Santuário de Fátima terá câmeras de segurança para prevenção de terrorismo

O governo de Portugal publicou despacho esta segunda (23), no Diário da República Eletrônico, que autoriza a instalação e o funcionamento de sistema de videovigilância na cidade de Fátima e arredores, para a proteção de pessoas e bens e a prevenção de atos terroristas.

No dia 13 de maio deste ano, será comemorado o centenário da aparição de Nossa Senhora na cidade, e milhares de peregrinos e devotos do mundo todo são esperados no local.

Em setembro do ano passado, o papa Francisco confirmou que irá à cidade portuguesa de Fátima (que fica a aproximadamente 130 quilômetros da capital, Lisboa) para as comemorações do centenário, o que fez com que houvesse um interesse maior ainda no evento e uma corrida por reservas nos hotéis da região.

Com o enorme fluxo de peregrinos ao local, cresce o receio de possíveis atentados terroristas durante as comemorações. Dessa forma, o governo português optou, após parecer favorável da Comissão Nacional de Proteção de Dados, pela instalação de câmeras de vigilância em Fátima.

De acordo com o despacho, serão permitidas a captação e gravação de som sempre que se verificar uma situação de perigo concreto para a segurança de pessoas e bens.

O sistema de vigilância funcionará ininterruptamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, e as câmaras devem ser direcionadas de modo a não captarem e não gravarem imagens nos locais mais reservados de oração, como o interior das igrejas, capelas e espaços de devoção.

Não será permitida a utilização de câmaras ocultas. Todas as operações deverão ser registradas, e imagens suspeitas devem ser arquivadas por um período mínimo de dois anos.

Centenário

A comemoração remete ao ano de 1917, quando três pequenos pastores – os irmãos Francisco e Jacinta, além de Lúcia, prima dos dois – afirmaram ver a imagem de Nossa Senhora na Cova da Iria, local a 2,5 quilômetros da cidade de Fátima.

Segundo relatos da época, naquele ano, Nossa Senhora teria aparecido várias vezes para as três crianças entre maio e outubro. No dia 13 de outubro, uma multidão teria presenciado o chamado Milagre do Sol, quando, repentinamente, uma chuva que atingia a região cessou e as roupas das pessoas secaram instantaneamente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …