Robôs vão roubar os empregos e o governo terá que pagar seu salário

O desenvolvimento da tecnologia e o aperfeiçoamento da Inteligência Artificial vai fazer com que os robôs substituam os humanos em cada vez mais empregos em todo o mundo. O cenário futurista é traçado pelo empreendedor e visionário Elon Musk, que vaticina que os governos terão que assegurar o sustento das pessoas.

“Há uma grande possibilidade de acabarmos com um rendimento básico universal ou algo do tipo devido à automação”, destaca Elon Musk, fundador e CEO da SolarCity, da Tesla e da SpaceX, em declarações divulgadas pela CNBC.

O visionário de Silicon Valley acredita que os robôs vão substituir, gradualmente, muitos trabalhadores. Musk dá o exemplo dos caminhoneiros, salientando que os caminhões auto-guiados vão “acabar” com esta profissão. E mesmo que alguns caminhoneiros passem a controlar as frotas de caminhões robôs, outros acabarão por ficar, inevitavelmente, no desemprego.

O CEO da Tesla realça que a sociedade presente tem que começar a definir como se vai “integrar com um mundo e um futuro com uma vasta Inteligência Artificial“, que acabará também por levar os robôs a conquistar os empregos mais criativos e que exijam mais do intelecto.

“Em última instância, penso que terá que haver algum tipo de melhoramento na simbiose com a super inteligência artificial“, diz Musk, que vê esta possibilidade de os robôs dominarem o mercado de trabalho como algo positivo, mais do que prejudicial para a sociedade, que vai garantir “mais tempo de lazer” para as populações.

OnInnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

“As pessoas terão mais tempo para fazer outras coisas, coisas mais complexas, mais interessantes”, sustenta Musk, apostando na ideia de que terão que ser os governos a sustentar os cidadãos com subsídios universais.

A Suíça já foi notícia diversas vezes por ter recentemente equacionado a possibilidade de instituir um rendimento mínimo incondicional e universal de 2.250 euros por mês para todos os cidadãos. No último referendo, realizado no Verão, a ideia foi rejeitada por 80% dos votantes.

Em Portugal, o partidos PAN (Pessoas-Animais-Natureza) também já avançou com a ideia de criar um Rendimento Básico Incondicional – atribuído a todos os cidadãos só por se nascer.

Um grupo de cidadãos chegou ainda a criar uma petição em nome da aplicação desse apoio universal para combater do “crescente aumento da pobreza, precariedade, desemprego, insegurança da população e os enormes avanços tecnológicos que reduzem drasticamente a necessidade de mão-de-obra humana”.

Contudo, até agora, pouco mais de 5.600 pessoas assinaram a petição.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …