Primeiro pâncreas artificial é aprovado nos EUA

(dr) Medtronic

O MiniMed 670g, o primeiro "pancreas artificial"

O MiniMed 670g, o primeiro “pancreas artificial”

O Food and Drugs Administration (FDA), órgão responsável pela regulação de remédios dos Estados Unidos, acaba de aprovar o MiniMed 670G, um dispositivo médico que monitora os níveis de açúcar no sangue de pacientes diabéticos e automaticamente injeta a dose de insulina necessária.

O primeiro sistema automático de liberação de insulina, desenvolvido pela Medtronic, uma empresa de Dublin, na Irlanda, foi aprovado para pacientes acima de 14 anos de idade com Diabetes tipo 1.

O dispositivo deve facilitar a vida de quem sofre com esse problema. Essas pessoas não conseguem produzir quantidades suficientes de insulina, o hormônio que regula a quantidade de açúcar no sangue.

Para compensar a deficiência, pode ser necessário tomar várias injeções diárias de insulina ou usar um pequeno cateter.

Para substituir essas técnicas manuais, o MiniMed 670G mede a cada cinco minutos a quantidade de açúcar no sangue e ajusta o nível de insulina com pouco ou nenhuma interferência do usuário.

“Ele pode dar às pessoas com Diabetes tipo 1 mais liberdade para viver suas vidas sem ter que monitorar constantemente a glicose e administrar insulina”, diz Jeffrey Shuren, porta-voz do FDA, citado pelo Gizmodo.

Para realizar as duas tarefas, o dispositivo tem um sensor conectado ao corpo e um cateter que libera a insulina. O local de liberação de insulina deve ser alternado a cada duas semanas.

O dispositivo tem sido chamado de “pâncreas artificial”, mas ele não compensa completamente as atividades do órgão. Quem sofre com esse tipo de diabetes ainda precisa tomar cuidado com a quantidade de carboidratos ingerida e inserir esta informação no sistema do MiniMed 670G, para que ele possa ajustar corretamente a dose de insulina.

O FDA aprovou o dispositivo com base em um estudo que monitorou 123 participantes por três meses, sem detectar efeitos colaterais sérios, como hipoglicemia ou cetoacidose diabética.

O produto deve chegar aos consumidores em março de 2017.

O próximo passo da Medtronic, empresa irlandesa responsável pelo seu desenvolvimento é adaptar o dispositivo para que crianças com menos de 14 anos também possam utilizá-lo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Walmart recolhe armas em lojas por risco de "agitação social" em reta final das eleições nos EUA

Revólveres, pistolas, fuzis e munição de diferentes calibres foram recolhidos nesta semana das lojas Walmart, nos EUA, onde eram expostas do mesmo jeito que telefones celulares ou eletrônicos são apresentados em lojas de departamento no …

Fazenda futurista planeja cultivar e servir carne “impressa” no Espaço

Se a reprodução dos sabores, da textura, da aparência e do aroma de carnes de origem animal não são mais limite para as empresas que produzem carne vegetal, muito em breve nem o próprio Planeta …

Rara cobra de duas cabeças encontrada na Florida

O que tem dois cérebros, nenhuma perna e a melhor foto de perfil no Facebook? Com certeza esta rara cobra de duas cabeças recentemente descoberta por um gato doméstico em Palm Harbor, Flórida, EUA. A família …

Segunda onda no Brasil pode vir a qualquer momento, alerta especialista

Apesar de diminuição dos casos, epidemia do coronavírus não acabou no Brasil e segunda onda da COVID-19 pode acontecer a qualquer momento, disse médica à Sputnik Brasil. Na terça-feira (27), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância …

Marido de Isabel dos Santos morreu no Dubai

Morreu nesta quinta-feira no Dubai o marido da empresária angolana Isabel dos Santos, o empresário congolês Sindika Dokolo, segundo confirmou à agência noticiosa Lusa, uma fonte ligada à família. A imprensa congolesa indicou há algumas …

Brasileira é uma das três vítimas do atentado em Nice

Uma brasileira está entre as três vítimas do atentado com faca ocorrido na cidade francesa de Nice nesta quinta-feira (29/10), segundo confirmou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em comunicado, o Itamaraty afirmou que a …

Governo do Catar se desculpa por exames ginecológicos forçados feitos em aeroporto

O Catar fez nesta quarta-feira (28) um mea culpa pelos exames ginecológicos forçados a que foram submetidas várias mulheres no aeroporto de Doha. Os testes foram realizados com o objetivo de encontrar a mãe …

Sonda descobre 'duendes' e 'elfos' surgindo na atmosfera de Júpiter

Uma equipe de cientistas analisou imagens ultravioletas da sonda Juno, da NASA, no planeta gigante, e por 11 vezes surgiram luzes extremamente curtas e peculiares. A sonda espacial Juno, da agência espacial norte-americana NASA, captou uma …

Astrônomos descobrem atividade em objeto planetário distante do Sistema Solar

Uma equipe de astrônomos anunciou sua descoberta da atividade de Centaur 2014 OG392, um objeto planetário observado pela primeira vez em 2014. Centauros são planetas menores que os astrônomos pensam que se originaram no Cinturão de …

Com Google acusado de monopólio, Apple estaria agilizando seu próprio buscador

No mês de agosto, o Canaltech noticiou que a Apple poderia estar trabalhando em seu próprio motor de busca para não ter mais que utilizar os recursos do Google. Agora, novas informações divulgadas pelo jornal Financial …