Província do Canadá aprova salário básico universal

Kris Krug / Flickr

Os habitantes da Ilha do Príncipe Eduardo já eram assim felizes...

Os habitantes da Ilha do Príncipe Eduardo já eram assim felizes…

O governo da pequena província canadense de Ilha do Príncipe Eduardo tomou importante passo em direção à implementação do salário básico universal para cidadãos. Uma proposta de lei foi aprovada pelos líderes de quatro partidos políticos da província.

O projeto piloto visa diminuir a pobreza, aumentar a saúde, reduzir crimes e melhorar os níveis de educação.

Aprovar o projeto foi apenas o começo de um longo trabalho de implementação deste salário universal. Apesar do desafio, os legisladores da província estão otimistas com o potencial de sucesso do projeto.

“As pessoas são retiradas da pobreza ou recebem meios pelos quais possam sobreviver e prosperar na vida e tendem a seguir para realizar ótimas coisas. Elas focam nas coisas que realmente querem fazer”, aponta um dos legisladores, Jordan Brown.

Como ele funciona

Neste projeto, o salário é uma forma de seguro social em que todos os cidadãos da província recebem regularmente uma soma de dinheiro além de sua renda normal. O conceito é polêmico, mas é defendido em um momento em que muitos perdem seus empregos por conta dos avanços tecnológicos.

Aqueles que apoiam o sistema dizem que ele pode libertar cidadãos do ciclo vicioso da pobreza e permitir que as pessoas vivam com mais autonomia. Eles acreditam que o salário universal é um investimento nos cidadãos que permite que eles sejam membros da sociedade mais produtivos.

Mas os que são contra, por outro lado, dizem que o programa pode acabar criando um estado vulnerável à inflação e causar um impacto negativo para o mercado de trabalho.

Os legisladores acreditam que um sistema equilibrado pode evitar esses problemas.

“A chave para tornar programas de salário universal experiências de sucesso é o nível em que o salário mínimo é estabelecido. Ele tem que ser suficiente para que as pessoas não vivam na pobreza, mas não pode ser tão alto que tire o incentivo para que elas trabalhem”, explica o legislador Brad Trivers.

Elon Musk, o criador dos carros Tesla e fundador da empresa de transporte espacial SpaceX, acredita que o salário básico universal é a tendência para o mundo todo. Para o visionário criador do Paypal, fundador da SpaceX e inventor do Hyperloop, quanto mais tecnologia tivermos para realizar o trabalho, mais tempo livre poderemos ter.

Infelizmente, o que vemos na maioria das grandes indústrias é que o trabalhador é substituído por máquinas e demitido, mas Musk faz diferente nas fábricas da Tesla.

Quando um colaborador da Tesla contribui para o desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar sua atividade, ao invés de ser substituído, recebe um novo trabalho em uma área ainda mais atraente.

Como menor província do Canadá, a Ilha do Príncipe Eduardo é o local ideal para testar o programa. Depois de implementado, o governo poderá avaliar os impactos do sistema e avaliar se os benefícios superam os custos.

Claro que é possível que as consequências poderão ser observadas apenas na próxima geração, que poderá ter mais qualidade de vida durante os anos de formação e podem contribuir mais para a sociedade quando crescerem.

Sem dúvida o resto do mundo estará observando o programa com atenção.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …