Jogadores russos teriam utilizado amônia como estimulante na Copa

Friedemann Vogel / EPA

A seleção da Rússia foi eliminada do Mundial 2018 pela Croácia nos penáltis

Dois jornais alemães afirmam que os jogadores russos inalaram amônia, uma substância que não é considerada doping, mas que trouxe benefícios na performance esportiva nos jogos contra a Espanha e a Croácia.

De acordo com os jornais alemães Suddeutsche Zeitung e Bild, citados pelo Expresso, os jogadores russos teriam inalado amônia durante a Copa, nos jogos com as seleções da Espanha (nas oitavas de final) e da Croácia (nas quartas de final).

Segundo o Suddeutsche Zeitung, um membro da federação russa admitiu o uso dessa substância, que teria sido inalada de um pedaço de algodão, e o Bild garante que antes do início da segunda parte contra os croatas, jogo em que foram eliminados da competição depois da marcação de grandes penalidades, alguns jogadores teriam feito o mesmo.

O semanário escreve que a amônia, utilizada sobretudo em esportes como o halterofilismo, não é considerado uma substância de doping, apesar dos benefícios que traz: o atleta respira melhor e o fluxo de oxigênio no sangue também é maior.

“A federação russa atuou como se fosse algo tão comum como usar shampoo no chuveiro”, acrescentou o Suddeutsche Zeitung, citado pelo Observador, afirmando que os jogadores foram vistos no túnel de acesso ao gramado depois do intervalo mexendo no nariz, em um indício dessa utilização de amônia.

Vale lembrar que a polêmica do doping no esporte russo se intensificou com o documentário “Icarus”, do realizador Bryan Fogel, que ganhou um Oscar este ano, no qual torna público o trabalho do químico Grigory Rodchenkov, que denunciou o escândalo e teve que fugir do país.

Em 2016, o pesquisador canadense Richard McLaren anunciou que encontrou “fortes provas de doping institucionalizado” na Rússia, que envolveram mais de mil atletas de 30 modalidades diferentes, no período entre 2011 e 2015.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Poderíamos ter ido a Marte na década de 60, diz astronauta

O popular astronauta Chris Hadfield diz que a tecnologia que nos levou à lua e nos trouxe de volta na década de 60 poderia nos ter mandado também para Marte. O canadense Chris Hadfield foi astronauta …

Duas novas espécias de morcegos amarelos são descobertas na África

Duas novas espécies de morcegos amarelos foram recentemente descobertas no Quênia, na África. Mas os cientistas não estão interessados apenas nas cores apelativas desses animais. Na verdade, essas espécies também fornecem pistas importantes sobre alguns ramos …

Fragmento mais antigo da "Odisseia" de Homero é encontrado na Grécia

Arqueólogos encontraram uma placa de argila que contem a transcrição de 13 versos da Odisseia de Homero durante escavações na antiga cidade de Olímpia, na Grécia. Uma equipe de arqueólogos gregos e alemães encontrou uma placa …

Roupas com nanotubos de carbono podem ser utilizadas como baterias

Engenheiros da Universidade de Cincinnati, nos EUA, em parceria com a Base Aérea de Wright-Patterson, estão desenvolvendo uma roupa que pode ser utilizada como bateria, sendo assim capaz de recarregar dispositivos eletrônicos.   O tecido …

Finalmente, as mães puderam abraçar os filhos após resgate na Tailândia

Os familiares dos jovens resgatados de uma caverna na Tailândia puderam, finalmente, abraçar os filhos que continuam internados no hospital. Mas não sem  as máscaras de proteção. As autoridades hospitalares só agora permitiram que os familiares …

Candidatura de Alckmin à Presidência ganha fôlego ao fechar com o PSD

A candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), que insiste em não decolar, se fixando em um dígito nas pesquisas de intenção de votos, acaba de ganhar um novo fôlego, após fechar aliança com o PSD para …

Para fumar, copiloto provoca queda de avião em mais de 7 mil metros

A queda de 7.500 metros do avião em um voo da Air China deveu-se a um erro do copiloto, que estava fumando um cigarro eletrônico e se enganou ao tentar desligar o ventilador, divulgaram as …

Iceberg de 6 quilômetros se desprende na Groenlândia; aldeia é evacuada por receio de tsunami

Um iceberg com seis quilômetros de largura se desprendeu de um glaciar no leste da Groenlândia, o maior em mais de uma década no lugar. Receio de um tsunami levou à evacuação de uma aldeia. Uma …

Disputa comercial entre a China e os EUA pode beneficiar soja brasileira

Em resposta à sobretaxa imposta pelos Estados Unidos a produtos chineses, o país asiático anunciou medidas contra importações de produtos norte-americanos no último dia 6. A disputa comercial entre os dois gigantes já repercute na …

Inundações no Japão: brasileira leva filho a hospital e encontra marido morto ao voltar para casa

Após uma semana de chuvas intensas, autoridades japonesas ainda contabilizam o número de mortos, e as equipes de resgate buscam mais de 60 pessoas levadas pela enxurrada de água e lama que atingiu 15 Províncias …