Havaí diz não aos protetores solares para proteger os corais

A partir do dia 1º de janeiro de 2021, ninguém poderá usar protetores solares que contenham oxibenzona e octinoxato no Havaí, uma medida que tem como objetivo proteger os corais da região.

O Havaí se tornou o primeiro estado norte-americano a proibir a venda e a distribuição de protetores solares que tenham na sua composição substâncias químicas prejudiciais aos recifes de coral. Na terça-feira (3), David Ige, governador do Havaí, promulgou uma lei, aprovada em maio, e que entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2021.

Presentes em cerca de 70% dos protetores solares nos EUA, o oxibenzona e o metoxicinamato de octila são os dois compostos que põem em risco a sobrevivência dos corais.

A lei, que não só retira os protetores solares dos supermercados como limita a sua utilização apenas aos casos em que houver receita médica, deixa claro que esses químicos têm impactos prejudiciais significativos no ambiente marinho e nos ecossistemas do Havaí, chegando aos oceanos através dos banhos e do escoamento de esgotos.

Segundo o Público, a medida causou reações negativas por parte de várias associações empresariais e representantes da área da saúde, que alertam para o risco da haver uma elevada redução do uso de protetor solar, sobretudo se não houver uma alternativa viável e barata aos produtos retirados do mercado.

Mas a indústria cosmética e farmacêutica fica em primeiro lugar no pódio das reações negativas à lei.

A Bayer diz em comunicado que “eliminar o uso de protetores solares considerados seguros e eficazes pela FDA, com uma longa história de consumo, não só restringe a escolha do consumidor, como também vai contra os esforços de prevenção do câncer da pele”.

A alternativa aos protetores solares banidos são produtos biodegradáveis com compostos minerais, como óxido de zinco e dióxido de titânio. Os protetores minerais absorvem os raios solares, em vez de refletirem a luz e atuarem como uma barreira física.

Apesar disso, não está ainda cientificamente provada a possibilidade de as nanopartículas minerais serem também prejudiciais para o ambiente.

Ainda assim, os legisladores havaianos recordam que os recifes do Havaí estão sob ameaça, com cientistas documentando elevados níveis de branqueamento dos corais.

De acordo com o Diário de Notícias, no ano passado, os pesquisadores descobriram que 56% dos corais da Ilha Grande já estavam esbranquiçados, assim como 44% dos corais de West Maui e 32% dos recifes de Oahu.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …