Havaí diz não aos protetores solares para proteger os corais

A partir do dia 1º de janeiro de 2021, ninguém poderá usar protetores solares que contenham oxibenzona e octinoxato no Havaí, uma medida que tem como objetivo proteger os corais da região.

O Havaí se tornou o primeiro estado norte-americano a proibir a venda e a distribuição de protetores solares que tenham na sua composição substâncias químicas prejudiciais aos recifes de coral. Na terça-feira (3), David Ige, governador do Havaí, promulgou uma lei, aprovada em maio, e que entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2021.

Presentes em cerca de 70% dos protetores solares nos EUA, o oxibenzona e o metoxicinamato de octila são os dois compostos que põem em risco a sobrevivência dos corais.

A lei, que não só retira os protetores solares dos supermercados como limita a sua utilização apenas aos casos em que houver receita médica, deixa claro que esses químicos têm impactos prejudiciais significativos no ambiente marinho e nos ecossistemas do Havaí, chegando aos oceanos através dos banhos e do escoamento de esgotos.

Segundo o Público, a medida causou reações negativas por parte de várias associações empresariais e representantes da área da saúde, que alertam para o risco da haver uma elevada redução do uso de protetor solar, sobretudo se não houver uma alternativa viável e barata aos produtos retirados do mercado.

Mas a indústria cosmética e farmacêutica fica em primeiro lugar no pódio das reações negativas à lei.

A Bayer diz em comunicado que “eliminar o uso de protetores solares considerados seguros e eficazes pela FDA, com uma longa história de consumo, não só restringe a escolha do consumidor, como também vai contra os esforços de prevenção do câncer da pele”.

A alternativa aos protetores solares banidos são produtos biodegradáveis com compostos minerais, como óxido de zinco e dióxido de titânio. Os protetores minerais absorvem os raios solares, em vez de refletirem a luz e atuarem como uma barreira física.

Apesar disso, não está ainda cientificamente provada a possibilidade de as nanopartículas minerais serem também prejudiciais para o ambiente.

Ainda assim, os legisladores havaianos recordam que os recifes do Havaí estão sob ameaça, com cientistas documentando elevados níveis de branqueamento dos corais.

De acordo com o Diário de Notícias, no ano passado, os pesquisadores descobriram que 56% dos corais da Ilha Grande já estavam esbranquiçados, assim como 44% dos corais de West Maui e 32% dos recifes de Oahu.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …