Duas novas espécias de morcegos amarelos são descobertas na África

Duas novas espécies de morcegos amarelos foram recentemente descobertas no Quênia, na África. Mas os cientistas não estão interessados apenas nas cores apelativas desses animais.

Na verdade, essas espécies também fornecem pistas importantes sobre alguns ramos muito emaranhados da árvore genealógica dos morcegos.

Os morcegos da espécie Scotophilus, também conhecidos como morcegos amarelos africanos, vivem perto dos humanos, alinhando-se tipicamente nos beirais e nas vigas das casas das pessoas.

Os cientistas descobriram a primeira espécie Scotophilus há quase 200 anos. Desde então, foram descritas cerca de 21 espécies diferentes em toda a África e Sudeste Asiático, sendo 13 espécies nativas do continente africano – mas o número pode chegar a 15, de acordo com um novo estudo publicado este mês na Frontiers in Evolution and Ecology.

No entanto, esses morcegos não se “vestem” totalmente de amarelo. Os animais, que se alimentam de insetos e podem pesar até 85 gramas, têm barrigas coloridas, com várias cores, que vão desde branco, marrom e passando até por “laranja dourado”, disse o coautor do estudo, Bruce Patterson.

Como as espécies de Scotophilus podem ser extremamente parecidas, fica difícil determinar quantas espécies existem e em que região foram encontradas, disse o biólogo Terrence Demos.

Para complicar ainda mais a identificação, algumas espécies de morcegos conhecidas receberam nomes científicos apesar de não terem sido analisadas completamente. Outras espécies, explicou Patterson, receberam nomes duplicados.

Os cientistas recolheram amostras de DNA a partir da pele dos morcegos do Quênia, utilizando seus dados para organizar espécies e subespécies – populações que são geneticamente semelhantes, mas geograficamente isoladas.

Através dessa análise genética, os cientistas conseguiram – além de desvendar algumas ligações complicadas na árvore genealógica dos morcegos africanos amarelos – encontrar duas espécies desconhecidas até então.

O cientista acredita que, se a espécie tão diversificada mas pouco estudada fosse analisada geneticamente com uma amostra mais ampla, poderiam ser encontradas novas espécies de morcegos amarelos espalhadas pelo continente.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polícia da Holanda encontra família que diz ter passado 9 anos fechada em quarto secreto ‘esperando o fim do mundo’

Uma família de seis pessoas que passou nove anos em uma fazenda "esperando o fim do mundo" foi descoberta pela polícia na Holanda, depois que um deles apareceu em um bar da região de Ruinerworld. Um …

Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo

Nos últimos anos diversas pesquisas apontaram as vantagens de se ter um cachorro em casa. Nossos fiéis amigos de quatro patas são muito mais do que companheiros, mas podem nos ajudar a viver mais. É …

Desde 1970 a NASA sabe que existe vida em Marte, diz ex-engenheiro da agência

Em um artigo publicado na terça-feira (15) na revista Scientific American, Gilbert Levin, um ex-engenheiro da NASA que trabalhou nas missões Viking, faz uma afirmação polêmica: a de que, desde a década de 1970, a …

Brexit: União Europeia e Reino Unido anunciam um acordo em Bruxelas

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou na manhã desta quinta-feira (17) que encontrou um "excelente novo acordo" para o Brexit com a União Europeia, a poucas horas da cúpula da UE para selar a saída …

Câmara dos EUA condena retirada militar do norte da Síria

Por 354 votos a 60, deputados rejeitaram decisão de Trump de abandonar forças curdas que lutavam ao lado dos EUA. Resolução contou com apoio de mais da metade da bancada republicana. A Câmara de Representantes dos …

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …