Jogadores russos teriam utilizado amônia como estimulante na Copa

Friedemann Vogel / EPA

A seleção da Rússia foi eliminada do Mundial 2018 pela Croácia nos penáltis

Dois jornais alemães afirmam que os jogadores russos inalaram amônia, uma substância que não é considerada doping, mas que trouxe benefícios na performance esportiva nos jogos contra a Espanha e a Croácia.

De acordo com os jornais alemães Suddeutsche Zeitung e Bild, citados pelo Expresso, os jogadores russos teriam inalado amônia durante a Copa, nos jogos com as seleções da Espanha (nas oitavas de final) e da Croácia (nas quartas de final).

Segundo o Suddeutsche Zeitung, um membro da federação russa admitiu o uso dessa substância, que teria sido inalada de um pedaço de algodão, e o Bild garante que antes do início da segunda parte contra os croatas, jogo em que foram eliminados da competição depois da marcação de grandes penalidades, alguns jogadores teriam feito o mesmo.

O semanário escreve que a amônia, utilizada sobretudo em esportes como o halterofilismo, não é considerado uma substância de doping, apesar dos benefícios que traz: o atleta respira melhor e o fluxo de oxigênio no sangue também é maior.

“A federação russa atuou como se fosse algo tão comum como usar shampoo no chuveiro”, acrescentou o Suddeutsche Zeitung, citado pelo Observador, afirmando que os jogadores foram vistos no túnel de acesso ao gramado depois do intervalo mexendo no nariz, em um indício dessa utilização de amônia.

Vale lembrar que a polêmica do doping no esporte russo se intensificou com o documentário “Icarus”, do realizador Bryan Fogel, que ganhou um Oscar este ano, no qual torna público o trabalho do químico Grigory Rodchenkov, que denunciou o escândalo e teve que fugir do país.

Em 2016, o pesquisador canadense Richard McLaren anunciou que encontrou “fortes provas de doping institucionalizado” na Rússia, que envolveram mais de mil atletas de 30 modalidades diferentes, no período entre 2011 e 2015.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dilma promete “aliança até com o diabo” para combater Bolsonaro

A ex-presidente Dilma Rousseff prometeu, em Buenos Aires, uma “aliança até com o diabo” para combater o governo de Jair Bolsonaro, que considera ser um “neofascista”. No Fórum do Pensamento Crítico, em Buenos Aires, Dilma Rousseff …

Descoberta uma nova estrela cercada por “megaestrutura alienígena”

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível megaestrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …

Pela primeira vez, NASA detecta explosão magnética no lado escuro da Terra

A Missão Multiescala Magnetosférica (MMS), projeto espacial composto por quatro satélites lançados pela NASA em 2015, detectou uma explosão magnética no lado noturno da Terra nunca vista antes. De acordo com o artigo publicado este mês …

Ferimentos diurnos cicatrizam mais rápido que os noturnos

Segundo uma pesquisa recente, ferimentos causados durante o dia cicatrizam mais rápido do que aqueles que foram causados durante a noite. Essa conclusão é explicada pela influência do nosso relógio biológico sobre as células humanas. Tendemos …

Promoção Black Friday Goodoffer24: Windows 10 Pro por R$ 51,20; Office 2016 Pro por R$ 115,95. Tudo com 20% de desconto!

A Black Friday está chegando e se você está à procura de novos softwares, veja algumas ótimas ofertas que a Goodoffer24.com preparou para você! A GoodOffer24.com já está vendendo com preços de Black Friday. E se …

Brasileira cria esmalte em dose única para variar cores sem desperdício

Uma empreendedora mineira de Juiz de Fora criou o esmalte em dose única, o sonho de mulheres que gostam de variar as cores, com higiene, sem desperdício e sem acumular vários vidrinhos em casa. Gláucia Mangia, …

Escritora de romance erótico gay é condenada a mais de 10 anos de prisão na China

Uma escritora chinesa foi condenada a dez anos e meio de cadeia pela publicação de um romance erótico com protagonistas homossexuais. A sentença chocou e indignou país. A escritora de apelido Liu, mas mais conhecida como …

Juiz proíbe Trump de recusar asilo a imigrantes

Um juiz federal proibiu temporariamente a Administração Trump de recusar asilo a imigrantes que cruzem ilegalmente a fronteira no sul dos Estados Unidos. Um juiz federal proibiu temporariamente a Administração norte-americana liderada por Donald Trump de …

Mudanças climáticas podem ter feito a civilização mais antiga da Terra desaparecer

Pesquisadores da Instituição Oceanográfica Woods Hole sugeriram que a antiga civilização do Vale do Indo, que se desenvolveu entre 3.300 e 1.300 anos a.C, desapareceu devido à migração causada pelas mudanças climáticas. A civilização, também conhecida …

A galáxia mais brilhante do Universo é “canibal”

A galáxia mais brilhante já descoberta no Universo, a W2246-0526, localizada na constelação Aquarius, devorou não duas, mas três das suas galáxias satélite, o que pode explicar sua forte luminosidade. De acordo com um novo artigo, …