O melhor amigo do homem é a solução para a depressão

Há muito tempo se ouve pessoas dizerem, mas a Ciência acaba de comprovar: o cão é mesmo o melhor amigo do homem, sobretudo quando este sofre de depressão.

De acordo com um novo estudo, realizado por pesquisadores portugueses e publicado no Journal of Psychiatric Research, a adoção de animais de estimação pode ajudar os pacientes que sofrem de depressões graves.

A verdade é que, já há muito tempo, a terapia animal tem vindo a ser usada, apresentando inclusive resultados promissores. No entanto, ainda não existiam estudos específicos sobre o impacto da adoção de animais de estimação em pacientes com depressões resistentes ao tratamento.

Segundo Jorge Mota Pereira e Daniela Fontes, pesquisadores responsáveis pela pesquisa, os sintomas podem mesmo melhorar quando há contato com animais.

Os cientistas pediram a 80 pacientes que adotassem um animal e 33 aceitaram o desafio, sendo que outros 33 constituíram o grupo de controle. Em ambos os grupos, os pacientes continuaram a medicação prescrita pelo médico.

Assim, segundo o The Times, ao fim de quatro, oito e 12 semanas, foi feita uma avaliação dos sintomas de depressão nos participantes do estudo. De acordo com os resultados, a adoção do animal de estimação reforçou os efeitos da medicação antidepressiva. Já no grupo de controle, não foi registrada qualquer melhoria dos sintomas.

Perante esses resultados, os pesquisadores se sentiram confortáveis em afirmar que os animais de estimação podem mesmo ser usados como coadjuvantes eficazes para os fármacos, pelo menos no que diz respeito à depressão.

Na prática, as pessoas que sofrem de depressão e estão dispostas a adotar um animal de estimação devem mesmo fazer isso. Cuidar de um animal faz com que esses pacientes desenvolvam uma forte afinidade e companheirismo, algo que contribui para a melhoria da saúde mental.

Na opinião de Christian Jarret, escritor da British Psychological Society Research Digest, o estudo dos portugueses apresenta algumas fragilidades, na medida em que parte da vontade dos pacientes adotar um animal, algo que pode condicionar os resultados.

Ainda assim, o especialista ressalva que estudos futuros poderiam confirmar as conclusões apresentadas pelos cientistas portugueses. Por isso, se você sofre de depressão, saiba que o melhor amigo do homem pode ser uma grande ajuda.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …

Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo

A equipe internacional sinterizou um conjunto tão impressionante quanto inédito de sinais de rádio emitidos por buracos negros supermassivos. Se tivéssemos um telescópio capaz de mostrar quaisquer objetos do universo, independentemente de quão distantes eles estão, …