Província do Canadá aprova salário básico universal

Kris Krug / Flickr

Os habitantes da Ilha do Príncipe Eduardo já eram assim felizes...

Os habitantes da Ilha do Príncipe Eduardo já eram assim felizes…

O governo da pequena província canadense de Ilha do Príncipe Eduardo tomou importante passo em direção à implementação do salário básico universal para cidadãos. Uma proposta de lei foi aprovada pelos líderes de quatro partidos políticos da província.

O projeto piloto visa diminuir a pobreza, aumentar a saúde, reduzir crimes e melhorar os níveis de educação.

Aprovar o projeto foi apenas o começo de um longo trabalho de implementação deste salário universal. Apesar do desafio, os legisladores da província estão otimistas com o potencial de sucesso do projeto.

“As pessoas são retiradas da pobreza ou recebem meios pelos quais possam sobreviver e prosperar na vida e tendem a seguir para realizar ótimas coisas. Elas focam nas coisas que realmente querem fazer”, aponta um dos legisladores, Jordan Brown.

Como ele funciona

Neste projeto, o salário é uma forma de seguro social em que todos os cidadãos da província recebem regularmente uma soma de dinheiro além de sua renda normal. O conceito é polêmico, mas é defendido em um momento em que muitos perdem seus empregos por conta dos avanços tecnológicos.

Aqueles que apoiam o sistema dizem que ele pode libertar cidadãos do ciclo vicioso da pobreza e permitir que as pessoas vivam com mais autonomia. Eles acreditam que o salário universal é um investimento nos cidadãos que permite que eles sejam membros da sociedade mais produtivos.

Mas os que são contra, por outro lado, dizem que o programa pode acabar criando um estado vulnerável à inflação e causar um impacto negativo para o mercado de trabalho.

Os legisladores acreditam que um sistema equilibrado pode evitar esses problemas.

“A chave para tornar programas de salário universal experiências de sucesso é o nível em que o salário mínimo é estabelecido. Ele tem que ser suficiente para que as pessoas não vivam na pobreza, mas não pode ser tão alto que tire o incentivo para que elas trabalhem”, explica o legislador Brad Trivers.

Elon Musk, o criador dos carros Tesla e fundador da empresa de transporte espacial SpaceX, acredita que o salário básico universal é a tendência para o mundo todo. Para o visionário criador do Paypal, fundador da SpaceX e inventor do Hyperloop, quanto mais tecnologia tivermos para realizar o trabalho, mais tempo livre poderemos ter.

Infelizmente, o que vemos na maioria das grandes indústrias é que o trabalhador é substituído por máquinas e demitido, mas Musk faz diferente nas fábricas da Tesla.

Quando um colaborador da Tesla contribui para o desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar sua atividade, ao invés de ser substituído, recebe um novo trabalho em uma área ainda mais atraente.

Como menor província do Canadá, a Ilha do Príncipe Eduardo é o local ideal para testar o programa. Depois de implementado, o governo poderá avaliar os impactos do sistema e avaliar se os benefícios superam os custos.

Claro que é possível que as consequências poderão ser observadas apenas na próxima geração, que poderá ter mais qualidade de vida durante os anos de formação e podem contribuir mais para a sociedade quando crescerem.

Sem dúvida o resto do mundo estará observando o programa com atenção.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …