Prefeitura instala jardins verticais em locais antes ocupados por grafite em SP

Rovena Rosa / Agência Brasil

-

A prefeitura da capital paulista começou a instalar ontem (30) jardins verticais nos muros públicos da avenida 23 de Maio. O projeto, chamado de Corredor Verde, será implementado em uma área de 10.950 m² de extensão na avenida.

Os paredões da avenida, até o último mês de janeiro, estavam ocupados por grafites produzidos por cerca de 200 artistas. No início do ano, o local – que ficou conhecido como o maior mural de grafite a céu aberto da América Latina – recebeu a terceira edição do programa municipal São Paulo Cidade Linda e parte das obras foram apagadas.

De acordo com a prefeitura, os muros nas proximidades do viaduto Tutotia serão os primeiros a receber o Corredor Verde na 23 de Maio. O local já teve instalada a irrigação e receberá nos próximos dias o plantio de 30 espécies de plantas e folhagens, como manjericão, coração magoado, alecrim, brilhantina, tapete inglês, orégano, salsa íris, e coleus.

Serão utilizadas mais de 250 mil mudas de plantas. As estruturas dos painéis serão feitas com 163,7 toneladas de lixo reciclado. Segundo a prefeitura, quando concluídos, os jardins irão capturar 66,8 toneladas de CO2 (dióxido de carbono). A administração municipal também espera que a construção do Corredor Verde reduza os ruídos na região.

“Vai ser uma nova referência na vida da cidade. É uma ação que mostra a humanização da cidade, com o objetivo de embelezar e preservar a capital”, disse o prefeito João Doria.

O projeto é continuidade de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado na gestão do prefeito Fernando Haddad, destinado à construção de oito jardins verticais na cidade. Até o fim de 2016, cinco deles foram instalados nas laterais de prédios nas proximidades do Minhocão, na região central da cidade.

“A atual gestão deu continuidade ao termo assinado, mas direcionou o projeto para a Avenida 23 de Maio, privilegiando os muros públicos no lugar de paredes de propriedades particulares. Além disso, estendeu o tempo de manutenção dos jardins, que inclui a revisão nos gotejadores, monitoramento diário da irrigação, fertilização, podas quando necessário e verificação da estrutura”, destacou a prefeitura em nota.

Além do Tutoia, receberão as instalações, até julho, os viadutos Santa Generosa, Beneficência Portuguesa, Pedroso, São Joaquim, e Jaceguai. O custo para cobertura de toda a extensão será de aproximadamente de R$ 9,7 milhões.

“Eu acho que pode ficar bastante interessante. Eu gostava dos murais, eu achava assim uma coisa muito paulistana, mas agora tem essa outra iniciativa, talvez seja uma solução curiosa para esse espaço”, disse o arquiteto, artista plástico e professor da Associação Escola da Cidade – Arquitetura e Urbanismo (AEC), Paulo Von Poser.

Ele acrescentou que os jardins podem ter um efeito positivo na temperatura e na poluição. “De qualquer maneira, visualmente, claro que não dá para comparar com uma obra de arte, é outra proposta”, concluiu.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …