Cientistas confirmam: os sapiossexuais existem

As regras da atração são bastante diversas. Mesmo que a beleza siga padrões por todo o mundo, muitas vezes nos sentimos atraídos por características que nem sempre estão dentro desses padrões – e isso falando  apenas das características físicas.

Questões de personalidade, atitude, modo de falar, entre outros, fazem também parte do quebra-cabeça, e podem nos fazer sentir atraídos por diferentes tipos de pessoas. Mas ultimamente tem estado em foco um tipo de atração concreto: a sapiosexualidade, termo usado para descrever atração por alguém com alto nível de inteligência.

Até agora, este era um conceito sem muitas bases científicas. Mas um novo estudo, que será publicado na edição de fevereiro da revista Intelligence, defende a ideia de que as pessoas podem ficar sexualmente excitadas pelo intelecto de outra pessoa. O estudo foi liderado por Gilles Gignac, professor da Universidade da Austrália Ocidental.

“A palavra sapiosexual já tinha sido usada na cultura popular, mas ainda não tinha sido pesquisada cientificamente. Consequentemente, me perguntei se a sapiosexualidade poderia ser medida com uma escala psicométrica convencional, e quantos autointitulados sapiossexuais podem existir na população”, explica Gignac.

O estudo incluiu 383 pessoas adultas, que tiveram que responder a um inquérito que incluía questões sobre a inteligência e seu papel como característica que os deixava excitados ou não.

O questionário tinha também questões sobre inteligência e qualidades procuradas em um interesse amoroso, além de questões que abordaram quão excitante seria ter uma conversa “intelectualmente estimulante” e ouvir alguém falar com inteligência.

“Descobrimos que a sapiosexualidade pode ser medida de forma psicométrica, e que 1% a 8% das pessoas jovens (18 a 35) podem ser sapiossexuais”, aponta Gignac.

“No entanto, curiosamente, o grau de inteligência de uma pessoa, medida com um teste de QI real, não parece prever o grau com que as pessoas se identificam como sapiossexuais”. Ou seja, independentemente da própria inteligência, a inteligência alheia pode ser um fator de atração.

Inteligente, mas nem tanto

Os participantes afirmaram se sentir atraídos por indivíduos com um nível de QI extremamente elevado, mas as pessoas mais inteligentes do que 99% das restantes foram vistos como um pouco menos desejáveis.

O ponto ideal, aparentemente, é um nível de inteligência maior do que 90% da população. Alguém mais inteligente do que 99% da população é ligeiramente menos atraente como parceiro, mas ainda mais atraente do que alguém que seja apenas mais inteligente do que 50% da população.

“Ainda precisamos determinar se a inteligência é a única característica desejável do companheiro que atinge o percentual de mais do que 90% da população”, diz Gignac.

“Talvez na realidade todos os tipos de características desejáveis – boa aparência, gentileza, facilidade, etc. – mostrem uma queda na desejabilidade em níveis muito elevados (isto é, nos percentuais entre 90 a 99)”, explica o cientista.

A equipe de pesquisadores observa que não é incomum que as pessoas vejam a inteligência como uma característica positiva devido ao que traz com ela, como as oportunidades de trabalho e melhor capacidade de tomar decisões.

Uma limitação do estudo, dizem os próprios autores, é que incluiu pessoas com níveis de inteligência abaixo da média, ou seja, com QI menor do que 100.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …

Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincasse de lados opostos do muro da fronteira EUA-México? O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres. O arquiteto norte-americano …