“Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro”, diz indicado de Biden para chefiar CIA

United Nations / Flickr

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de roubar propriedade intelectual.

William Burns deu a declaração ao Comitê de Inteligência do Senado dos EUA durante sua sabatina de confirmação para o cargo de diretor da CIA, realizada nesta quarta-feira (24).

“É sempre um erro subestimar a Rússia de [Vladimir] Putin. Embora a Rússia possa ser, em muitos aspectos, uma potência em declínio, pode ser pelo menos tão perturbadora, sob a liderança de Putin, quanto potências em ascensão como a China”, disse Burns.

O ex-diplomata também destacou que os EUA precisam estar cientes de como as ameaças contra Washington podem surgir e enfatizou que responder a essas ameaças com firmeza e consistência é muito importante.

“Não há substituto para a firmeza e consistência em lidar com a Rússia de Putin e trabalhar o mais próximo possível com nossos aliados e parceiros que compartilham as mesmas preocupações”, avaliou Burns.

O indicado de Biden também enfatizou que a liderança de Putin estreita as possibilidades da política dos EUA sobre Moscou.

“A realidade, eu acredito, em termos de política norte-americana de relações EUA-Rússia, é que enquanto Vladimir Putin for o líder da Rússia, estaremos operando com uma curva bastante estreita de possibilidades – desde a extremamente competitiva até a muito perversamente adversária”, acrescentou.

Além da Rússia, Burns também fez comentários sobre a China, classificando o país asiático como “autoritário”.

“Há, no entanto, um número crescente de áreas em que a China de Xi [Jinping, presidente chinês] é um adversário formidável e autoritário – fortalecendo metodicamente suas capacidades de roubar propriedade intelectual, reprimir seu próprio povo, intimidar seus vizinhos, expandir seu alcance global e construir influência sobre a sociedade norte-americana”, disse Burns aos senadores.

Burns serviu como embaixador dos EUA na Rússia entre 2005 e 2008. O ex-diplomata se aposentou do Serviço de Relações Exteriores dos EUA em 2014, após uma carreira diplomática de 33 anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …