Presídio em Porto Alegre quer ser exemplo para sistema carcerário nacional

Considerado durante anos como a pior penitenciária do Brasil, o Presídio Central de Porto Alegre, o maior da América Latina em um único complexo, quer se tornar um exemplo na recuperação de detentos através de iniciativas simples como, por exemplo, a educação.

Construído em 1959 com uma capacidade inicial para 700 presos e ampliado posteriormente para receber 1.700, o presídio sofre hoje o mesmo problema da maioria das prisões brasileiras: a superlotação e a insalubridade das instalações.

“A superlotação é o nosso principal problema. Temos 5.000 presos para uma capacidade de 1.700”, afirmou à Agência Efe o tenente coronel Marcelo Gayer, diretor da unidade.

A prisão é controlada desde julho de 1995 pela Brigada Militar, chamada pelo governo estadual para restaurar a ordem após uma série de violentas rebeliões, motins e fugas entre 1994 e 1995, que, junto com as suas péssimas condições, a transformaram na pior prisão do Brasil.

Responsável pelo Presídio Central desde março de 2015, Gayer admite que apenas “controla” metade dos presos, distribuídos em nove pavilhões, ainda que tente aplicar uma política diferente que a do uso da força e da violência sobre os presos, baseada no diálogo.

“É necessário o diálogo, que eles vejam que são respeitados como presos e como pessoas para um melhor funcionamento do centro”, explicou o diretor, ressaltando que a última morte na prisão aconteceu no final de 2015.

Parte deste respeito aos presos representa uma renovação da enfermaria e da escola da unidade, sem dúvida melhores que a maioria de postos de saúde e escolas públicas brasileiras, bem como uma pioneira galeria destinada aos presos gays e travestis.

Recentemente, o Presídio Central foi premiado pela eficiência no tratamento da tuberculose, ao conseguir reduzir sua taxa para 0,016%, a menor do país e muito abaixo da média nacional, de 2,3%.

O posto de saúde também inclui dois modernos consultórios odontológicos, com dois dentistas e um auxiliar.

“O Conselho Regional de Odontologia veio fazer uma vistoria e disse que os nossos consultórios estão em melhores condições que a maioria dos postos da região metropolitana de Porto Alegre”, comentou o capitão Vinícios de Aguiar. “O nosso dever é lhes dar as melhores condições de saúde“, acrescentou.

As dependências incluem uma escola, com biblioteca e sala de informática, e estão inscritos 240 alunos. Por cada quatro dias de aula, os presos reduzem em um dia sua condenação.

“Procuramos atender desde a alfabetização até o Ensino Médio, contribuindo para o resgate de suas penas, através da remissão, e ao mesmo tempo dando a eles formação e permitindo que concluam o Ensino Fundamental e Médio”, explicou à Efe o diretor da escola, Lourenço Rafael Seger.

“A escola é um espaço de liberdade, aqui são alunos. As palavras presos e prisão não são citadas nem vividas na escola, aqui são cidadãos em resgate de alguma coisa”, explicou Seger.

“O nosso trabalho é mudar o comportamento que ele traz da rua. Pode ser que não mude e continue fazendo o que fazia, mas dentro do espaço escolar, o que se busca em síntese é que conclua sua educação fundamental e a secundária, e que isto sirva de influência para que lá fora, seja com seus pais ou filhos, sigam este caminho da educação”, disse o diretor da escola.

Seger foi enfático ao afirmar: “Só com a educação que conseguiremos mudar este país. Mais educação, menos prisões“, concluiu.

Fora destas duas zonas ‘nobres’, a tensão no ambiente é palpável.

As instalações são velhas, com umidade e há, nos outros pavilhões, perto de 2.500 presos, na sua maioria membros de facções criminosas, que atuam como ‘donos’ das suas galerias.

Trata-se da autêntica realidade do sistema carcerário brasileiro, o quarto com mais detentos do mundo e no qual apenas este ano morreram mais de 150 presos em rebeliões e lutas internas, além dos registros de dezenas de fugas e denúncias de más condições das prisões.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …