IA pode ser usada para tornar dublagens de filmes mais naturais

(dr) Flawless

Uma startup inglesa quer usar a inteligência artificial para tornar as dublagens de filmes mais naturais.

Questões como sincronia labial, comprimento de falas e adaptações estão entre os principais desafios do trabalho de dublagem em todo o mundo. Agora, uma startup inglesa quer usar a inteligência artificial para ultrapassar esses obstáculos, empregando a mesma tecnologia dos deep fakes para combinar a performance dos atores de localização com a dos intérpretes originais de um filme ou série de TV.

O sistema, que usa machine learning e captura de movimentos, foi apresentado pela Flawless, que está estudando a tecnologia e seu funcionamento com foco na boca dos atores. A ideia, na teoria, é quase simples: os modelos de IA estudam a interpretação original e realizam uma fusão, colocando os movimentos dos dubladores nos lábios dos intérpretes de um filme, gerando resultados mais naturais e que preservem, simultaneamente, o trabalho de atuação realizado por ambos.

A ideia é atender a um anseio global, já que, ao contrário do que costuma acontecer no Brasil, plateias internacionais, principalmente nos EUA, não são tão adeptos dos longas dublados ou legendados. Além disso, para a Flawless, ler e assistir de forma simultânea pode fazer com que o espectador perca detalhes, enquanto a aplicação apenas do áudio dublado pode gerar uma distorção visual que, em alguns casos, parece incômoda — a tecnologia de machine learning aborda tudo isso de uma só vez.

Para a demonstração pública do projeto, a startup escolheu um clássico do cinema, Questão de Honra, e também se propôs um desafio, aplicando a tecnologia a uma das cenas mais icônicas do longa militar. O momento do tribunal, envolvendo os personagens interpretados por Tom Cruise e Jack Nicholson, aparece com a aplicação da localização para o francês de forma bastante natural.

Outros atores consagrados, como Tom Hanks e Robert De Niro, em filmes como Forrest Gump: O Contador de Histórias e Sequestro do Ônibus 657, também aparecem como parte do estudo envolvendo adaptações em outros idiomas, incluindo opções com fonética bem diferente do inglês, como alemão ou japonês. A Flawless diz que o sistema ainda não funciona de maneira totalmente precisa, mas diz estar bem satisfeita com os resultados obtidos até agora.

O trabalho da startup teve como ponto de partida um estudo de 2019 do Instituto de Informática Max Planck, da Alemanha, com foco em uma aplicação mais rápida e otimizada em termos de processamento. O resultado, como afirma a Flawless, é quase todo feito pela máquina, mas que ainda requer a necessidade de retoques visuais — a companhia fala em uma divisão de 85% e 15%, com a menor parte tendo de ser feita manualmente.

O grande foco da startup, afirma a própria, são os serviços de streaming, que podem ver uma redução de custos e um aumento nas audiências de produtos dublados com a ajuda da tecnologia. Além disso, a ideia é que o projeto sirva de vitrine, principalmente, aos dubladores, que também podem ter suas atuações transportadas para os longas em que atuam onde, antes, apenas a voz estava disponível.

Além disso, ela mostra uma ambição ainda maior e cita o recém-anunciado remake de Druk: Mais uma Rodada, que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro neste ano. A Flawless vê a recriação de filmes assim como um atendimento a exigências do público, também citada no ano anterior por Bong Joon Ho, de Parasita. Para a empresa, a aplicação das dublagens de forma natural poderia trazer mais amplitude a filmes internacionais e reduzir a dependência das filmagens com atores americanos e produções feitas no próprio país.

Os reflexos seriam globais, mas a startup também sabe que está diante de uma questão cultural que pode ou não ser alterada ao longo dos anos. Por enquanto, o foco está no primeiro contrato, assinado no início do mês com uma empresa não divulgada, e que também marca o lançamento oficial de uma tecnologia que já está pronta para o uso comercial, ainda que esteja em desenvolvimento.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …