A depressão pode ser uma doença física

Em um novo estudo, cientistas dizem que há uma ligação definitiva entre depressão e inflamação causada por um sistema imunológico hiperativo. Essa conexão abre novas vias de tratamento e esperanças para os pacientes.

Os tratamentos atuais para a depressão se concentram principalmente em produtos químicos cerebrais como a serotonina. Porém, de acordo com o estudo publicado na European Neuropsychopharmacology, os cientistas agora pensam que a inflamação em todo o corpo (desencadeada por um sistema imune hiperativo) pode ser a causa do problema.

A inflamação generalizada pode produzir sentimentos de infelicidade, desesperança e fadiga. Se assim for, a depressão pode ser tratável com medicamentos anti-inflamatórios.

Também pode ser um sintoma: muitas pessoas ficam com o astral baixo quando estão doentes e seu sistema imunológico está ocupado lutando contra infecções ou vírus, sempre cansadas, desconfortáveis e sem vontade de fazer muita coisa.

No caso da depressão crônica, o sistema imunológico pode estar falhando em “desligar” após uma doença ou trauma, levando a sintomas persistentes.

As pesquisas e o efeito causal

Um conjunto crescente de pesquisas, incluindo artigos científicos e resultados de ensaios clínicos, parece revelar uma conexão entre o tratamento da inflamação e o alívio da depressão.

No final de julho, cientistas da Universidade de Stanford (EUA) afirmaram que poderiam criar um teste de diagnóstico para encefalomielite miálgica/síndrome de fadiga crônica, juntamente com um tratamento. Este trabalho confirmou outros anteriores que ligavam a síndrome à depressão e à inflamação.

Em outubro de 2016, uma revisão importante sobre medicamentos anti-inflamatórios também revelou uma ligação definitiva entre a inflamação e a depressão.

O trabalho mostrou que cerca de um terço das pessoas com depressão têm níveis mais elevados de citocinas, proteínas que controlam a maneira como o sistema imune reage. Isso pode indicar inflamação em seus cérebros. Também revelou que as pessoas com sistemas imunes “hiperativos” são mais propensas a desenvolver depressão.

Segundo Ed Bullmore, chefe do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Cambridge (Reino Unido), um novo campo de “imuno-neurologia” deve surgir em breve. “É bastante claro que a inflamação pode causar depressão”, disse durante uma conferência do Academy of Medical Sciences FORUM.

“Em relação ao humor, além de qualquer dúvida razoável, existe uma associação muito robusta entre a inflamação e os sintomas depressivos. A questão é se a inflamação leva a depressão ou vice-versa, ou se é apenas uma coincidência”, explicou.

“Nos estudos de medicina experimental, se você tratar um indivíduo saudável com uma droga inflamatória, uma porcentagem substancial dessas pessoas ficará deprimida. Então, pensamos que há provas suficientes para um efeito causal”, concluiu.

Uma consequência importante desses trabalhos seria tratamentos mais efetivos para a depressão, que talvez não precisem durar a vida toda. Outra implicação é que, se esse conhecimento melhorar nossa compreensão de como tratar a depressão, poderíamos transformar a percepção que as pessoas têm hoje da doença.

Socialmente, ver a depressão como uma condição com uma causa física definitiva poderia ajudar a reduzir o estigma em torno de doenças mentais, que muitas vezes impedem as pessoas de procurar e obter tratamento.

Ciberia // HypeScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …