“Negro correndo é ladrão”: questão de concurso público tem alternativas com insultos racistas

Joca Duarte / Creative Commons

Uma questão de prova em um concurso público para 200 vagas na Prefeitura de Morrinhos, sul de Goiás, utilizou frases com insultos racistas em suas alternativas.

A pergunta pedia a interpretação de um texto bíblico e tinha quatro alternativas, todas com ofensas a negros. As opções tinham termos como “negro deitado é um porco, de pé é um toco” ou “negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu”.

A questão foi denunciada por Hélio de Araújo Júnior, um dos 3 mil candidatos que fizeram a prova. Ele se sentiu constrangido no momento em que leu os insultos e, logo após sair da sala, procurou uma delegacia.

Algumas pessoas riram, fazendo chacota na hora que viram a questão, outros tomaram dores e faziam sinais negativos de que a aquela pergunta era inadequada”, relatou ao G1.

A avaliação foi aplicada no último dia 15, em Morrinhos. Ela trouxe, ainda, na categoria de conhecimentos gerais, um texto intitulado “Qual a origem do racismo?“. O material dizia que, no século XV, teólogos europeus chegaram à conclusão de que escravizar africanos era algo natural.

De acordo com a prova, o embasamento para a teoria estava em uma passagem do Livro de Gênesis, em que Canaã, filho de Noé, se embriaga e é condenado à escravidão. Com base no texto, a questão perguntou qual seria o provérbio racista que representava a ideia do trecho da Bíblia.

Segundo a comissão organizadora, a alternativa correta era “negro só tem de gente os dentes“. As outras diziam “negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu”; “negro quando não suja na entrada, suja na saída”; “negro deitado é um porco, e de pé um toco”.

TV Anhaguera

Apolônio Nunes de Oliveira, representante da empresa responsável pelo concurso e coordenador, disse que a ideia era provocar uma discussão sobre racismo. “A ideia que a banca teve ao colocar esta questão foi de que isto chamava a discussão do preconceito, da origem do preconceito. Eu quero defender com toda nossa garra, com toda nossa força, que jamais teve o intuito de ofender ninguém”, disse ele.

O delegado da Polícia Civil local, Fabiano Jacomelis, afirmou que tanto os responsáveis pela prova quanto a prefeitura serão intimados a prestar esclarecimento. “A pessoa pode ser inserida na lei de racismo e responder pelas penas existentes na legislação”, afirmou ele.

A Prefeitura de Morrinhos disse que cobrou explicações da empresa que aplicou a prova. Também afirmou que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação para prestar depoimento.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …