indonésia, esta é uma tradição secular que faz parte da vida de mais de um milhão de habitantes.

A repórter da BBC, Sahar Zand, teve a oportunidade de conhecer algumas destas pessoas. Um desses casos foi Mamak Lisa, que mantém o pai, Paulo Cirinda, “vivendo” na sua casa.

O progenitor, que morreu há doze anos, “está completamente imóvel e é difícil ver seus olhos por trás dos óculos empoeirados. A pele tem um aspecto áspero e cinzento, está perfurada por inúmeros buracos, como se tivesse sido comida por insetos, e o resto do corpo está coberto por várias camadas de roupa”, pode ler-se no testemunho da jornalista.

Neste povoado, depois que alguém morre, passam-se meses ou anos até se realizar o funeral. Durante este interregno, as famílias guardam os corpos em casa e cuidam deles como se estivessem apenas doentes.

Os corpos são limpos, as roupas são trocadas regularmente e os familiares lhes levam comida, bebida e cigarros duas vezes por dia. Os mortos têm até um recipiente no canto do quarto para fazer as “suas necessidades”. Além disso, nunca são deixados sozinhos e as luzes permanecem acesas quando anoitece.

Os familiares sentem que, se não cuidarem bem dos corpos dos entes queridos, seus espíritos podem voltar para assombrá-los.

“Embora sejamos todos cristãos”, explica Lisa, “nossos parentes normalmente vêm visitá-lo ou me ligam para saber como ele está, porque acreditamos que ele pode nos ouvir e ainda está à nossa volta”, acrescenta.

Funeral e enterro glorioso

Durante as suas vidas, os Torajans trabalham muito para conseguir acumular riqueza. No entanto, em vez de viver uma vida luxuosa, economizam para conseguir ter uma partida gloriosa. Cirinda vai permanecer em casa da sua filha até que a família esteja pronta para se despedir dele – emocional e financeiramente.

Segundo esta religião, os funerais são eventos nos quais a alma finalmente deixa a Terra e começa a sua longa e difícil jornada para a Pooya, estágio final da vida após a morte.

Quanto mais rico o morto tiver sido em vida, maior e mais elaboradas serão as cerimônias fúnebres. A jornalista da BBC esteve presente no funeral de Dengen, um homem rico e poderoso que teve um funeral que durou mais de quatro dias.

Depois do funeral, é hora de enterrar o morto. Os Torajans são raramente enterrados debaixo da terra. Em vez disso, são enterrados em túmulos da família ou colocados dentro ou fora de cavernas (há muitas, uma vez que a região é montanhosa).

Porém, o enterro não significa um adeus. A relação física entre os mortos e os vivos continua durante muito tempo, através de um ritual conhecido como “ma’nene”, que pode ser traduzido para “purificação dos corpos”. A cada dois anos, os caixões são retirados dos túmulos e abertos para um grande encontro com os mortos.

Nestas cerimônias, amigos e família oferecem comida e cigarros aos mortos, que também são limpos e enfeitados. No final, posam com todos juntos para um retrato de família.

axelrd / Flickr

Crânios num túmulo em Tana Toraja, na ilha de Sulawesi, na Indonésia

Crânios em um túmulo em Tana Toraja, na ilha de Sulawesi, na Indonésia

Cristianismo

Estes rituais estão desaparecendo lentamente, uma vez que mais de 80% dos Torajans deixaram ser “aluk to dolo” (a religião dos Torajans) para se tornarem cristãos. Pouco a pouco, as tradições estão mudando, apesar de as religiões sempre terem coexistido.

Quando os missionários holandeses chegaram à Indonésia, há cerca de um século, tentaram proibir todo tipo de religião animista (crença de que não há separação entre o mundo espiritual e o material).

Nos anos 50, porém, os colonizadores perceberam que, se quisessem que os Torajans aceitassem o cristianismo, teriam de ser mais flexíveis, e permitir que continuassem com seus rituais.

Ciberia // ZAP / BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …