Se a educação é o futuro, o futuro da educação não se restringe à pedagogia, aos métodos de ensino e nem mesmo à sala de aula – e também passa pela arquitetura e pela estrutura concreta da própria escola de modo geral.
Foi para projetar esse em um amanhã melhor, mais sustentável e ecológico para as escolas que virão que o designer Valentino Gareri desenvolveu a Tree House School, uma escola pensada como uma casa na árvore. A ideia é partir de uma construção modular e sustentável para conectar as crianças com a natureza e levar educação – e arquitetura – de ponta para o campo.
Dividindo os alunos por classes e idades espalhados pelos diversos andares do projeto, a Tree House School é essencialmente uma escola imersa na natureza, que combina salas tradicionais com espaços ao ar livre para facilitar e humanizar os protocolos de segurança e a dinâmica do distanciamento social na volta às aulas durante a atual pandemia do novo coronavírus.
A ideia é que o projeto contemple todas as etapas do processo educional, do jardim de infância ao segundo grau, aproveitando a luz e a ventilação natural para economizar no consumo de energia e os amplos espaços do projeto – que visa tornar até mesmo o teto de cada andar em espaço de ensino.
Utilizando métodos sustentáveis como coleta de água da chuva, painéis fotovoltaicos e sistemas eólicos de energia para alimentar o edifício, o projeto localiza as salas de aula no anel central, que se conecta diretamente com os pátios e os espaços abertos.
Cada módulo mede cerca de 55 metros quadrados conectados por um corredor central. Aproveitando a reavaliação da vida nos grandes centros urbanos que a Covid-19 naturalmente trouxe, a ideia é que a facilidade de construção do complexo possa levar a “Escola na Árvore” para o interior dos países, em regiões em que a conexão com a natureza seja ainda mais fácil e direta.
A ideia é que a Tree House School funcione 24 horas, todos os dias da semana, para além de somente uma escola: como um verdadeiro centro comunitário, com praças, cafés e livrarias abertas a todos. O sistema modular permite expansões futuras, além da inclusão de residências temporárias para alunos e funcionários, e centros médicos.
// Hypeness