Ministros suíços apoiam jogadores visados pela FIFA por gesto político

(h) Martin Divisek / EPA

Xherdan Shaqiri comemora o segundo gol da Suiça contra a Sérvia

As consequências do duelo entre a Suíça e a Sérvia (2 a 1) vão muito além da vitória dos suíços. A Fifa abriu no sábado (23) dois processos disciplinares: o primeiro contra os jogadores suíços por gestos políticos em campo; e o segundo contra declarações polêmicas do técnico da Sérvia.

Os jogadores suíços visados pela Fifa são Granit Xhaka, nascido na Suíça, mas de origem kosovar, e Xherdan Shaqiri, nascido em Kosovo e naturalizado suíço.  Eles comemoraram os gols da vitória na sexta-feira (22), imitando com as duas mãos a águia da bandeira albanesa.

O Kosovo é uma ex-província sérvia de maioria albanesa e o gesto dos jogadores, interpretado pelos sérvios como um símbolo da “Grande Albânia”, foi considerado uma provocação.

O Kosovo declarou em 2008 sua independência, mas Belgrado ainda se nega a reconhecê-la. A “Grande Albânia” é uma referência a uma doutrina nacionalista que visa reunir todos os albaneses dos Balcãs em um único país.

A Fifa proíbe mensagens políticas em seus estádios e por isso abriu o processo disciplinar. O resultado, imprevisível, será anunciado nesta segunda-feira (25). Mas a Associação Suíça de Futebol não está preocupada.

O presidente da ASF, Peter Gilliéron, acredita que, se houver sanções, elas não serão pesadas. “A suspensão deles seria excessiva”, afirma Gilliéron, que lembra que os torcedores sérvios também provocaram a seleção suíça desde o início da partida.

Os dois jogadores também foram defendidos pelos ministros do Esporte, Guy Parmelin, e das Relações Exteriores, Ignazio Cassis. Todos dizem em entrevistas à imprensa do país que Xhaka e Shaqiri têm orgulho de defender a Suíça e entendem os gestos de comemoração dos jogadores que, emocionados “não esquecem suas raízes”.

Declarações polêmicas do técnico da Sérvia

A Fifa também abriu um processo preliminar contra o técnico da Sérvia, Mladen Krstajic, por suas declarações após a partida. Ele pediu que o árbitro, o alemão Félix Brych, fosse levado a julgamento em um tribunal de crimes de guerra em Haia por não ter concedido um pênalti à Sérvia.

Em Haia, eles poderão julgá-lo como fizeram conosco” disse o técnico em um referência ao Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, que julgou os crimes de guerra sérvios a partir de 1991.

O técnico ficou furioso porque Brych não deu um pênalti aos 66 minutos, depois que Aleksandar Mitrovic foi derrubado na área pelos zagueiros suíços Stephan Lichtsteiner e Fabian Schaer.

Também foram abertos procedimentos disciplinares contra a Associação de Futebol Sérvia por distúrbios por parte dos torcedores e a exibição de mensagens políticas e ofensivas.

A Sérvia é a próxima adversária do Brasil, no dia 27 de junho.

Ciberia // RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …