Preço do ouro tem relação direta com a morte de meninas na Índia

Um estudo recente concluiu que o aumento do preço do ouro aumenta a mortalidade neonatal e o número de abortos de bebês do sexo feminino em relação aos do sexo masculino.

O preço do ouro influencia o número de abortos de fetos do sexo feminino, a probabilidade de as bebês ultrapassarem um mês de vida e a altura que atingem na idade adulta, tudo por culpa da tradição. O ouro, na forma de joias, é parte integrante dos dotes que os pais pagam pelo casamento das filhas, tradição proibida desde 1961.

Em um estudo recente foram analisados os dados de mais de 100 mil nascimentos, e comparados com a variação do preço do ouro ao longo de 35 anos nos mercados internacionais. Embora não haja dados sobre o número de dotes pagos, as joias são parte integral desses pagamentos e a Índia importa 90% do seu ouro.

Dessa forma, desde 1972 e 1985, um aumento de 1% no preço do ouro teria causado um aumento anual de 13 mil mortes neonatais de meninas. Aliás, o estudo refere que “nos meses em que o preço do ouro subiu, as chances de sobrevivência de uma menina no período neonatal eram significativamente mais baixas do que as dos meninos”.

Depois de 1985, com a introdução da tecnologia de ultrassom na Índia, que permitia descobrir o sexo do feto, um aumento de 1% no preço do ouro causava o “desaparecimento” de mais de 33 mil nascimentos femininos cada ano, escreve o The Guardian.

Todavia, o impacto é visível também na idade adulta. As mulheres que nasceram em meses nos quais os preços do ouro estavam elevados eram também mais baixas na idade adulta, devido à privação nutricional nos primeiros anos de vida, informa o Diário de Notícias.

Além disso, em 2015, houve 7.634 mortes, ou seja, 21 por dia, ligadas ao assédio devido ao pagamento do dote. As famílias do noivo exigem mais dinheiro e o caso pode levar ao suicídio das noivas ou ao seu assassinato.

Proibido na Índia desde 1961, o pagamento de dotes continua a existir. Inicialmente, eram destinados a garantir que as filhas tinham proteção financeira no casamento, mas agora são muitas vezes apropriados pelo noivo ou pelos pais dele.

Os autores do estudo revelam que o dote pode representar seis vezes o rendimento anual de uma família, sendo por isso normal que os pais comecem a poupar para o dote logo após o nascimento da filha – daí o impacto do preço do ouro na época do nascimento.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As plataformas de gelo da Antártida “cantam” (e é bizarro)

A União Americana de Geofísica publicou um vídeo da plataforma de gelo Ross, na Antártica, “cantando”. Os tons sísmicos podem ser usados para monitorar as alterações nas plataformas de gelo. Exploradores polares registraram sons extraordinários ao examinar como …

Graffiti pode revelar a verdadeira data da erupção que destruiu Pompeia

Na terça-feira (16), as autoridades italianas anunciaram que a erupção vulcânica que destruiu a cidade romana de Pompeia, em 79 a.C., pode ter acontecido dois meses mais tarde do que pensavam os cientistas. Até agora, pensava-se …

Crianças com até 2 anos são as que mais usam aplicativos

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicativos como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrônicos têm até 2 anos. Segundo o estudo “Happy Kids: Aplicativos Seguros e Benéficos para Crianças”, do …

Mineral ultra-raro é descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que se forma apenas quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até o momento, em todo o planeta, só foram encontrados seis exemplares desse …

Rede de trilhas de 18 mil km começa a ser construída no Brasil

O governo federal criou nesta sexta-feira (19) a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas), formada por quatro grandes corredores interligando paisagens naturais no país por onde milhões de pessoas poderão …

Jornalista saudita teria sido desmembrado ainda vivo; durou sete minutos

Jamal Khashoggi, o jornalista saudita desaparecido desde 2 de outubro, teria sido torturado durante sete minutos e desmembrado ainda vivo no interior do consulado da Arábia Saudita, em Istambul, revela a imprensa turca. O jornal turco …

Candidatos têm propostas antagônicas para direitos humanos

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) que disputam, no próximo dia 28, o segundo turno das eleições presidenciais deste ano, defendem diferentes pontos de vista sobre direitos humanos. Apesar de os dois citarem …

Eleita a 1ª deputada indígena do Brasil, Wapichana promete ser resistência

Combater as "ameaças" aos direitos dos povos indígenas será um dos principais desafios de Joênia Wapichana, a primeira mulher indígena na história a ser eleita para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. A adoção do …

Acessível e sustentável, parque suspenso em meio a Mata Atlântica é inaugurado em São Paulo

São Paulo e região metropolitana sofrem com a escassez de áreas verdes. O deficit acarreta na falta de opções de lazer e aumenta os efeitos da poluição. Por isso, é ótima a notícia de que São …

Com juristas, Haddad chama campanha anti-PT de “tentativa de fraude"

Na presença de vários juristas, o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, chamou nesta quinta-feira (18) de “tentativa de fraude eleitoral” as denúncias publicadas sobre a suposta existência de um grupo de …