Brasileira de 16 anos de escola pública vai pra Academia de Voo da Nasa

(dr)

Lara Campos

Aos 16 anos, uma adolescente brasileira foi aceita na Academia de Voo da Nasa e embarca neste sábado, 29, para os EUA.

A brasileira Lara Campos ganhou uma bolsa de estudos para ter aulas de técnicas de aviação, aerodinâmica, navegação e meteorologia. Ela é do bairro do Catete, no Rio de Janeiro e estudante do Colégio Pedro II, uma escola federal que tem parceria com a ONG Junior Achievement.

Laura faz parte do grupo de meninas selecionadas para o programa espacial nos Estados Unidos. Tudo começou em maio de 2018, quando ela teve a chance de participar do programa Miniempresa, que a ONG realiza na minha escola.

“Naquele dia, quando meu celular vibrou, levantei com preguiça do sofá para ver o que era. De repente, tomei um susto. Na mensagem, estava escrito: ‘Oi, Lara! Lembra do processo seletivo para a National Flight Academy? Você foi uma das nove aprovadas’, Esfreguei os olhos para ler de novo. Sim, era isso mesmo”, conta.

“Eu havia ganho uma bolsa de estudos para participar de um programa na Academia Nacional de Voo Americana! Isso significa que tinha sido aprovada para passar seis dias a bordo do maior simulador de porta-avião que existe no mundo, na sede da NASA, na Flórida, nos Estados Unidos”, conta Lara.

“Durante essa imersão, eu poderia discutir carreiras ligadas à área científica com pessoas de várias partes do planeta. Meu Deus! Não sabia o que pensar. Era um misto de nervosismo e alegria.” Lara conta que após fazer um tweet sobre a notícia, a mensagem bombou e chegou a 92 mil curtidas.

“Tremendo de emoção e pulando de felicidade, liguei para a minha mãe. “Alô, mãe? Vou para a NASA! Eu passei!” Enquanto respondia a todas as perguntas dela, um filme passou pela minha cabeça. Lembrei de todos os degraus que tive que subir para conquistar essa oportunidade. Não, não foi fácil, mas também foi muito prazeroso perceber que todo esforço valeu a pena. ”

Em março deste ano,  Lara trabalhou num evento da NASA promovido pela ONG. Durante um final de semana ela assistiu palestras com engenheiros e diretores norte-americanos e de Agências Espaciais pelo mundo.

“Conheci alunos de muitas escolas e universidades, conferi uma exposição de objetos da NASA e um projeto de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro com foguetes. Foi incrível!”

Foi então que ela se inscreveu para concorrer e participar do programa da Academia Nacional de Voo. “Tive que responder questões como “o que o programa poderia agregar à minha vida”. Fiz em casa, sozinha e não contei para ninguém.”

O programa será entre 30 de junho e 05 de julho, patrocinado pela companhia aérea Delta, em parceria com a ONG Junior Achievement — que estimula o empreendedorismo jovem.

Lá, durante seis dias, os alunos terão aulas de técnicas de aviação, aerodinâmica, navegação, meteorologia e comunicação de voo, além de noções de pilotagem em simuladores, além de particarem de discussões ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática – grupo identificado pela sigla STEM (science, technology, engineering, and mathematics).

Apesar de ter boa parte dos custos cobertos pela bolsa, como alimentação e hospedagem, as passagens aéreas devem ser pagas pelos estudantes. Nove estudantes brasileiros foram selecionados.

“Nem preciso falar como ficamos felizes em saber que, muito em breve, seremos três garotas cariocas pilotando foguetes na NASA. É #girlpower que fala?”, comemora Lara.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …

Câmara oculta no túmulo de Tutancâmon poderia abrigar rainha Nefertiti, revelam cientistas

Uma equipe de arqueólogos afirma ter encontrado evidências da existência de uma câmara oculta por atrás das paredes da famosa tumba de Tutancâmon, no Vale dos Reis, Egito. Essa câmara, segundo cientistas, poderia ser a …

Donald Trump critica Oscar por ter escolhido Parasita como Melhor Filme

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ficou nada satisfeito com a escolha de Parasita, longa sul-coreano, como vencedor do Oscar de Melhor Filme. O político disparou contra a Academia, que escolheu a produção de …

Vídeo viral de menino que sofre bullying gera onda de comoção e apoio global

Pessoas de todo o mundo se uniram em apoio a um menino australiano de nove anos depois que um vídeo mostrando sua profunda angústia por ter sofrido bullying viralizou nas redes sociais. Yarraka Bayle postou o …

Inteligência dos EUA diz que Rússia atua por reeleição de Trump

Oficiais alertam parlamentares de que Moscou vem interferindo para ajudar campanha eleitoral do presidente americano. Mídia afirma que Trump substituiu diretor de Inteligência Nacional após se irritar com a revelação. Oficiais de inteligência dos EUA alertaram …

Levantamento aponta que Brasil tem 300 mil bruxos e bruxas

De acordo com a União Wicca do Brasil (UWB), há cerca de 300 mil bruxos e bruxas no país. O Rio de Janeiro é o estado campeão em número de praticantes, somando 40 mil adeptos …

Após ser baleado, senador Cid Gomes deixa UTI de hospital no Ceará

O senador Cid Gomes (PDT-CE) saiu da UTI após ser baleado durante manifestação de policiais em Sobral, no Ceará. Cid Gomes recebeu alta para a enfermaria, onde deve seguir internado, mas sem risco de vida, segundo …