Robôs vão roubar os empregos e o governo terá que pagar seu salário

O desenvolvimento da tecnologia e o aperfeiçoamento da Inteligência Artificial vai fazer com que os robôs substituam os humanos em cada vez mais empregos em todo o mundo. O cenário futurista é traçado pelo empreendedor e visionário Elon Musk, que vaticina que os governos terão que assegurar o sustento das pessoas.

“Há uma grande possibilidade de acabarmos com um rendimento básico universal ou algo do tipo devido à automação”, destaca Elon Musk, fundador e CEO da SolarCity, da Tesla e da SpaceX, em declarações divulgadas pela CNBC.

O visionário de Silicon Valley acredita que os robôs vão substituir, gradualmente, muitos trabalhadores. Musk dá o exemplo dos caminhoneiros, salientando que os caminhões auto-guiados vão “acabar” com esta profissão. E mesmo que alguns caminhoneiros passem a controlar as frotas de caminhões robôs, outros acabarão por ficar, inevitavelmente, no desemprego.

O CEO da Tesla realça que a sociedade presente tem que começar a definir como se vai “integrar com um mundo e um futuro com uma vasta Inteligência Artificial“, que acabará também por levar os robôs a conquistar os empregos mais criativos e que exijam mais do intelecto.

“Em última instância, penso que terá que haver algum tipo de melhoramento na simbiose com a super inteligência artificial“, diz Musk, que vê esta possibilidade de os robôs dominarem o mercado de trabalho como algo positivo, mais do que prejudicial para a sociedade, que vai garantir “mais tempo de lazer” para as populações.

OnInnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

“As pessoas terão mais tempo para fazer outras coisas, coisas mais complexas, mais interessantes”, sustenta Musk, apostando na ideia de que terão que ser os governos a sustentar os cidadãos com subsídios universais.

A Suíça já foi notícia diversas vezes por ter recentemente equacionado a possibilidade de instituir um rendimento mínimo incondicional e universal de 2.250 euros por mês para todos os cidadãos. No último referendo, realizado no Verão, a ideia foi rejeitada por 80% dos votantes.

Em Portugal, o partidos PAN (Pessoas-Animais-Natureza) também já avançou com a ideia de criar um Rendimento Básico Incondicional – atribuído a todos os cidadãos só por se nascer.

Um grupo de cidadãos chegou ainda a criar uma petição em nome da aplicação desse apoio universal para combater do “crescente aumento da pobreza, precariedade, desemprego, insegurança da população e os enormes avanços tecnológicos que reduzem drasticamente a necessidade de mão-de-obra humana”.

Contudo, até agora, pouco mais de 5.600 pessoas assinaram a petição.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …

LEGO lança quiz online para educar a criançada sobre cyberbullying

O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido …

Covid-19: Peru prorroga suspensão de voos do Brasil até 14 de março

O governo do Peru anunciou neste domingo (29) a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados …

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …

Bolsonaro usa pesquisa alemã distorcida para criticar uso de máscaras

O presidente Jair Bolsonaro usou sua live de quinta-feira (26/02) para mais uma vez desestimular o uso de máscaras contra a covid-19. No mesmo dia em que o Brasil registrou a segunda pior marca de mortes …

Cientistas congelam sêmen de corais para tentar salvar espécie da extinção no Brasil

Estima-se que até 50% dos recifes de corais já desapareceram dos oceanos. A previsão para o futuro também não é animadora: uma projeção da Unesco apontou que, caso as mudanças climáticas não sejam revertidas, eles …

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …