Rodízio emergencial deixa áreas de Brasília sem água por 48 horas

Pedro França / Agência Senado

Um rodízio emergencial neste final de semana deixou áreas do Distrito Federal sem abastecimento de água por dois dias, de acordo com nota divulgada hoje (22) pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

A empresa está enfrentando dificuldades para abastecer a população de Brazlândia, cidade satélite que fica a 36 quilômetros (km) do centro de Brasília.

De acordo com a nota, no principal córrego de abastecimento da região, o Barrocão, que também é utilizado para irrigação de agricultura, a Caesb sofreu redução de 30 litros por segundo (l/s) na captação de água, que estava em torno de 70 l/s para cerca de 40 l/s.

“Com essa vazão, a Caesb não consegue acionar nenhuma das duas bombas, que são utilizadas para garantir o abastecimento da região”, diz o texto. A outorga concedida pela Adasa para a Caesb captar e abastecer toda a cidade de Brazlândia é de 104 l/s.

Devido à situação, a Caesb começou a fazer um rodízio emergencial em algumas áreas, suspendendo o abastecimento de algumas ao meio-dia de sexta-feira (20), com previsão de retorno hoje à noite. Outras áreas foram fechadas às 18h de ontem (21), com previsão de retorno amanhã (23) à noite.

“A Caesb alerta para a necessidade de se continuar a exercer um consumo consciente e adequado da água de forma a manter e ajudar na melhoria do sistema como um todo”, ressalta a companhia.

Rodízio prolongado

Devido à falta de chuvas no DF, na sexta-feira (20) a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) autorizou a ampliação do racionamento no Distrito Federal das atuais 24 horas de suspensão de abastecimento para 48 horas.

A Caesb afirma que a medida não será aplicada imediatamente e que a população será notificada com antecedência. Apesar da Caesb tentar ao máximo adiar o início desse sistema de rodízio, há a possibilidade de que a suspensão de abastecimento de dois dias seja estendida a todo o DF.

A suspensão desse final de semana ainda não faz parte do plano de 48 horas que ainda será encaminhado para a aprovação da Adasa amanhã.

Veja as áreas suspensas em Brazlândia:

  • Vila São José 35 a 58, Setor Veredas 03 a 06, Setor Norte Quadras 02 e 12, Áreas Especiais e Setor de Oficinas. Nestas áreas, o abastecimento foi fechado ao meio dia de sexta-feira. Previsão de abertura para a noite de hoje, com estabilização ao longo da noite.
  • Setor Sul: Quadras 01, 02 e 04; AE 01; Setor Norte Quadras 01, 03, 04, 06, 07, 08 e 10; entrequadras 02/04 e 06/08;
  • Bairro Veredas: quadras 01, 02, 03 (conjs. A, B, C, D) e 04 (conjs. A, B, C, D, E e L);
  • Setor Tradicional: Qds 01 a 29; AEs 01 a 07.
  • Setor de Oficinas

Nestas áreas, o abastecimento foi suspenso às 18h do dia de ontem (21), com previsão de retorno para a noite de amanhã (23). A estabilização da rede ocorrerá ao longo da noite.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …