Primeira vacina contra a malária será lançada em 2018 com apoio da OMS

Sebastian Rich / Unicef

Kit para teste de malária

Kit para teste de malária

A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou o lançamento da primeira vacina contra a malária do mundo para 2018.

Em comunicado, a agência da ONU informou que o projeto-piloto será feito na África Subsaariana. Para o diretor do Programa Global de Malária da OMS, Pedro Alonso, a iniciativa é um marco na luta contra a doença.

A decisão de produzir à vacina é resultado de uma parceria do laboratório GlaxoSmithKline com a Fundação Bill & Melinda Gates e a Path Malaria Vaccine Initiative (MVI).

A imunização, conhecida como RTS,S, age contra o parasita da malária, P. falciparum, muito comum na África.

A vacina, que passou pelas fases de testes, deve oferecer proteção parcial contra a malária em crianças de 17 meses a 5 anos.  A etapa inicial custou US$ 15 milhões. Os parceiros prometem mais US$ 37 milhões para os próximos quatro anos.

A OMS alerta, no entanto, que a vacina sozinha não será uma forma de prevenção absoluta contra a malária, mas que pacientes devem complementar a proteção usando mosquiteiros com inseticida, testes, medicamentos e outras medidas especialmente para bebês e durante a gravidez.

O Fundo Global afirma que a parceria histórica para vencer a malária entre a Gavi e o Unitaid unindo ainda as três maiores instuições de financiamento de saúde do mundo deve ajudar a combater a doença, que é uma das maiores causas de morte de crianças em todo o globo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Blob": o que é a misteriosa criatura com 720 sexos e sem cérebro

Ele não tem boca, estômago, olhos, tampouco pode detectar ou digerir alimentos. Também não tem braços ou pernas, mas consegue se locomover — e, em um único dia, dobrar de tamanho. É capaz de aprender e …

Planalto suspende indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada nos EUA

Desgaste político e crise entre clã Bolsonaro e PSL minam nomeação do filho do presidente, que dificilmente seria aprovada pelo Senado. Caso ocorre após batalha pela liderança da legenda na Câmara. O Palácio do Planalto decidiu …

EUA aplicam tarifas punitivas sobre produtos da UE

Após aval da OMC, entram em vigor aumentos tarifários de 10% e 25%, afetando 7,5 bilhões de dólares em produtos do bloco europeu. Bruxelas poderá retaliar com sanções. As autoridades de comércio dos Estados Unidos confirmaram …

Polícia libera filho do chefe do narcotráfico El Chapo depois de emboscada

Alvos de uma violenta represália dos narcotraficantes, os policiais mexicanos foram obrigados a soltar Ovidio Guzmán López, um dos filhos do célebre El Chapo, do cartel de Sinaloa, pouco depois de prendê-lo, nesta quinta-feira (17) …

Pesquisa identifica quais as preferências musicais em cada região do Brasil

Ainda que a cultura brasileira tenha o hábito de importar, no bom e no mal sentido, tudo que pode de países estrangeiros – em especial dos EUA e alguns países da Europa – na hora …

Estudo descobre que humanos têm capacidade de regeneração como a salamandra

Infelizmente, seres humanos não podem se dar ao luxo de perder nenhum pedacinho do corpo, porque todos são insubstituíveis. Ou talvez não. Um estudo da Universidade Duke (EUA) descobriu que somos muito melhores em regenerar cartilagem …

Polícia da Holanda encontra família que diz ter passado 9 anos fechada em quarto secreto ‘esperando o fim do mundo’

Uma família de seis pessoas que passou nove anos em uma fazenda "esperando o fim do mundo" foi descoberta pela polícia na Holanda, depois que um deles apareceu em um bar da região de Ruinerworld. Um …

Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo

Nos últimos anos diversas pesquisas apontaram as vantagens de se ter um cachorro em casa. Nossos fiéis amigos de quatro patas são muito mais do que companheiros, mas podem nos ajudar a viver mais. É …

Desde 1970 a NASA sabe que existe vida em Marte, diz ex-engenheiro da agência

Em um artigo publicado na terça-feira (15) na revista Scientific American, Gilbert Levin, um ex-engenheiro da NASA que trabalhou nas missões Viking, faz uma afirmação polêmica: a de que, desde a década de 1970, a …

Brexit: União Europeia e Reino Unido anunciam um acordo em Bruxelas

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou na manhã desta quinta-feira (17) que encontrou um "excelente novo acordo" para o Brexit com a União Europeia, a poucas horas da cúpula da UE para selar a saída …