Pyongyang quer “fazer as pazes” com a Coreia do Sul

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O regime de Pyongyang pediu nesta segunda-feira (8), véspera das eleições presidenciais na Coreia do Sul, o fim do conflito com Seul e a abertura de uma “nova era de reunificação”.

“O conflito com a Coreia do Norte, prolongada pelo partido conservador [sul-coreano], deve terminar, e as forças da nossa nação devem se unir para abrir uma nova era de reunificação”, de acordo com uma coluna de opinião no diário oficial Rodong Sinmun.

A Coreia do Sul realiza na terça-feira (9) eleições presidenciais antecipadas. O candidato Moon Jae-in do Partido Democrático é dado como favorito.

Se Moon ganhar, vai pôr fim a uma década de governos conservadores na Coreia do Sul, período durante o qual a tensão entre Norte e Sul se agravou, na sequência do fim da era “arco-íris” liberal em 2007.

O texto publicado no Rodong culpou a “marionete conservadora” pela “trágica” relação entre o Norte e o Sul, a qual acusa de “procurar unicamente o conflito e a guerra”.

“A relação entre o Norte e o Sul se deteriorou paulatinamente na última década” com a associação do partido conservador sul-coreano aos Estados Unidos, escreveu o jornal.

O risco de uma guerra nuclear “cresce dia após dia” por culpa do “partido conservador”, responsável por “intensificar a tensão” na região, acrescentou.

As eleições presidenciais na Coreia do Sul ocorrem após meses de tensão na península devido aos repetidos testes de mísseis de Pyongyang – com o receio de que o Norte realize um ensaio nuclear – e à retórica da administração norte-americana de Donald Trump que insinuou a possibilidade de efetuar ataques preventivos.

Em outra coluna de opinião, também publicada pelo mesmo diário, Pyongyang acusa “os traidores” do grupo conservador sul-coreano de usar a questão “da segurança” relativamente ao Norte na campanha eleitoral.

Esse “barulho desonesto” visa “implantar a inimizade com a RPDC [República Popular Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte]” e “justificar a política de conflito entre compatriotas”, acrescentou.

“A forma de garantir a segurança da Coreia do Sul é conseguir a paz e a reunificação”, concluiu o mesmo artigo.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …