Ministros suíços apoiam jogadores visados pela FIFA por gesto político

(h) Martin Divisek / EPA

Xherdan Shaqiri comemora o segundo gol da Suiça contra a Sérvia

As consequências do duelo entre a Suíça e a Sérvia (2 a 1) vão muito além da vitória dos suíços. A Fifa abriu no sábado (23) dois processos disciplinares: o primeiro contra os jogadores suíços por gestos políticos em campo; e o segundo contra declarações polêmicas do técnico da Sérvia.

Os jogadores suíços visados pela Fifa são Granit Xhaka, nascido na Suíça, mas de origem kosovar, e Xherdan Shaqiri, nascido em Kosovo e naturalizado suíço.  Eles comemoraram os gols da vitória na sexta-feira (22), imitando com as duas mãos a águia da bandeira albanesa.

O Kosovo é uma ex-província sérvia de maioria albanesa e o gesto dos jogadores, interpretado pelos sérvios como um símbolo da “Grande Albânia”, foi considerado uma provocação.

O Kosovo declarou em 2008 sua independência, mas Belgrado ainda se nega a reconhecê-la. A “Grande Albânia” é uma referência a uma doutrina nacionalista que visa reunir todos os albaneses dos Balcãs em um único país.

A Fifa proíbe mensagens políticas em seus estádios e por isso abriu o processo disciplinar. O resultado, imprevisível, será anunciado nesta segunda-feira (25). Mas a Associação Suíça de Futebol não está preocupada.

O presidente da ASF, Peter Gilliéron, acredita que, se houver sanções, elas não serão pesadas. “A suspensão deles seria excessiva”, afirma Gilliéron, que lembra que os torcedores sérvios também provocaram a seleção suíça desde o início da partida.

Os dois jogadores também foram defendidos pelos ministros do Esporte, Guy Parmelin, e das Relações Exteriores, Ignazio Cassis. Todos dizem em entrevistas à imprensa do país que Xhaka e Shaqiri têm orgulho de defender a Suíça e entendem os gestos de comemoração dos jogadores que, emocionados “não esquecem suas raízes”.

Declarações polêmicas do técnico da Sérvia

A Fifa também abriu um processo preliminar contra o técnico da Sérvia, Mladen Krstajic, por suas declarações após a partida. Ele pediu que o árbitro, o alemão Félix Brych, fosse levado a julgamento em um tribunal de crimes de guerra em Haia por não ter concedido um pênalti à Sérvia.

Em Haia, eles poderão julgá-lo como fizeram conosco” disse o técnico em um referência ao Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, que julgou os crimes de guerra sérvios a partir de 1991.

O técnico ficou furioso porque Brych não deu um pênalti aos 66 minutos, depois que Aleksandar Mitrovic foi derrubado na área pelos zagueiros suíços Stephan Lichtsteiner e Fabian Schaer.

Também foram abertos procedimentos disciplinares contra a Associação de Futebol Sérvia por distúrbios por parte dos torcedores e a exibição de mensagens políticas e ofensivas.

A Sérvia é a próxima adversária do Brasil, no dia 27 de junho.

Ciberia // RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …