Na Rússia, o Burguer King ofereceu 40 mil euros (R$ 175 mil) e hambúrgueres grátis por toda a vida às russas que engravidassem de um jogador na Copa do Mundo. A promoção já foi cancelada.
Uma campanha – já cancelada – anunciada pelo Burger King, na Rússia, prometia oferecer cerca de 40 mil euros, equivalente a R$ 175 mil, e hambúrgueres vitalícios às mulheres que conseguissem engravidar de jogadores da Copa 2018.
“As mulheres que conseguirem os melhores genes futebolísticos vão promover o sucesso da equipe russa nas próximas gerações”, lia-se no anúncio publicado na rede social VKontakte, o equivalente ao Facebook no país.
A promoção gerou grande polêmica e mereceu várias críticas nas redes sociais e no país anfitrião da Copa do Mundo. “Esse é o reflexo direto do nível em que nossa sociedade está em relação às mulheres“, comentou uma internauta.
Tanto nos meios de comunicação social quanto na própria publicidade, as mulheres russas são retratadas frequentemente como predadoras sexuais que “caçam” suas presas, explica o Jornal de Notícias (JN).
Entretanto, a cadeia de fast food já emitiu um comunicado no qual pede desculpas pela promoção. “Lamentamos pelo anúncio que fizemos. Acabou sendo um insulto. Agradecemos o feedback“, escreveu o Burger King.
Mas esta não é a primeira vez que esse tipo de polêmica surge na Rússia pós-comunista. Na mídia, informa o JN, os debates sobre o papel de gêneros recebe pouca atenção e o feminismo é frequentemente descartado.
Já no ano passado, a mesma cadeia de fast food da Rússia usou a fotografia de uma vítima de estupro em uma de suas campanhas publicitárias.
Ciberia // ZAP