Gendarmerie de Lamballe

A polícia do departamento ocidental francês de Côtes-d’Armor está procurando um palhaço que estava assustando com serra elétrica os motoristas da região nos dias 8 e 9 de abril, fim de semana passado.
A epidemia de palhaços macabros que no ano passado provocou o alarme na Inglaterra e nos Estados Unidos e que chegou ao Brasil em outubro parece estar de volta na França.
Segundo o France Bleu, na madrugada de domingo, um motorista viu um homem disfarçado de palhaço: calça amarela e casaco violeta. Sua cara estava coberta com máscara de soldador. Já em suas mãos, o palhaço macabro segurava uma serra elétrica.
Segundo o testemunho do motorista, o palhaço não estava sozinho, mas acompanhado por dois outros homens, cujo papel na “brincadeira” não é ficou claro. Após avistar o palhaço macabro, o motorista avisou de imediato a polícia, que demorou alguns minutos para chegar ao local. Com a chegada das autoridades, o palhaço fugiu.
Apesar dos esforços do motorista, que tentou impedir a fuga do personagem, o palhaço desapareceu na noite, deixando para trás as roupas, a máscara de soldador e a motosserra.
A polícia local divulgou uma foto dos adereços usados pelo palhaço, com um apelo para que consiga testemunhos que possam ajudar a identificar o autor da pegadinha.
Segundo o France Bleu, as autoridades locais consideram que “tudo não passou de uma brincadeira de mau gosto”, mas pretendem esclarecer a situação para que os “palhaços macabros” não se popularizem“ novamente.
A França viveu em 2014 uma “epidemia” de palhaços macabros que, de acordo com o sociólogo Robert Bartholomew, foi “bastante intensa e violenta”, tendo levado à prisão de 12 “palhaços assassinos” adolescentes.
Em 2016, uma nova onda de ataques realizados por “palhaços macabros” atingiu uma série de países do norte da Europa e Estados Unidos. Destaca-se que ataques desta espécie, incluindo ataques armados, tiveram lugar nos EUA, Grã-Bretanha, Alemanha e Suécia.
A onda de palhaços agressivos atingiu os subúrbios de Paris, onde um adolescente vestido de palhaço e um cúmplice foram detidos depois de terem agredido uma mulher.
Entre os diversos incidentes registados, os mais graves ocorreram na Suécia, onde um homem mascarado esfaqueou um adolescente e fugiu.
No dia anterior, dois palhaços tinham ameaçado uma mulher e outro grupo de palhaços macabros cercou quatro crianças de dez anos e os ameaçou com o que depois se concluiu serem motosserras falsas.
“Os guardas opinam que não passou de uma brincadeira de mau gosto. Ao mesmo tempo, eles tentam esclarecer a situação para que ‘palhaços aterrorizantes’ não se popularizem”, informa o portal.
Em outubro, a onda de “palhaços macabros” chegou ao Brasil, com relatos nas redes sociais de homens vestidos de palhaço “fazendo graça para assustar” em algumas regiões no estado de São Paulo.
Ciberia // Sputnik News