Robôs vão roubar os empregos e o governo terá que pagar seu salário

O desenvolvimento da tecnologia e o aperfeiçoamento da Inteligência Artificial vai fazer com que os robôs substituam os humanos em cada vez mais empregos em todo o mundo. O cenário futurista é traçado pelo empreendedor e visionário Elon Musk, que vaticina que os governos terão que assegurar o sustento das pessoas.

“Há uma grande possibilidade de acabarmos com um rendimento básico universal ou algo do tipo devido à automação”, destaca Elon Musk, fundador e CEO da SolarCity, da Tesla e da SpaceX, em declarações divulgadas pela CNBC.

O visionário de Silicon Valley acredita que os robôs vão substituir, gradualmente, muitos trabalhadores. Musk dá o exemplo dos caminhoneiros, salientando que os caminhões auto-guiados vão “acabar” com esta profissão. E mesmo que alguns caminhoneiros passem a controlar as frotas de caminhões robôs, outros acabarão por ficar, inevitavelmente, no desemprego.

O CEO da Tesla realça que a sociedade presente tem que começar a definir como se vai “integrar com um mundo e um futuro com uma vasta Inteligência Artificial“, que acabará também por levar os robôs a conquistar os empregos mais criativos e que exijam mais do intelecto.

“Em última instância, penso que terá que haver algum tipo de melhoramento na simbiose com a super inteligência artificial“, diz Musk, que vê esta possibilidade de os robôs dominarem o mercado de trabalho como algo positivo, mais do que prejudicial para a sociedade, que vai garantir “mais tempo de lazer” para as populações.

OnInnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

“As pessoas terão mais tempo para fazer outras coisas, coisas mais complexas, mais interessantes”, sustenta Musk, apostando na ideia de que terão que ser os governos a sustentar os cidadãos com subsídios universais.

A Suíça já foi notícia diversas vezes por ter recentemente equacionado a possibilidade de instituir um rendimento mínimo incondicional e universal de 2.250 euros por mês para todos os cidadãos. No último referendo, realizado no Verão, a ideia foi rejeitada por 80% dos votantes.

Em Portugal, o partidos PAN (Pessoas-Animais-Natureza) também já avançou com a ideia de criar um Rendimento Básico Incondicional – atribuído a todos os cidadãos só por se nascer.

Um grupo de cidadãos chegou ainda a criar uma petição em nome da aplicação desse apoio universal para combater do “crescente aumento da pobreza, precariedade, desemprego, insegurança da população e os enormes avanços tecnológicos que reduzem drasticamente a necessidade de mão-de-obra humana”.

Contudo, até agora, pouco mais de 5.600 pessoas assinaram a petição.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …