Ressonância magnética pode ser usada no diagnóstico de depressão

(dr) baycrest.org

-

O diagnóstico atual da depressão é baseado em avaliação clínica, com base no que os indivíduos relatam sentir. Pessoas com depressão frequentemente descrevem uma inabilidade de sentir prazer com as coisas das quais costumavam gostar, necessidade de se isolar e fadiga, entre outros sintomas.

Mas alguns casos de depressão não são tão facilmente identificáveis apenas clinicamente. Pior ainda, muitas pessoas ainda acreditam que depressão é apenas um estado de espírito, sem motivos físicos para acontecer.

Por isso a notícia de que agora é possível apoiar este diagnóstico com exames de imagem é animadora para muitas pessoas. Pesquisadores conseguiram identificar algumas regiões cerebrais que são afetadas em pessoas com depressão.

Uma dessas regiões cerebrais afetadas pela doença é o sistema límbico, que apresenta reduções em sua massa cinzenta. Esta região é responsável pelas emoções, comportamento e motivação. Outra região é a pré-frontal, que envolve a tomada de decisões e o comportamento cognitivo.

A maioria das pesquisas anteriores comparava grupos de pessoas com depressão e pessoas saudáveis, mas este estudo foi um pouco diferente. Cynthia Fu, uma das pesquisadoras da Universidade do Leste de Londres (Reino Unido), diz que até algoritmos foram utilizados no trabalho.

Identificamos padrões nas regiões cerebrais que são mais comumente identificadas no grupo de pacientes com depressão. Então questionamos se o mesmo padrão poderia ser encontrado em outra pessoa e se isso indicaria que ela também está sofrendo de depressão”, descreve ela.

Para fazer isso, foi aplicada uma forma de análise chamada Aprendizado de Máquina, usando algoritmos desenvolvidos através de teorias da inteligência artificial. Ela funciona ao reconhecer padrões em dados e aprender com esses padrões para fazer previsões em novos dados.

Esses dados vieram de exames de ressonância magnética em 23 adultos com depressão profunda e 20 indivíduos saudáveis.

Tratamento ideal

O estudo também analisou possíveis abordagens de tratamento para os pacientes. Os pesquisadores queriam saber se a ressonância poderia indicar se aquele paciente teria uma boa resposta a medicamentos ou a terapia psicológica.

“Descobrimos que há padrões específicos no cérebro que distinguem o quanto a depressão de uma pessoa vai melhorar se tratada com antidepressivos ou com terapia psicológica”, diz a pesquisadora.

Os pacientes com grande potencial para responder ao tratamento com medicamentos tinham uma densidade maior na região da massa cinzenta relacionada à motivação. Já os pacientes com baixo potencial tinham maior densidade em áreas do cérebro envolvidas na recompensa.

“Com base nisso, conseguimos dizer se um paciente responderia bem à antidepressivos”, resume a cientista.

Um desafio do estudo é aprender a identificar áreas do cérebro que são específicas da depressão, e não de outros transtornos como a o transtorno bipolar ou a esquizofrenia.

O estudo foi publicado na revista British Journal of Psychiatry, e mostra que a depressão está ligada a uma mudança na estrutura cerebral. Outros pesquisadores apoiam os resultados da pesquisa, que deve ser replicada em outras universidades em breve.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …