Sabe aquelas notícias que são muito “Black Mirror“? Essa é uma delas – e está bem perto de você. Trata-se de uma nova tecnologia de reconhecimento facial para geração de anúncios personalizados.
De acordo com a ViaQuatro, a ideia futurista está sendo testada na Linha 4 do metrô de São Paulo, nas estações Luz, Paulista e Pinheiros, desde 18 de abril.
Dezoito portas interativas foram instaladas nos veículos. Além de contar com o reconhecimento biométrico dos usuários, elas serão responsáveis por oferecer anúncios customizados para cada passageiro.
A tecnologia é capaz de reconhecer a presença humana através de um sensor e identificar a quantidade de pessoas que olha para a tela, bem como o gênero dos “espectadores“.
Também são percebidas expressões como raiva, alegria e neutralidade.
“As portas de plataforma interativas são uma tecnologia inovadora desenvolvida pela ViaQuatro para aprimorar transmissão de informações aos passageiros da Linha 4-Amarela”, disse Harald Zwetkoff, presidente da ViaQuatro.
“Essa nova ferramenta na área de comunicação e marketing, com recursos sofisticados, pode colaborar na criação de novas estratégias para públicos específicos, visando mais efetividade na troca de mensagens importantes ou mesmo o incremento em vendas”, explica.
Apesar de inovadora, a segurança da tecnologia vem sendo questionada pela alta possibilidade de invasão de sistemas do gênero, como alerta o Update or Die. Além disso, ainda não se sabe ao certo como a estrutura irá armazenar e utilizar os dados dos passageiros que serão coletados.
Ciberia // Hypeness