Brasileira de 16 anos de escola pública vai pra Academia de Voo da Nasa

(dr)

Lara Campos

Aos 16 anos, uma adolescente brasileira foi aceita na Academia de Voo da Nasa e embarca neste sábado, 29, para os EUA.

A brasileira Lara Campos ganhou uma bolsa de estudos para ter aulas de técnicas de aviação, aerodinâmica, navegação e meteorologia. Ela é do bairro do Catete, no Rio de Janeiro e estudante do Colégio Pedro II, uma escola federal que tem parceria com a ONG Junior Achievement.

Laura faz parte do grupo de meninas selecionadas para o programa espacial nos Estados Unidos. Tudo começou em maio de 2018, quando ela teve a chance de participar do programa Miniempresa, que a ONG realiza na minha escola.

“Naquele dia, quando meu celular vibrou, levantei com preguiça do sofá para ver o que era. De repente, tomei um susto. Na mensagem, estava escrito: ‘Oi, Lara! Lembra do processo seletivo para a National Flight Academy? Você foi uma das nove aprovadas’, Esfreguei os olhos para ler de novo. Sim, era isso mesmo”, conta.

“Eu havia ganho uma bolsa de estudos para participar de um programa na Academia Nacional de Voo Americana! Isso significa que tinha sido aprovada para passar seis dias a bordo do maior simulador de porta-avião que existe no mundo, na sede da NASA, na Flórida, nos Estados Unidos”, conta Lara.

“Durante essa imersão, eu poderia discutir carreiras ligadas à área científica com pessoas de várias partes do planeta. Meu Deus! Não sabia o que pensar. Era um misto de nervosismo e alegria.” Lara conta que após fazer um tweet sobre a notícia, a mensagem bombou e chegou a 92 mil curtidas.

“Tremendo de emoção e pulando de felicidade, liguei para a minha mãe. “Alô, mãe? Vou para a NASA! Eu passei!” Enquanto respondia a todas as perguntas dela, um filme passou pela minha cabeça. Lembrei de todos os degraus que tive que subir para conquistar essa oportunidade. Não, não foi fácil, mas também foi muito prazeroso perceber que todo esforço valeu a pena. ”

Em março deste ano,  Lara trabalhou num evento da NASA promovido pela ONG. Durante um final de semana ela assistiu palestras com engenheiros e diretores norte-americanos e de Agências Espaciais pelo mundo.

“Conheci alunos de muitas escolas e universidades, conferi uma exposição de objetos da NASA e um projeto de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro com foguetes. Foi incrível!”

Foi então que ela se inscreveu para concorrer e participar do programa da Academia Nacional de Voo. “Tive que responder questões como “o que o programa poderia agregar à minha vida”. Fiz em casa, sozinha e não contei para ninguém.”

O programa será entre 30 de junho e 05 de julho, patrocinado pela companhia aérea Delta, em parceria com a ONG Junior Achievement — que estimula o empreendedorismo jovem.

Lá, durante seis dias, os alunos terão aulas de técnicas de aviação, aerodinâmica, navegação, meteorologia e comunicação de voo, além de noções de pilotagem em simuladores, além de particarem de discussões ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática – grupo identificado pela sigla STEM (science, technology, engineering, and mathematics).

Apesar de ter boa parte dos custos cobertos pela bolsa, como alimentação e hospedagem, as passagens aéreas devem ser pagas pelos estudantes. Nove estudantes brasileiros foram selecionados.

“Nem preciso falar como ficamos felizes em saber que, muito em breve, seremos três garotas cariocas pilotando foguetes na NASA. É #girlpower que fala?”, comemora Lara.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quentin Tarantino diz que seu Star Trek será um “Pulp Fiction no espaço”

O cineasta ainda não sabe se ele fará o filme, mas se diz empolgado com o material. Se o projeto for produzido, terá classificação indicativa para maiores, e será um Pulp Fiction no espaço. As …

EUA dizem ter abatido drone iraniano no Estreito de Ormuz

Trump afirma que navio americano adotou medida defensiva após ser ameaçado por aeronave não tripulada iraniana. Teerã nega e sugere que americanos podem ter derrubado um de seus próprios drones. O presidente dos Estados Unidos, Donald …

Netflix lança jogo com a 3ª temporada de Stranger Things e expande universo da série

A Netflix estreou, no início de julho, a 3ª temporada do bem-sucedido seriado Stranger Things. Com temas e referências dos anos 80 e 90, a produção é um dos maiores sucessos de audiência que a …

Alemanha aprova obrigatoriedade de vacina contra sarampo

Governo dá luz verde para lei que prevê multa de até 2,5 mil euros para pais que não vacinarem filhos em idade escolar contra sarampo. Obrigatoriedade se estende a adultos que trabalham em creches e …

Trump sugere que congressistas "extremistas" deixem os EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom de suas críticas a quatro congressistas liberais do Partido Democrata, menosprezando a repercussão negativa da série de comentários considerados racistas feitos por ele nos últimos …

Nanodispositivo controlará qualidade da comida e melhorará diagnóstico médico

Uma equipe composta por cientistas de três países criou um novo tipo de sensor que pode revolucionar uma série de áreas da atividade humana, principalmente a biomedicina. No artigo, publicado na revista Advanced Functional Materials, os …

Bióloga da vida selvagem observa água-viva do tamanho de um ser humano

Durante um mergulho na costa de Cornwall, na Inglaterra, a bióloga Lizzie Daly e o operador de câmera subaquático Dan Abbott se depararam com uma inacreditável água-viva gigante, da espécie Rhizostoma pulmo. Daly e Abbott avistaram …

Elon Musk revela seus planos para hackear cérebros humanos

Uma das empresas do multi-empresário Elon Musk, a Neuralink, está trabalhando em uma tecnologia inovadora baseada em “fios” ou eletrodos que serão implantados no cérebro humano. O objetivo de tal tecnologia? Conectar nossos cérebros a potenciais …

Procuradoria francesa acusa Air France por queda de avião em 2009

Dez anos após a queda do voo AF447, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, a Procuradoria da capital francesa acusou a companhia aérea Air France pelo acidente, que provocou a morte …

OMS declara emergência internacional no Congo devido a ebola

Caso registrado numa das maiores cidades do país acende alerta da Organização Mundial de Saúde. Epidemia já deixou mais de 1,6 mil mortos em menos de um ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta …