O melão é muito rico em nutrientes e tem um alto poder hidratante. No entanto, os nutricionistas avisam que esta “fruta suculenta” pode engordar, piorar a diabetes e ainda estimular a candidíase em mulheres.
“O melão é digerido muito rápido e isso faz com que a glicose entre muito rápido no sangue, gerando um pico de glicemia. Esse processo também vai exigir grandes quantidades de insulina para promover a entrada de glicose nas células e isso faz engordar”, garante a nutricionista Flávia Cyfer, em entrevista ao Vix.
Se a pessoa não for diabética, a insulina presente no sangue irá ajudar a glicose a ser absorvida corretamente pelo organismo. Mas, numa pessoa que tenha falta de insulina, os níveis de glicose irão aumentar.
A especialista destaca ainda que o melão deve ser evitado por mulheres que sofram de candidíase, porque a doença pode piorar por causa dos fungos presentes no melão, à volta das sementes.
“O melão tem muitos fungos – é aquela parte branca que fica por cima das sementes – e uma mulher que já sofra com a doença pode ter o problema aumentado”, sublinhou.
Mas nem tudo é negativo. A nutricionista recorda que, de fato, o melão tem um forte poder hidratante e alcalinizante, o que significa que pode neutralizar o organismo de pessoas que ingerem alimentos com muita gordura.
// ZAP