“Negro correndo é ladrão”: questão de concurso público tem alternativas com insultos racistas

Joca Duarte / Creative Commons

Uma questão de prova em um concurso público para 200 vagas na Prefeitura de Morrinhos, sul de Goiás, utilizou frases com insultos racistas em suas alternativas.

A pergunta pedia a interpretação de um texto bíblico e tinha quatro alternativas, todas com ofensas a negros. As opções tinham termos como “negro deitado é um porco, de pé é um toco” ou “negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu”.

A questão foi denunciada por Hélio de Araújo Júnior, um dos 3 mil candidatos que fizeram a prova. Ele se sentiu constrangido no momento em que leu os insultos e, logo após sair da sala, procurou uma delegacia.

Algumas pessoas riram, fazendo chacota na hora que viram a questão, outros tomaram dores e faziam sinais negativos de que a aquela pergunta era inadequada”, relatou ao G1.

A avaliação foi aplicada no último dia 15, em Morrinhos. Ela trouxe, ainda, na categoria de conhecimentos gerais, um texto intitulado “Qual a origem do racismo?“. O material dizia que, no século XV, teólogos europeus chegaram à conclusão de que escravizar africanos era algo natural.

De acordo com a prova, o embasamento para a teoria estava em uma passagem do Livro de Gênesis, em que Canaã, filho de Noé, se embriaga e é condenado à escravidão. Com base no texto, a questão perguntou qual seria o provérbio racista que representava a ideia do trecho da Bíblia.

Segundo a comissão organizadora, a alternativa correta era “negro só tem de gente os dentes“. As outras diziam “negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu”; “negro quando não suja na entrada, suja na saída”; “negro deitado é um porco, e de pé um toco”.

TV Anhaguera

Apolônio Nunes de Oliveira, representante da empresa responsável pelo concurso e coordenador, disse que a ideia era provocar uma discussão sobre racismo. “A ideia que a banca teve ao colocar esta questão foi de que isto chamava a discussão do preconceito, da origem do preconceito. Eu quero defender com toda nossa garra, com toda nossa força, que jamais teve o intuito de ofender ninguém”, disse ele.

O delegado da Polícia Civil local, Fabiano Jacomelis, afirmou que tanto os responsáveis pela prova quanto a prefeitura serão intimados a prestar esclarecimento. “A pessoa pode ser inserida na lei de racismo e responder pelas penas existentes na legislação”, afirmou ele.

A Prefeitura de Morrinhos disse que cobrou explicações da empresa que aplicou a prova. Também afirmou que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação para prestar depoimento.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …