Prostíbulos da Tailândia lavam dinheiro na Bolsa de Valores de Bangkok

Vista de Bangkok, capital da Tailândia

Os lucros da próspera indústria do sexo fluem por diversos setores da Tailândia, como no futebol e em várias companhias que cotam na bolsa de valores, segundo revelou uma investigação policial contra o tráfico de pessoas.

Kampol Wirathepsuporn, sobre quem pesam 12 ordens de prisão por crimes de tráfico humano e prostituição de menores, entre outros, está foragido após ser identificado como proprietário do bordel Victoria Secret, onde no último dia 12 de janeiro as autoridades libertaram 20 mulheres vítimas do tráfico de pessoas.

O Departamento de Investigações Especiais (DSI) iniciou as averiguações em 2017, após o resgate de uma jovem que tinha sido obrigada a trabalhar no citado prostíbulo quando tinha 12 anos.

“Há mais de 15 anos Kampol me comprou o Victoria Secret” e outros dois estabelecimentos, declarou à EFE Chuwit Kamolvisit, que diz ter ajudado a polícia durante as investigações.

Chuwit, antigo agenciador e agora defensor da luta contra a corrupção, garante que Kampol e as máfias da indústria do sexo utilizam a Bolsa de Bangcoc para lavar os lucros obtidos de maneira irregular.

“A peça principal (para a lavagem de dinheiro) é um corretor muito conhecido na bolsa e que gerencia as finanças de várias pessoas com negócios duvidosos. Este homem conhece as brechas legais para adquirir ações com dinheiro de procedência ilícita”, afirmou Chuwit ao identificar esta pessoa como “Mister C”.

Os gráficos de meia dúzia de empresas de diferentes setores mostram uma queda abrupta e sem razão aparente nas suas cotações ao início da sessão na manhã de 15 de janeiro, a primeira após a batida policial contra o bordel de Bangcoc.

A polícia e a Comissão Nacional do Mercado de Valores investigam a desvalorização repentina ocorrida nas companhias, que vão desde empresas de construção até grupos de comunicação, e que, segundo Chuwit, contam com um acionista em comum: Kampol.

Entre os papéis apreendidos no prostíbulo está uma lista com “clientes especiais”, onde aparecem os nomes de mais de 20 oficiais, alguns deles do escritório de Imigração, de Impostos e da Brigada contra o Tráfico de Pessoas.

O antigo chefe da Polícia Nacional e o atual presidente da Federação Tailandesa de Futebol, Somyot Poompanmoung, admitiu na semana passada ter recebido um empréstimo de 300 milhões de baths (mais de R$ 30 milhões) de Kampol.

O ex-delegado reconheceu aos veículos de imprensa ser amigo pessoal de Kampol há mais de 20 anos, mas alegou que desconhecia seus negócios ilegais.

Somyot, interrogado pelo DSI por aparecer nas transações financeiras das contas do suspeito, afirmou que já devolveu o empréstimo e que toda a operação foi realizada legalmente, embora ainda não tenha apresentado às autoridades as provas que sustentem a sua versão.

Um time de futebol do norte do país que participa da primeira divisão tailandesa e a compra milionária de terras na província de Phang Nga são, de acordo com o depoimento de Chuwit, outros instrumentos do sistema de lavagem de dinheiro elaborado por Kampol.

O departamento de investigação tailandês aponta que trabalha para fechar o cerco sobre os esquemas de corrupção.

A imprensa local especula que a recente operação policial se deve a razões políticas, algo que a polícia nega e sobre o que Chuwit evita se pronunciar.

Apesar de a prostituição ser ilegal sob as conservadoras leis da Tailândia, a prática é evidente em todos os cantos do país, famoso por ser um grande destino na rota do turismo sexual.

Um vasto setor que, segundo estimativas de um estudo da companhia Havocscope, movimenta mais de US$ 6,4 bilhões por ano e conta com entre 150 mil e 200 mil profissionais do sexo, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …