Primeira vacina contra a malária será lançada em 2018 com apoio da OMS

Sebastian Rich / Unicef

Kit para teste de malária

Kit para teste de malária

A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou o lançamento da primeira vacina contra a malária do mundo para 2018.

Em comunicado, a agência da ONU informou que o projeto-piloto será feito na África Subsaariana. Para o diretor do Programa Global de Malária da OMS, Pedro Alonso, a iniciativa é um marco na luta contra a doença.

A decisão de produzir à vacina é resultado de uma parceria do laboratório GlaxoSmithKline com a Fundação Bill & Melinda Gates e a Path Malaria Vaccine Initiative (MVI).

A imunização, conhecida como RTS,S, age contra o parasita da malária, P. falciparum, muito comum na África.

A vacina, que passou pelas fases de testes, deve oferecer proteção parcial contra a malária em crianças de 17 meses a 5 anos.  A etapa inicial custou US$ 15 milhões. Os parceiros prometem mais US$ 37 milhões para os próximos quatro anos.

A OMS alerta, no entanto, que a vacina sozinha não será uma forma de prevenção absoluta contra a malária, mas que pacientes devem complementar a proteção usando mosquiteiros com inseticida, testes, medicamentos e outras medidas especialmente para bebês e durante a gravidez.

O Fundo Global afirma que a parceria histórica para vencer a malária entre a Gavi e o Unitaid unindo ainda as três maiores instuições de financiamento de saúde do mundo deve ajudar a combater a doença, que é uma das maiores causas de morte de crianças em todo o globo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …

Coreia do Sul eleva capacidades de combate para conter ameaça norte-coreana

A Coreia do Sul planeja elevar suas capacidades militares para conter as ameaças de mísseis de curto alcance dos norte-coreanos, declarou o Ministério da Defesa sul-coreano. A declaração ocorreu após os norte-coreanos prometerem elevar o arsenal …

Como a vacinação em massa salvou a Escócia em 1950

Em 2021, haverá uma campanha de vacinação em massa como nenhuma outra realizada no mundo. Hoje se trata de parar o covid-19, mas, em meados do século passado, um programa de vacinação se tornou a …

Em provocação a Biden, Kim Jong-un avisa que vai reforçar arsenal nuclear da Coreia do Norte

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou que vai reforçar o arsenal nuclear de seu país, em discurso de encerramento do congresso do partido no poder, anunciou nesta quarta-feira (13) a imprensa oficial, a uma …

Bolsonaro sabota combate à covid-19, diz relatório da Human Rights Watch

Estudo anual da Human Rights Watch sobre direitos humanos no mundo reserva capítulo com duras críticas ao governo brasileiro e diz que ele agiu deliberadamente para minar políticas contra a pandemia. O presidente Jair Bolsonaro agiu …

Nasa dá detalhes, incluindo data e horário em que asteroide pode atingir Terra

Anote na agenda: 6 de maio de 2022, às 5h12. É sempre bom saber quando um asteroide vai atingir o seu planeta, não é mesmo? As informações são da Nasa (agência espacial americana), que revelou …

Filtro instalado em bicicleta purifica o ar por onde passa

Uma estudante de design teve uma ideia simples e genial. Ela instalou um filtro na bike para purificar o ar ponde passa pedalando. O Rolloe, como é chamado, tem quatro camadas de carvão ativado, HEPA lavável …