Duas novas espécias de morcegos amarelos são descobertas na África

Duas novas espécies de morcegos amarelos foram recentemente descobertas no Quênia, na África. Mas os cientistas não estão interessados apenas nas cores apelativas desses animais.

Na verdade, essas espécies também fornecem pistas importantes sobre alguns ramos muito emaranhados da árvore genealógica dos morcegos.

Os morcegos da espécie Scotophilus, também conhecidos como morcegos amarelos africanos, vivem perto dos humanos, alinhando-se tipicamente nos beirais e nas vigas das casas das pessoas.

Os cientistas descobriram a primeira espécie Scotophilus há quase 200 anos. Desde então, foram descritas cerca de 21 espécies diferentes em toda a África e Sudeste Asiático, sendo 13 espécies nativas do continente africano – mas o número pode chegar a 15, de acordo com um novo estudo publicado este mês na Frontiers in Evolution and Ecology.

No entanto, esses morcegos não se “vestem” totalmente de amarelo. Os animais, que se alimentam de insetos e podem pesar até 85 gramas, têm barrigas coloridas, com várias cores, que vão desde branco, marrom e passando até por “laranja dourado”, disse o coautor do estudo, Bruce Patterson.

Como as espécies de Scotophilus podem ser extremamente parecidas, fica difícil determinar quantas espécies existem e em que região foram encontradas, disse o biólogo Terrence Demos.

Para complicar ainda mais a identificação, algumas espécies de morcegos conhecidas receberam nomes científicos apesar de não terem sido analisadas completamente. Outras espécies, explicou Patterson, receberam nomes duplicados.

Os cientistas recolheram amostras de DNA a partir da pele dos morcegos do Quênia, utilizando seus dados para organizar espécies e subespécies – populações que são geneticamente semelhantes, mas geograficamente isoladas.

Através dessa análise genética, os cientistas conseguiram – além de desvendar algumas ligações complicadas na árvore genealógica dos morcegos africanos amarelos – encontrar duas espécies desconhecidas até então.

O cientista acredita que, se a espécie tão diversificada mas pouco estudada fosse analisada geneticamente com uma amostra mais ampla, poderiam ser encontradas novas espécies de morcegos amarelos espalhadas pelo continente.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …