Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre os dois países. Mesmo se a conversa tenha sido mais curta do que o previsto, os chefes de Estado concordaram em avançar sobre a questão dos ataques cibernéticos, tema sensível em razão das acusações mútuas entre Washington e Moscou.

Os organizadores da reunião bilateral anunciaram um encontro de cerca de 5 horas de duração. Mas às 17h05 (12h05 de Brasília), apenas 3h30 após o primeiro aperto de mão protocolar entre os dois chefes de Estado diante da Villa La Grange, às margens do Lago Leman, cada um foi para o seu lado.

Os presidentes, aliás, evitaram a tradicional entrevista coletiva conjunta e cada um preferiu dar, individualmente, sua própria versão do encontro.

Apesar dos risos descontraídos dos dois líderes diante dos fotógrafos e cinegrafistas que imortalizavam os primeiros momentos do cara a cara, a reunião acontece em um momento de tensão extrema entre Putin e Biden.

Desde que assumiu o poder, o presidente dos Estados Unidos adotou um tom firme em relação ao russo, para deixar clara a diferença com seu antecessor, Donald Trump.

Em março passado, o chefe da Casa Branca chegou a insinuar que Putin seria um assassino. Já Putin disse, antes da reunião, esperar que Biden seja menos impulsivo que Trump.

Ataques cibernéticos

Na mesa de discussões havia um menu repleto de temas polêmicos, como as relações de Moscou com a Ucrânia e Belarus. Mas o assunto mais delicado era, certamente, a questão das denúncias de ataques cibernéticos e de ingerência eleitoral que teriam sido orquestrados pela Rússia nos Estados Unidos.

Segundo Putin, as conversas foram “construtivas”, não houve “nenhuma animosidade” durante as discussões e os dois campos mostraram o desejo de se entenderem, mutualmente.

Ainda de acordo com o chefe de Kremlin, os dois países se disseram dispostos a avançar nas consultas sobre a questão da segurança cibernética. Mas ele insistiu que, atualmente, a maior parte dos ataques virtuais visando a Rússia são lançados pelos Estados Unidos.

Já Biden, em sua coletiva para a imprensa após a reunião, disse que o encontro foi “positivo” e “sem tensões”, apesar das divergências. “Putin não busca uma Guerra Fria com os Estados Unidos”, insistiu o líder norte-americano.

No entanto, Biden alertou Putin sobre qualquer interferência nas eleições norte-americanas, além de frisar durante a conversa que algumas infraestruturas devem ser protegidas de qualquer tipo de ataque, cibernético ou não. “Dei para ele uma lista de 16 entidades específicas, que vão desde o setor de energia aos sistemas de distribuição de água”, disse Biden.

Questionado sobre as relações comerciais entre Washington e Moscou, apesar das divergências, Biden foi categórico: “Não tenho nenhum problema em fazer negócios com a Rússia, com a condição de que respeitem as normas internacionais”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …