Cientistas confirmam: os sapiossexuais existem

As regras da atração são bastante diversas. Mesmo que a beleza siga padrões por todo o mundo, muitas vezes nos sentimos atraídos por características que nem sempre estão dentro desses padrões – e isso falando  apenas das características físicas.

Questões de personalidade, atitude, modo de falar, entre outros, fazem também parte do quebra-cabeça, e podem nos fazer sentir atraídos por diferentes tipos de pessoas. Mas ultimamente tem estado em foco um tipo de atração concreto: a sapiosexualidade, termo usado para descrever atração por alguém com alto nível de inteligência.

Até agora, este era um conceito sem muitas bases científicas. Mas um novo estudo, que será publicado na edição de fevereiro da revista Intelligence, defende a ideia de que as pessoas podem ficar sexualmente excitadas pelo intelecto de outra pessoa. O estudo foi liderado por Gilles Gignac, professor da Universidade da Austrália Ocidental.

“A palavra sapiosexual já tinha sido usada na cultura popular, mas ainda não tinha sido pesquisada cientificamente. Consequentemente, me perguntei se a sapiosexualidade poderia ser medida com uma escala psicométrica convencional, e quantos autointitulados sapiossexuais podem existir na população”, explica Gignac.

O estudo incluiu 383 pessoas adultas, que tiveram que responder a um inquérito que incluía questões sobre a inteligência e seu papel como característica que os deixava excitados ou não.

O questionário tinha também questões sobre inteligência e qualidades procuradas em um interesse amoroso, além de questões que abordaram quão excitante seria ter uma conversa “intelectualmente estimulante” e ouvir alguém falar com inteligência.

“Descobrimos que a sapiosexualidade pode ser medida de forma psicométrica, e que 1% a 8% das pessoas jovens (18 a 35) podem ser sapiossexuais”, aponta Gignac.

“No entanto, curiosamente, o grau de inteligência de uma pessoa, medida com um teste de QI real, não parece prever o grau com que as pessoas se identificam como sapiossexuais”. Ou seja, independentemente da própria inteligência, a inteligência alheia pode ser um fator de atração.

Inteligente, mas nem tanto

Os participantes afirmaram se sentir atraídos por indivíduos com um nível de QI extremamente elevado, mas as pessoas mais inteligentes do que 99% das restantes foram vistos como um pouco menos desejáveis.

O ponto ideal, aparentemente, é um nível de inteligência maior do que 90% da população. Alguém mais inteligente do que 99% da população é ligeiramente menos atraente como parceiro, mas ainda mais atraente do que alguém que seja apenas mais inteligente do que 50% da população.

“Ainda precisamos determinar se a inteligência é a única característica desejável do companheiro que atinge o percentual de mais do que 90% da população”, diz Gignac.

“Talvez na realidade todos os tipos de características desejáveis – boa aparência, gentileza, facilidade, etc. – mostrem uma queda na desejabilidade em níveis muito elevados (isto é, nos percentuais entre 90 a 99)”, explica o cientista.

A equipe de pesquisadores observa que não é incomum que as pessoas vejam a inteligência como uma característica positiva devido ao que traz com ela, como as oportunidades de trabalho e melhor capacidade de tomar decisões.

Uma limitação do estudo, dizem os próprios autores, é que incluiu pessoas com níveis de inteligência abaixo da média, ou seja, com QI menor do que 100.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …