Há quatro tipos de personalidade (e os imbecis existem mesmo)

Um estudo recente, publicado na Nature Human Behaviour, mostra que existem quatro tipos de personalidade: média, reservada, egocêntrica e exemplo a seguir.

A literatura científica sempre teve uma certa repulsa à tipificação e a verdade é que descrever a personalidade de um indivíduo pode ser uma tarefa bastante difícil. Apesar da infinidade de personalidades que podem existir, um estudo recente aponta que, no fundo, a espécie humana se resume a apenas quatro tipos.

O estudo, publicado nesta segunda-feira (17) na Nature Human Behaviour, analisou dados de 1,5 milhão de pessoas e concluiu que existem quatro tipos de personalidade: média, reservada, egocêntrica e modelo a seguir.

A verdade é que os seres humanos tentam se caracterizar desde tempos antigos. “Estas ideias remontam a gregos como Hipócrates”, diz Martin Gerlach, cientista pós-doutorado que estuda sistemas complexos da Universidade norte-americana de Northwestern.

No entanto, a existência de tipos de personalidade não é consensual entre psicólogos. Em vez disso, existe acordo sobre a existência de traços de personalidade “que podem ser medidos de forma consistente entre idade e culturas”, disse o português Luís Nunes Amaral, codiretor do Instituto Nortwestern de Sistemas Complexos e um dos cientistas envolvidos no estudo.

Segundo o Diário de Notícias, os cinco traços comumente aceitos são a abertura para a experiência, a conscienciosidade, a extroversão, o neuroticismo (ou instabilidade emocional) e a agradabilidade.

No modelo abordado no estudo, a cada um dos cinco traços é dado um valor. A combinação dos valores permitiu, então, isolar quatro grandes grupos de dados e, dessa forma, definir quatro tipos de personalidade.

“O que é novo nesse estudo é que a escolha dos cinco grandes traços se mantém como um ponto de partida”, diz John A. Johnson, psicólogo da Universidade da Pensilvânia. No fundo, o estudo “faz uma defesa forte da existência de tipos de personalidade definidos por configurações dos cinco grandes traços de personalidade”.

As conclusões foram suficientes para convencer os especialistas mais céticos que concordaram com as quatro personalidades gerais. Assim, a personalidade “média” é aquela que se caracteriza como a mais comum, isto é, a que é algo extrovertida, mas sem muita abertura. Este tipo de personalidade é mais comum às mulheres, informa o Washington Post.

Já a personalidade “reservada” se difere por ter ainda menos abertura, sendo que é o tipo de personalidade mais estável a nível emocional. Além disso, tende geralmente a ser “agradável e com conhecimento”, explica o Diario Sur.

O “modelo a seguir” é o tipo de personalidade apontada a uma faixa etária mais adulta, e, sem surpresas, pertencente ao grupo de “pessoas confiáveis e que estão abertas a novas ideias”. Luís Amaral resume esse tipo em uma frase: “são boas pessoas para ficar na liderança”.

Por último, os “egocêntricos” são aqueles que tendem a se focar apenas em si mesmos. Apesar de não serem os mais amáveis, esta é uma característica que tende a diminuir com o avançar a idade. Luís Amaral descreve essas pessoas em termos “não técnicos” de uma forma muito simples: são “imbecis”.

O cientista e líder da pesquisa afirma ainda, segundo o Newshub, que o estudo pode ser útil na contratação de profissionais ou, em um campo mais pessoal, na busca do parceiro ideal. Para participar do estudo, visite o The SAPA Project para responder ao questionário.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …